sexta-feira, 8 de maio de 2020

OLHÃO: MARINA COM OBRAS ILEGAIS!

O jornal Publico de hoje, trás uma interessante reportagem, algo simpática, sobre as obras que estão a decorrer no Porto de Recreio e que vem demonstrar que eram ilegais, o que vai de encontro àquilo que pensávamos.
Reconhece-se que foram utilizados entulho indiferenciado, algo que o Regulamento do Parque Natural da Ria Formosa não permite, sendo passível de contra-ordenação muito grave, caso fossem viveiristas, alguns com processos pendentes, tais eram o valor das coimas. Neste caso, não há!
O facto de ter sido pedido o estudo de incidências ambientais por parte do Parque não demoveu os promotores da obra, apesar de saberem que o parecer daquela entidade era DESFAVORAVEL.
Fingindo desconhecer o embargo, o representante do promotor, diz ainda assim que pediu  as autorizações devidas, isto já depois de saber que eram desfavoráveis, e que entretanto, ontem, mandara retirar a rampa, dando a entender que os trabalhos iriam parar. Puro engano, eram dez horas da noite e os trabalhos continuavam, tal como continuam hoje. E nesse aspecto, a boca foge-lhe para a verdade, quando diz que tem interesse em prosseguir com as dragagens, não levando mais que uma semana para as concluir..
Acontece que. as lamas retiradas, e que de acordo com o que vem escrito, são de classe 2 e como tal deveria ser emersas a cerca de quatro milhas da costa a uma profundidade de trinta metros, estão a servir para fazer um aterro, por detrás do edifício construído no Porto de Recreio.
Tentando iludir a vigilância, fizeram os camiões circular pelas "via expresso" até à rotunda do Pingo Doce na 125, daí até ao Macdonalds, para de seguida entrar na área concessionada ao Porto de Recreio, onde foram depositadas, segundo imagens em nosso poder.
Curioso é verificar que da parte do Parque Natural da Ria Formosa e da Policia Maritima, não tenha havido a preocupação de verificar se a obra estava ou não parada, apesar da sede da PM estar a menos de 50 metros.
É evidente que sabemos que da parte do promotor, via correio electronico, foi assumido o compromisso de acatar as recomendações do Parque, uma manobra de diversão para manter os vigilantes e a PM longe da obra, e prosseguir.
O facto de estarem a proceder a um aterro com as lamas dragadas, é também passível de uma contra-ordenação muito grave pela utilização de materiais contaminados.
Como é que estes senhores podem fazer tudo e alguma coisa sem a mínima penalização? Claro as ligações ao Poder Local! 

Sem comentários: