segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Centros RVCC

Os Centros de Revalidação e Certificação de Competências mais não passam do que de Centros de Revalidação e Certificação de inCongruências.


Estes Centros são uma panaceia do senhor primeiro ministro que pretende dar uma determinada escolaridade e uma qualificação profissional pela lei do menor esforço, ou seja, manter a igmorância dando-lhes um título, seja ele do 9º ou 12º ano. O objectivo é conseguir validar 1.000.000 milhões de indivíduos em três anos e com estes números afirmarmos-nos ao mundo como um Povo com um grau de escolaridade compatível com os países mais evoluídos da União Europeia.


Na prática, com uma, duas ou três semanas conseguem o milagre de aprender aquilo que não aprenderam durante anos quando andaram na escola. Naturalmente haverá auto-didactas que têem capacidades que lhes permitem, com sucesso, obter o 9º ano. Mas será que isso que acontece com a maioria das pessoas que tem tirado? Não!!! O mesmo acontece com os candidatos ao 12º ano.


Na parte da qualificação profissional já a situação parece ligeiramente diferente. No entanto, naõ deixa de encerrar os seus perigos. É, que, com este tipo de reconhecimentos o que se pretende é assassinar a formação profissional, o sistema de aprendizagem. Os indivíduos com mais de 18 anos, sabendo que têem esta oportunidade de conseguir a escolaridade e simultâneamente uma qualificação profissional, certamente irão abdicar dos três anos de uma formação virada para o mundo do trabalho. E aquela faixa entre os 15 e os 18 anos? Não havendo alternativas e não havendo vontade de fazer funcionar os cursos de nível 2 da aprendizagem, ficarão irremediavelmente votados ao abandono.


É esta a política do senhor José Sócrates. É esta a política do Partido dito Socialista. Manter as pessoas na ignorância para melhor conseguir os seus intentos. No passado, durante a ditadura, era o fado, o futebol e o ciclismo.........

3 comentários:

Anónimo disse...

O CENTRO DAS PESCAS ESTÁ CHEIO DE CORRUPTOS.

Anónimo disse...

OS GOVERNANTES DESTE PAÍS QUE FISCALIZEM O QUE SE PASSA NALGUNS CENTROS DE FORMAÇÃO DAS PESCAS,A FORMAÇÃO NÃO EXISTE, MAS MUITA GENTE AGANHAR GRANDES SALÁRIOS SE TRABALHAR.

Anónimo disse...

Pela forma como se expressa, pareceque os dois comentários serão da mesma pessoa. Os governantes, ao longo doa nos, tem vindo a reduzir as despesas com a formação, seja nas pescas ou para qualquer outra actividade. Ao reduzir as despesas vai diminuindo a capacidade de resposta dos centros de formação e, daí, que os mesmos apresentem uma menor actividade. À partida, não há governante algum interessado em qualquer alteração. Os números da formação profissional tem servido aos sucessivos governos como números para fazer baixar a taxa de desemprego. Só isso. Não tem tido a preocupação de melhorar a qualidade da formação prestada.
Por outro lado, se diminui a formação, é natural que haja pessoal que tenha menos ocupação, mas também não deixa de ser verdade que pode ser fruto de uma má distribuição do trabalho, como é apanágio da função pública, e isso já tem a ver com a forma como as chefias organizam as coisas e que na maior parte dos casos as chefias são pessoas colocadas pelo partido que estiver no Poder, muitas vezes sem terem conhecimento de causa, sem conhecerem como funciona o leque de profissões abrangidas por esses centros de formação.
Permita-me que discorde em relação à acusação de corrupção. Corrupção tem a ver com perversão, adulteração, uso de meios ilícitos para obter algo de alguém, suborno. Ora, não me parece que seja esse o caso. Que haja gente que pouco ou nada faz e que recebe o seu salário igual aos outros que trabalham é capaz de ser verdade mas corrupção... parec-me ser excessivamente pesado.