terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quem paga é o "mexilhão"...

A crise do BCP mostrou de uma forma bem clara como são repartidos os lugares entre os políticos. Entre o PS e o PSD encetaram a negociata e cada um ficou com o "seu": uns com o BCP e os outros com a CGD. Entretanto, o cidadão comum que, por se encontrar desempregado ou por outro motivo de força maior, não pode pagar a sua prestação, vê os seus bens penhorados. Perdoam-se milhões ao filho de um Jardim Gonçalves, esquecem-se de outros que também se serviram e caem em cima dos desgraçados com um furor inusitado. Como se não bastasse, temos ainda um Jardim Gonçalves a receber uma alta maquia por ter deixado o banco, que fundou, de rastos. Vemos o seu homem, outrora, de confiança receber outra choruda maquia e mais uns trocados mensalmente. Nem os accionistas conseguem receber tanto dinheiro como estes senhores.


E se fossemos procurar um pouco mais, ainda encontraríamos nomes como o de Horta e Costa ou Miguel Cadilhe, embora que noutras instituições.




Vimos o homem (diga-se ex-ministro) que negociou o acordo com a Lusoponte e que quando saiu do governo tinha lá o seu lugar à espera. Na GALP também temos lá outro ex-ministro. Já vimos um ex-ministro como homem forte e talvez um dos mentores do programa informático para a colocação de professores. Quer dizer, em tudo quanto são bons negócios lá temos um ex-ministro ou um ex-secretário de estado. Isso é que está a dar: ser ex de qualquer coisa. É o exemplo da transparência da classe politica e ainda há quem acredite.




E, com todas estas andanças, com todas estas mudanças de cadeiras entre elementos dos partidos que fazem a alternância do Poder, o "Zé" é que vai pagando a factura de juros tão elevados, para os Espirito Santo, os Mello, os Gonçalves, os Berardos irem aumentando as suas fabulosas fortunas. E, se, um dia, o "Zé se lembrasse de fazer greve aos pagamentos hipotecários? É o "Zé" que só vê menos combustível a entrar no seu carro e a conta nas gasolineiras a subir; é o "Zé" que tem que andar às escuras porque as contas da EDP só servem para aumentar os seus investimentos e lucros nos Brasis ou Irões deste planeta. Mas os Mexias e outros que tais não tem necessidade de apertar o cinto.




Uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Sem comentários: