sábado, 2 de maio de 2020

OLHÃO: COMERCIO DA BAIXA E MERCADOS TÊM MUITO QUE SOFRER!

Desde a declaração do Estado de Emergência que todo o comercio da baixa de Olhão e os Mercados têm sido bastante penalizados. Mas temos razões de sobra para pensar que ainda vai ser pior!
Já foi celebrado o contrato com a empresa que vai realizar as obras de requalificação dos Jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, o que pode ser confirmado em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6528355, uma obra de um milhão, oitocentos e vinte mil, cento e sete euros e noventa e quatro cêntimos, com IVA incluído. obra essa a realizar no prazo de cerca de dezasseis meses (480 dias) após a consignação.
Na realização da obra, certamente que haverá camiões a entrar e sair da obra, condicionando o transito e estacionamento no lado norte da Avenida 5 de Outubro, o bastante para fazer correr os habituais frequentadores da baixa.
Não se sabe ainda como vão fazer no Verão, época alta da baixa, que no próximo será assim tanto fruto da pandemia. Ou será que vão interromper as obras?
Para já é certo que a dita requalificação vai acabar com o mercado de rua no Jardim Pescador Olhanense sem que até à data tivessem encontrado outro lugar para o fazer. Não que esse mercado faça parte do comercio tradicional mas pela animação que dava à zona. Podem dizer o que quiserem, mas a verdade é que as pessoas iam lá fazer compras!
Quanto ao funcionamento dos Mercados, é previsível alguma quebra no movimento de pessoas para alem da que já se regista e no inverno pior será, já que a movimentação de terras vai trazer zonas de lamas e outros inconvenientes para os passeios pedonais.
Os dezasseis meses previstos, caso não haja interrupção nas obras, vai apanhar o próximo verão e o seguinte, demasiado tempo para quem anda a contar os cêntimos resultantes de um péssimo ano económico.
Por outro lado, nós que sempre fomos contra a "requalificação" dos jardins nos termos em que foi concebido e que mereceu da parte de alguns sectores da população olhanense, forte contestação como se viu na apresentação do projecto feita na Biblioteca Municipal, mas que não foram contemplados.
Não será demais recordar aqui o papel e as intervenções do falecido amigo Fernando Grade não só em relação à dita requalificação como à Zona Histórica de Olhão.
Os comerciantes da baixa e os operadores dos Mercados que se cuidem porque não vêm aí tempos muito  bons, infelizmente!

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente é uma maré tão grande que poucos terão muros para a conter. Ao menos que sirva de reflexão para uma vida melhor. Ao menos que sirva de reflexão se o importante é o clubismo tão cego como irracional ou aquilo que dá ou não felicidade consistente para todos. Que sirva para reflexão que tudo na vida é volátil, incerto com excepção da morte.Que todos dependem de todos, para reflexão. O ponto de encontro da nobreza da cedência com a ambição do pedido, para reflexão. Sejam felizes.