terça-feira, 12 de maio de 2020

OLHÃO: ONDE MORA A OPOSIÇÃO FACE AOS CRIMES AMBIENTAIS?

Face aos crimes ambientais cometidos no Porto de Recreio de Olhão, não vimos nenhum dos partidos representados nos diversos órgãos autárquicos pronunciar-se sobre tal matéria. Será que não lhes diz respeito? A Ria será mesmo dos donos disto tudo? Qual o papel das pessoas nesta matéria?
Até agora, oito dias depois da decisão de embargar a obra, só o PAN que não tem qualquer representatividade autárquica se pronunciou, como se pode ver em https://www.algarveprimeiro.com/d/-pan-questiona-autarquia-de-olhao-sobre-eventual-pratica-de-crime-ambiental-em-plena-zona-ribeirinha/32090-82.
Para os mais desprevenidos chamamos a atenção para o facto de serem utilizados três camiões para o transporte das lamas e não venham dizer que era apenas lixo. Basta fazermos a conta a dois camiões por hora, a dez toneladas por cada, durante oito horas de trabalho, durante cinco dias, para chegarmos à conclusão que foram retiradas daquela zona, cerca de oitocentas toneladas, de uma área que os donos disto tudo diziam ser de trinta metros quadrados. Obviamente que não foram os pneus, plásticos ou carrinhos mas sim as lamas.
Como se pode ver na imagem acima fornecida por pessoa amiga e testemunha do crime ali praticado, as lamas são enterradas numa vala dentro da área concessionada ao Porto de Recreio e que integra o Parque Natural da Ria Formosa.
São lamas contaminadas, de classe 2 e 3 que deveriam ser emersas a quatro milhas da linha de costa, na batimétrica dos trinta metros, que agora contaminam aquela zona, porque não tenham duvidas que as escorrências vão drenar para a Ria. Não bastava o aterro da lixeira onde está o Marina Village senão mais estas.
Como curiosidade, lembramos que antes da entrada em funcionamento da nova ETAR, a Zona de Produção Olhão 3 nunca fora tão duramente despromovida como é agora. Se a nova ETAR veio melhorar a qualidade ecológica das aguas, então como se compreende que tenha aumentado o nível de poluição?
Certo é que os partidos ditos de oposição perdem neste caso uma boa oportunidade de confrontarem no Parlamento o Ministro do Ambiente sobre este crime ambiental. Será que os partidos em causa estão em confinamento ambiental? Ou vão esperar pelas eleições para tomarem uma posição?
A cumplicidade da oposição com o Poder autárquico, o défice democrático, a anti-critica, o alheamento das pessoas vão destruir o que de melhor Olhão tinha, a sua Ria Formosa.
Todos juntos, TENHAM VERGONHA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas, então, nem com fotografias as autoridades competentes são capazes de agir? Mudámos, por acaso, de regime da noite para o dia? Quando se deu este golpe de Estado? Alô "AUTORIDADES" onde estão? Estão manietadas por algum superior hierárquico a mando ou a pagar um favor de algum político de meia-tigela?