sábado, 5 de abril de 2014

RIA FORMOSA DEGRADADA E ABANDONADA


Cacela Velha é um pequeno paraíso natural, encravado entre os concelhos de Tavira e Vila Real de Santo António, integrando a Ria Formosa.
No vídeo promocional deste lixo tóxico, chamado campo de golfe, pode apreciar-se a beleza do sitio e não só. Na verdade, o que ali se mostra, mas não se comenta, é o espraiamento das areias do cordão dunar para o interior da Ria, por galgamento oceânico.
Esta era uma importante zona de produção de bivalves, de classe A, mas que a pressão humana, particularmente derivada ao turismo, acabou por quase lhe pôr termo, agravada pelo espraiamento das areias.
Esta situação já dura há anos e apesar das promessas de intervenção, até hoje, nada foi feito, mesmo depois de ter sido aprovada a avaliação de impacto ambiental do Plano de Dragagens para a Ria Formosa.
No vídeo pode constatar-se o perigo que espreita o património secular edificado com especial ênfase para o Sitio da Igreja, por se situar numa arriba de arenite em que a conjugação de vendaval com preia-mar de marés vivas, pode levar a agua do mar a provocar o seu desmoronamento.
Apesar das fragilidades apresentadas, os nossos governantes optam por avançar com outras intervenções porque para esta cambada tudo se resume a números. A Praia da Coelha (do Cavaco) será uma das contempladas como se pode ver em http://regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=145001.
E a diferença reside precisamente no facto de Cacela Velha ainda não ser o potencial turístico de outras paragens, esquecendo ou omitindo,os pulhas governamentais passados e presentes, que aos investimentos públicos, particularmente das autarquias, para a atracção/ promoção turística destas zonas, não tem, como contrapartida, um impacto significativo na economia local nem no desenvolvimento social, das populações, como se pode inferir do Anuário Financeiro.
De entre os mais de trezentos concelhos do País, o Algarve, apresenta cinco entre dez, e nove entre cinquenta, com menor índice de desenvolvimento económico. Para todos, o Algarve é a região de maior aptidão turística do Portugal Continental, gastando-se milhões do erário publico, roubado às populações sem contrapartidas capazes de promover o desenvolvimento económico e social, mas que permite a uma certa escumalha enriquecer à custa das vitimas do costume.
Cacela Velha é um exemplo típico da degradação e abandono a que escumalha politica, governantes e autarcas votou, com a ausência de investimentos que privilegiem as suas populações, protegendo-as e defendendo-as.
A Ria Formosa é um eco-sistema único e como tal tem de ser analisada como um todo e não pela parte, merecendo por isso que todos os residentes na sua área de intervenção lutem pela sua manutenção. A exemplo da degradação do cordão dunar na ex-Península de Cacela, a escumalha politica expectante, aguarda que o mar se encarregue de fazer o mesmo em toda a extensão da Ria Formosa, não definindo uma politica de defesa e combate á erosão costeira, deixando que aumento o risco para as populações ribeirinhas.
REVOLTEM-SE, PORRA!

10 comentários:

Anónimo disse...

esuqueceu-se de alertar que esse perigo hoje só existe porque a ARH o Polis e a CMVReal de St.Antonio abriram uma nova Barra com dinheiro do Polis que é era para ser umprograma de renaturalização da Ria Formosa e a maior parte do dinheoro desse program serviu para abrir e fechar barras a pedido. No caso de Cacela a nova Barra frente ao Forte de Cacela Velha foi aberta a pedido do presidente de uma coisa que chamam cooperativa,argumentando essa personagem que as ostras da zona estavam a morrer por falta de oxigénio,como se fosse ele biólogo ou conhecedor da matéria,o que ele sabe,e servir os interesses de quem lhe aranja tachos.Abriram a barra e toda a zona morreu hoje só há areia desapareceu todas a fauna e flora riquissima que ali existia.

Anónimo disse...

A. Terra, com este tipo de prosa de índole ordinária, insultuosa, e típica de um social fascista revisionista, não vai a lado nenhum. Aliás o Algarve tem a política e os políticos que merece, pelo que não se espante pelo que está a acontecer a esta região. Cada um deita-se na cama que faz.

Anónimo disse...

A mafia que domina Portugal já foi longe de mais;
Das duas uma e de vez: ou Lisboa deixa de ver o Algarve como uma colónia ou então independência para o reino do Algarve.
Se Andorra,Mónaco... vivem,os algarvios também encontrarão formas de viver melhor.

a.terra disse...

Ao comentador das 12:49 para agradecer os elogios feitos ao post. Obrigado!

Anónimo disse...

a.Terra aproveite antes que lhe cortem a goela e aterra de vez, deixe de vez de andar a dizer baboseiras de lunático.
Afinal o que é que quer para Cacela Velha, viveiros para produzir ameijoa subsidiada ou uma nova Coelha que gera rendimentos do turismo, um campo de golf ou uma unidade de processamento de tremoço que os terrenos não são aptos para outra coisa.
Decida-se

a.terra disse...

Ao comentador das 18:52 digo-lhe que não sabia que pertencia à mafia. Fiquei a saber pelo seu comentario. Mas diga-me uma coisa, é você que me vem cortar a goela? Fico à sua espera!
Provavelmente nunca viveu em Cacela, estando unicamente preocupado com o dinheiro que daí possa sacar. Pela defesa que faz, parece parte interessada nesse lixo toxico que é o campo de golfe com as escorrencias a deitar para a Ria.
O turismo não traz o desenvolvimento tão apregoado para as populações locais. Diga-me lá o que ganharam as pessoas que aí vivem com essa lixeira? Agora os proprietarios do campo de golfe, ganharam e ganham muito à custa da morte daquilo que eram actividades importantes para as pessoas da zona.
Com que então os terrenos não prestam, mas são optimos para essa merda? Tenha juizo, e não venha com ameaças veladas, porque não pegam!

Anónimo disse...

A mafia instalada é pior, mil vezes pior, que o salazarismo.
Cortar a goela!!??? Cortar a possibilidade de assumir a responsabilidade de ter a pouca, talvez a única coisa boa que resta depois de Abril???
Rebentem o balão do vento e depois queixem-se de temporais a sério.

Anónimo disse...

"O turismo não traz o desenvolvimento tão apregoado para as populações locais. Diga-me lá o que ganharam as pessoas que aí vivem com essa lixeira? " aterra, com esta opinião acho que você agora é o amarte, ou seja o marciano... É digna de um ET..., ou então de um discípulo do falecido Pol Phot do Camboja.., mas o Pol Phot apesar de tudo merece mais consideração do que o marciano....

a.terra disse...

Meu caro comentador anonimo das 14:46 você deve ler muito mal ou faz-se desentendido. O Anuario Financeiro dos Municipios Portugueses é uma edição da Ordem dos Tecnicos Oficiais de Contas e é aí que se pode ver que, afinal de contas, os municipios das zonas turisticas, são os que têm menos desenvolvimento economico, ou seja que os investimentos feitos na promoção turistica não se reflectem depois em contrapartidas, em retorno para os municipios.
Quanto à questão do Pol Pot dá para perceber que você me conhece melhor do que julgava mas sendo assim tambem devia saber que não será um candidato a mafioso que me virá cortar as goelas. Posso é dizer-lhe que você afinal parace ser mais um daqueles camaleões que se mudaram de campo assim que espreitou uma oportunidade, tipo Barroso e outros da mesma laia.
Merdosos do seu tipo não me merecem a minima consideração. Passe bem

Anónimo disse...

Os seus posts são de quem nunca foi ou será poder, são de quem nunca assumiu nenhuma responsabilidade na vida. Desejo-lhe boa sorte na sua leitura e com a cultura de de Anuários, porque o tipo e conceito de riqueza que você imagina para os " seus " municípios caiu com o Muro de Berlim... Está falida. Caduca. É incompatível com o futuro. É fácil criticar quando as suas soluções são que tem são impraticáveis, mas sedutoras para os pacóvios? A riqueza gera-se com ideias ~inovadoras, não com o seu bota-abaixismo militante. A sua linguagem insultuosa e ressabiada é bem o sinal da sua impotência e cobardia em discutir os assuntos de forma frontal, racional e civilizada. Os seus insultos são incentivos para mim, senhor marciano..