sábado, 19 de abril de 2014

OLHÃO: TAL PAI, TAL FILHO!

Durante esta semana, António Pina, pai, ex-quase tudo, ex-vereador da Câmara Municipal de Olhão, ex-director regional de educação, ex-governador civil, ex-presidente da Região de Turismo do Algarve e actual presidente da ACASO, tem-se desdobrado em entrevistas ou simplesmente tecendo opiniões sobre aspectos da actividade politica local e regional.
Assim ao jornal CM, o homem insurgia-se contra as camas paralelas por segundo ele, lesarem o estado em cerca de doze milhões por ano. Como policia ou bufo dos pequenos proprietarios, protegendo os interesses dos grandes agentes económicos proprietarios de hotéis.
Omite, e nem era de esperar outra coisa dada a sua forma de pensar absolutamente fascista, o contributo que as camas paralelas dão à economia local. Quem aluga uma casa, abastece-se no comercio local ou nos restaurantes da zona, dinamizando a pequena economia e ajuda numa melhoria dos rendimentos dos pequenos proprietarios das casas que por sua vez fazem circular o dinheiro localmente.
Ao invés disso, a maioria dos clientes dos hotéis já vem com contratos de meia ou pensão completa, restando para a economia local pouco mais que o valor residual dos ordenados dos respectivos trabalhadores.
Mas pior do que isso, é a concepção, da generalidade dos políticos da nossa praça, de projectos de concentração da riqueza, muita dela desviada para off.shores sediadas no estrangeiro e sem quaisquer contrapartidas ou benefícios para a economia local.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses ( http://www.otoc.pt/news/ficheiros/Anuario201012.pdf  ) mostra como os principais municípios deste Algarve não registam um desenvolvimento económico apesar dos elevados investimentos públicos para promoção/atracção turística. Ou seja, gastam-se dinheiros públicos para fomentar, promover uma actividade nas mãos de poderosos grupos económicos sem se avaliar o retorno ou beneficio para os municípios ou populações, mas com estas a serem objecto da rapina fiscal para alimentar os mesmos de sempre.
Não é isto que António Pina diz nem podia, porque os interesses de classe a que pertence o não permitem, nem lhe dão qualquer beneficio.
Mas que leva então o dito cujo a tanta azafama jornalistica?
Pina filho, aprendiz de presidente da Câmara Municipal de Olhão, apresentou-se numa reunião socialista em Faro, acompanhado do progenitor e do antecessor Francisco Leal, que já todos julgavam defunto. É do conhecimento publico as divergências que separam o actual executivo camarário da concelhia socialista, o que pode pôr em causa o futuro politico do catraio Pina. Assim nada melhor do que celebrar uma aliança com o inimigo de um passado recente, ofertando-lhe o apoio para um lugar na Associação dos Municípios do Algarve, por troca das influencias que o padrinho possa exercer contra a "maldita" concelhia.
A falta de princípios, a ausência de valores desta cambada politica, leva-os às mais indecorosas alianças para se manterem no Poder a todo o custo. Pinas ou Leais, é tudo farinha do mesmo saco!

6 comentários:

Anónimo disse...

tá bem o pai tem de ajudar o filho,e a encaminhá-los nos meandros da politica pois com o cara ratada só aprende linguas,em especial a lingua brasileira.

Anónimo disse...

A ignorância deste blog é no mínimo atroz e mal intencionada. O vosso conceito de economia local é no mínimo de bradar aos céus... Camas paralelas, fascismos, é só rir de tanta falta de conhecimento e sacanagem... Atenção amigos que trabalham nas grandes unidades hoteleiras, se os tipos deste blog fossem poder, vocês bem podiam encomendar a vossa alma ao Criador... Só o que é pequeno e foge aos impostos é que é bom... Nas próximas europeias e nas legislativas vão ter um lindo enterro... Vocês são uns tristes ressabiados que deveriam dedicar à pesca...

Anónimo disse...

Esta visão do desenvolvimento e da economia regional, é tão mesquinha, retrograda e redutora, que nem no tempo do Salazar isto era possível. É o Portugal dos Pequeninos 100% provinciano!

L.Pedra. disse...

Atenção trabalhadores do hotel 5 estrelas da CMOtabém conhecido por hotel da mamagem,,e do amor, tenham mas é atenção ao vosso futuro pois se o Hotel não faz dinheiro para pagar a agua ,pois tem um calote à roubiOlhão na ordem ddas dezenas de milhares de e como é que vocês podem dormir descansados.
o que mais há em Olhão é estrangeiros com casas não declaradas que algugam as casas e nada pagam,o que esses estrangeiros tem de melhor é que ao contrário do Hotel que parece construção de renda social no norte da europa os estrangeiros tem reseravdo algumas casas.coisa que a CMOlhão não obriga.se há quem fuja aos impostos é o grupo do hotel pois pagam o IMI mais baixo de Olhão.outros há que nem esplanadas pagam,há cmo, só por irem nas listas do ps e por se prestarem a todo o tipo de ordens do pininha e amigos.

Anónimo disse...

pina armado em bufo, não é de admirar pois as verdades vem sempre ao de cima.

Anónimo disse...

"Há por aí uns fdp que nos andam a roubar", bem dizia o Pininha.