terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Quem tem medo da Cultura?

Quem tem medo da Cultura? Sim, da Cultura?
Claro que a malta da cultura é incómoda, não se calam, pedem espaços para trabalhar, para fazer ateliers, verbas para projectos, promovem a comunicação, o debate, incentivam ao pensamento e á procura do belo e do harmonioso.
Mas os artistas são assim. Apenas pensam em desenvolver a sua arte, quer ela seja teatro, música, dança, fotografia, cinema, eu sei lá. Não param!
E há tanto para fazer... sempre e todos os dias.
Não se pode asfixiar a criatividade e por muito que se tente ela acaba sempre por respirar e fazer-se ouvir.
E é, por exemplo, ir ao teatro a Faro e ver uma sala cheia de pessoas a aplaudirem de pé um espectáculo interpretado, e, ou dirigido por gente de Olhão. O meu peito fica repleto de emoções, enquanto vou aplaudindo, e só me apetece abraça-los, pois naquele momento sinto-os como parte da minha família. Dentro da minha cabeça soa um grito (enquanto aplaudo), “Olhem bem para eles, são da minha terra!”
Também me encho de orgulho quando ao abrir jornais, revistas ou livros me deparo com criticas elogiosas e grandes destaques a eventos culturais da responsabilidade, ou onde estão integradas, pessoas de Olhão.
Ora e eu pergunto? Porque é que estas pessoas não fazem nada em Olhão? O que é que os afasta?
Alguns até moram cá. Porque é que eles preferem trabalhar noutras terras? Ou não é uma questão de preferência? O que é que se passa?
A sua terra não os acarinha, nem lhes dá as condições necessárias para produzirem o seu trabalho. Porquê?
A cultura inspira assim tanto medo? Os movimentos artísticos serão assim tão perigosos, que é melhor serem enxotados para outras paragens?
Do que é que os Senhores estão à espera? Não se esqueçam de que as pessoas para além de alimentarem o corpo precisam também de alimento para a espirito.
A arte é um emissor de prazer, desenvolve os sentidos, torna-nos mais atentos e esclarecidos! Torna-nos melhores pessoas! Será por isso meus senhores que têm tanto medo?
É verdade... a Cultura dá-nos asas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez essas pessoas que tanto dao de si para a cultura,nao estejam filiadas no partido certo,ou se calhar ate nao estao de acordo com determinada maneira de encarar a cultura em Olhao,e nao se deixam comprar politicamente.