sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pescadores portugueses morrem na faina, no mar da Asturias,em Espanha!


Dizia ontem um pescador português, entrevistado na televisão, também ele a ser obrigado a pescar nos mares das Astúrias: " Sabemos que temos de ir, para a faina, não sabemos é se voltamos da faina".
Essa tragédia, aconteceu  ontem 3 pescadores portugueses dois deles das Caxinas e um da Vila do Conde não regressaram, e mais dois encontram-se desaparecidos no naufrágio do Mar Nosso,que naufragou nas aguas das Asturias.

Os autores do Olhão Livre, são de Olhão, descendentes de valentes pescadores, e por isso não podemos deixar de expressar o nosso pesar e a nossa profunda  solidariedade a todas as familias dos pescadores do Mar Nosso, que faleceram, e que desapareceram,  assim como a toda a comunidade dos pescadores do Norte de Portugal.

Há pouco mais de 1 mês tinha naufragado o Santa Ana provocando a morte de mais 8 pescadores,em aguas espanholas,essas mortes são fruto de uma politica que leva os pescadores portugueses a emigrar para ganhar o pão que o diabo amassou em terras de espanha, em barcos velhos, e sem condições de segurança.

O governo olha para as pescas com desdém, não criando condições para que os armadores invistam em novas embarcações, aumentando assim as condições de segurança dos pescadores

.Antes pelo contrário o governo, olhando só à parte economicista,  tenta diminuir os postos de socorro do ISN, fechando estações do ISN que mais dia menos dia vão levar ao desastre mais que previsto, como é o caso do encerramento do ISN em Tavira, que o governo quer fazer, para passar a tripulação do ISN de Tavira,  para Vila Real Stº Antonio,e só em caso de perigo, dar assistência à barra de Tavira, quando se sabe que a Barra de Tavira está cada vez mais assoreada, fazendo com que seja um perigo de morte,  para quem entra e sai a barra todos os dias para exercer a sua actividade piscatória, e que por isso necessita de um salva vidas permanente à entrada Barra, sempre que haja temporal, para a segurança das comunidades de pescadores de Tavira, Santa Luzia e de Cabanas de Tavira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vocês tinham com certeza mais futuro nas pescas do que a fazer este blog. Que miséria de artigo.... Daqui a pouco acusam o governo da perda avião da Air Malaysia... É o grau zero dos blogs e da política...

Anónimo disse...

moss deves andar à cavala, ou a viver da quota do atum.