segunda-feira, 25 de maio de 2020

RIA FORMOSA: MINISTROS DO AMBIENTE E DO MAR QUESTIONADOS PELO PORTO DE RECREIO E ESGOTOS DIRECTOS!

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram os ministros do ambiente e do mar, a propósito das dragagens no Porto de Recreio e dos esgotos directos, conforme documento publicado em https://olhao.bloco.org/ambiente/atentado-ambiental-no-parque-natural-da-ria-formosa-ja-esta-no-parlamento-–-deputados-do-be. E por isso entendemos fazer os nossos comentários.
Depois de denunciada a situação de obras ilegais no Porto de Recreio, com embargos e autorizações duvidosas que tudo permitiam, a empresa detentora da concessão do Porto de Recreio acabou por levar a sua avante, sacando as lamas contaminadas e transferindo-as para uma vala aberta na zona terrestre concessionada mas em área do Parque Natural da Ria Formosa, o que constitui crime ambiental.
A nota agora divulgada vem mostrar como se fazem certas habilidades, para não dizer autênticos actos de pirataria politica. É que, segundo o escrito, em Setembro de 2016 foi lançado o concurso publico para a concessão do Porto de Recreio, concessão que foi entregue a uma empresa criada em Dezembro do mesmo ano, três meses depois do concurso. E não há quem investigue esta merda!
Mais tarde, porque a ganancia é muita, conseguiram por obra do divino, que lhes fosse também concessionado a parte que estava adstrita à pequena pesca artesanal, não com a preocupação com esta mas para albergar mais barcos de recreio, obrigando-se no entanto a manter 60 lugares para a pequena pesca, até conseguirem correr com o pessoal de uma vez por todas!
A nota faz ainda referencia ao facto alguns viveiristas terem sido multados por terem plásticos ou sacos com entulho para protecção dos seus terrenos, questionando como uns são multados e os outros podem, às claras, jogar toneladas de entulho para fazer uma rampa. Para uns tudo e para outros nada! É tão bom ter um santo protector nos bastidores da podridão politica!
Diz a nota que apesar da entrada em funcionamento da nova ETAR, que a qualidade da agua na Ria Formosa não melhorou. Esta informação fica muito aquém do desejado, porque antes da nova ETAR, não havia uma única zona D e só depois é que a zona Olhão 3 foi totalmente desclassificada.
E seguem-se as perguntas aos ministros que podem ser lidas clicando em cima do link acima.
Não podemos deixar de dizer que ao Poder politico local não interessa resolver o problema dos esgotos directos. Uma parte significativa da vereação tem interesses na Ria, para a produção de ostras, que são colocadas em cima de bancadas de ferro como essas não poluíssem. Estando em cima das bancadas e não tendo qualquer contacto com o sedimento apresentam um grau de contaminação inferior. Dito de outra forma, enquanto desaguar merda para a Ria contribui para matar a produção de ameijoa e levar ao abandono da actividade, ficam livres terrenos para os Pinas & companhia aumentarem a quantidade de terreno, para produzir uma espécie exótica que à luz do Regulamento do Parque Natural da Ria Formosa não podia ser produzida. 
O resto é obra da teia de conhecimentos e cumplicidades das entidades publicas, cujos responsáveis deviam ser todos presos!

Sem comentários: