quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Sobreviver em Olhão…

Há mais de 25 anos ainda se nascia em Olhão, pois ainda me lembro de haver bons serviços de maternidade no antigo Hospital, agora fechado à espera de novas funções.
Com o novo Centro de Saúde mudaram as regras de assistência à saúde em Olhão, mas as coisas não melhoraram e parece que ainda se vão agravar.
É o caso do próximo encerramento da unidade de acamados do Centro de Saúde de Olhão. É que estes acamados, já poucos, 12 camas actualmente, irão ser transferidos para um centro de acamados de Loulé. E tudo isto em nome das finanças do país!
Agora imaginem um casal de reformados, em que um deles adoece e tem que ficar acamado, necessitado de cuidados médicos. Ficará duas, três ou mais semanas em Loulé, afastado dos seus familiares e amigos, sentindo-se abandonado, sabendo nós que o apoio afectivo dos familiares é um dos melhores factores psicológicos para a recuperação de qualquer doente, seja ele jovem ou idoso.
O doente ficará mais doente e o cônjuge, não ficará muito melhor, se tiver que ir de transporte público até Loulé, com transbordo obrigatório em Faro e financeiramente a sua parca reforma irá por água abaixo. Que interessa? O Estado fica mais rico!!
Depois de 33 anos de novo regime, em que muitos de nós lutámos por um sistema de saúde mais digno e a maioria de nós pensava que tudo iria mudar para melhor, chegamos à triste conclusão que a maior parte das coisas mudou, mas para pior.
E os nossos autarcas que dizem a esta situação? E os olhanenses que pensam de mais esta medida que os afecta directamente?

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente ate hoje ainda nao li nada sobre a "sentença do ex-hospital". Sera que nao deveria ter sido dada uma outra soluçao que aquela que os nosssos "camaradas" escolheram?
Atendamos a propria historia do mesmo. Como foi feito ? Porque Foi feito? Foi feito com o dinheiro e o sacrificio dos pescadores olhanenses e por que nao proporcionar aos mesmos e seus descendentes uma velhice e uma morte condigna quando se tinha umas instalaçoes impecaveis para transformar o mesmo num lar da Treceira idade com uma unidade de acamados como chegou a ter.Nem os nossos autarcas nem as figuras pensantes da nossa terra nunca se preocuparam nem com o fecho da Maternidade nem com o resto , veja-se o que se tem passado por todo o lado.
Queria-se fazer uma "Torre do Tombo de Olhao" ? com o dinheiro que la gastaram possivelmente teriam feito as duas coisas uma de 1* necessidade para os mais velhos e que ainda estao vivos outra de 1* necessidade para os mais jovens que vao morrendo lentamente com tanta cultura que lhes vamos dando