sábado, 9 de maio de 2020

RIA FORMOSA: RAPOSAS NO GALINHEIRO!

1 - A Ria Formosa tem um extenso rol de espécies selvagens, mas há também outras que tenho a forma humana, mais se parecem com animais selvagens.
De entre as espécies humanas/selvagens destacam-se aquelas que tinham por obrigação zelar pelo desenvolvimento natural da Reserva Natural no mais completo respeito pela ambiente, cumprindo e fazendo cumprir as regras, mas no fundo comportam-se como autenticas raposas, prontas a saltar sobre os mais indefesos, os "frangos" que por aqui abundam, mas que deixam de lado os "galos"  por serem mais fortes e poderosos.
Assim temos como "raposas" os mandantes do Parque Natural da Ria Formosa, os mandantes da Policia Maritima, os mandantes da APA e também os mandantes da CCDR.
Ainda que as raposas não tenham o habito de caçar em grupo, as nossas raposas às vezes juntam-se quando a "caça" é grande.
2 - Vem isto a propósito das obras ilegais no Porto de Recreio, que tem na sua administração "galos" de peso, tão pesados que toda a gente se verga perante esta bicharada.
Na passada terça-feira, o Parque Natural da Ria Formosa, que se fez acompanhar pela Policia Maritima, deslocou-se ao local e pronunciou-se pelo embargo da obra. Só que depois não houve ninguém de qualquer dessas entidades a acompanhar e fiscalizar se o embargo estava ou não a ser cumprido. Fossem "frangos" e logo era aplicada uma pesada coima, à semelhança do que têm feito com os viveiristas.
Não será demais lembrar que vazar entulho é proibido pelo Regulamento do Plano de Ordenamento do Parque da Ria Formosa; pior ainda é fazer um aterro com recurso a lamas contaminadas com a classe 2 e que deveriam ser emersas a quatro milhas da costa na batimétrica dos 30 metros; e pior ainda, é a desobediência das determinações do embargo.
A sede da Policia Maritima fica a cinquenta metros do local da obra e quanto mais não fosse por terem de controlar os passageiros que se deslocam para as ilhas para que estejam presentes no local. Então como não viram a continuação dos trabalhos? Será que o corona vírus atacou os olhos da Policia Maritima?
3 - Porque os trabalhos se têm mantido, ontem tentei o contacto com o Parque Natural da Ria Formosa, via telefone. Liguei às 10:00. às 11:00, às 12:00, às 14:15; às 14:30; às 14:45 e ás 15:00, tudo em vão. Até às 14:45, o funcionário de forma educada lá foi respondendo que o responsável não estava, Mas depois deixaram de atender o telefone, porque entretanto disse o que me levava a ligar.
Porque já tinha apresentado queixa no IGAMAOT e a situação sofrera algumas alterações, tentei através do email por aquela Inspecção-Geral fornecido, novo contacto.
Só que o email não está activo e quem quiser que tente para  

PORTAL > IGAMAOT noreply@igamaot.gov.pt

Anexos4 de mai. de 2020 16:19 (há 5 dias)
 para mim
O endereço emissor deste e-mail destina-se exclusivamente ao envio de mensagens. Por favor, não responda a este e-mail. A sua mensagem não será lida nem encaminhada. Para envio utilize o e-mail geral da IGAMAOT: igamaot@igamaot.gov.PT.

Verifiquei também que o email do parque está desactualizado, tendo passado para drcnf.algarve@icnf.pt
Com todos estes expedientes foi impossível travar os trabalhos que continuaram pela noite de ontem. pelo menos até à meia-noite trabalharam, sem que surgisse alguém para os manter na ordem. 
Enquanto o pessoal do berbigão não pode trabalhar de noite, estes podem fazer tudo e mais alguma coisa.
4 - Pode parecer aos olhos de alguns que estamos a fazer uma perseguição aos "galos" do Porto de Recreio. E de certa forma assim é mas por outras razões. É que sempre nos batemos pelo estudo da capacidade de carga do trafego marítimo dentro da Ria Formosa porque o sempre crescente numero de embarcações tem impactos negativos no ecossistema. Basta pensar no nível de poluição provocada pelo hidrocarbonetos largados pelos motores.
Claro que para os "galos" que só veem o dinheiro que o aumento do numero de postos de amarração lhes pode proporcionar, mesmo que para isso tenham de passar por cima das leis de protecção ambiental, nada lhes interessa que seja feito o tal estudo. Para eles quanto mais barcos, melhor!
5 - A necessidade de fazer estas obras resultam do aumento do capacidade de estacionamento dos barcos de recreio, razão pela qual pretendem alterar a configuração dos fingers, mas para isso precisavam de criar mais espaço. 
Nunca foi, não é nem nunca será a preocupação deste gente a defesa da Ria Formosa enquanto ecossistema. A ganancia sobrepõe-se a tudo isso e satisfaz os interesses de "raposas" e "galos". Os "frangos" que se lixem!

Sem comentários: