quinta-feira, 14 de maio de 2020

OLHÃO: CIDADE ENCHE DE AGUA


Ontem foram publicadas imagens nas redes sociais dando conta do lençol de agua que se formou na Rua Almirante Reis no entroncamento com a Rua da Cerca, em que alguém questionava se conseguiam explicar aquilo.
Não é de agora mas de há muito tempo que vimos alertando para o facto das redes de saneamento, seja de aguas residuais ou pluviais, estão obsoletas e sub-dimensionadas para o crescimento da cidade. Claro que para os nossos autarcas isso não é importante e menos ainda, não dá votos.
Curioso no entanto é que a Ambiolhão tenha contratado uma empresa para limpeza e inspecção vídeo a colectores de drenagem de aguas residuais e pluviais, em Novembro do ano passado, com a duração de três anos. Ou a inspecção foi mal feita ou alguma outra coisa correu mal, porque aquilo que foi visto ontem não era suposto acontecer. O contrato está disponível em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6152343 e qualquer um pode verificar.
Como se não bastasse isso, a Ambiolhão celebra um segundo contrato, com outro prestador de serviços para a realização de trabalhos de limpeza e desobstrução de colectores de drenagem de aguas residuais domesticas e pluviais no concelho de Olhão, num total de 249 horas. Este contrato, que pode ser acompanhado em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6467515, foi celebrado no mês passado, a 2 de Abril.
Temos assim dois contratos, separados por cinco meses, praticamente com o mesmo fim, mas que não resolvem nada, porque os colectores de aguas pluviais continuam a não dar vazão à quantidade de agua. É certo que ontem choveu e bem, mas não serve de justificação para aquilo que se viu.
Defeito do serviço ou sub-dimensionamento das infraestruturas?
Para nós, que acompanhamos o crescimento da cidade com a impermeabilização dos solos, a destruição de linhas de agua e leitos de cheia, é normal que tal aconteça com tendência para se agravar se não houver uma intervenção de fundo em todas as infraestruturas. Claro que isso traz transtornos enquanto duram as obras e ainda por cima debaixo do solo, não dano no olho das pessoas e com tal também não dá votos. Mas faz muita falta!   

Sem comentários: