quarta-feira, 9 de abril de 2014

S O S Ilha do Farol e Ilha da Culatra, Cordão dunar em rotura eminente!

Foto da ultima carreira de dunas entre a ilha do Farol e a ILha da Culatra, onde em tempos , chegou a haver 3 carreiras de dunas entre a Ilha do Farol e a Ilha da Culatra, hoje resta somente meia duna.
 



As autoridades competentes como a A.P.A. (ex ARH) e o seu presidente regional Sebastião Teixeira está a sabem que o frágil cordão dunar entre a Ilha do Farol e a Culatra está em perigo, e que se não tomarem medidas urgentes, pode haver rotura desse cordão ao pé da Praia do Molhe Leste que é uma Praia de Bandeira azul e que fica assim sempre que há marés vivas.

O  Director do PNRF sabe deste perigo?
O presidente da CCDR do Alharve, sabe deste perigo?
O presidente da CMFaro, Rogério Bacalhau sabe deste perigo?
Se não sabiam meus senhores ficam a saber, e se o cordão dunar entre a Ilha do Farol e a ponta da Ilha da Culatra um dia romper, não digam que não foram avisados por  cidadãos que se preocupam com o ambiente.e com a defesa do cada vez mais frágil cordão dunar da Ria Formosa.

O caricato da questão é que este ano houve mais uns milhões para  reabastecer várias praias do Algarve argumentam que é para que os turistas não fujam do Algarve, entre essas praias reabastecidas de areia,  está como não podia deixar de estar, nesta República das Bananas,  a Praia da Coelha mais conhecida pela Praia do Cavaco,que há pouco mais de 3 anos se ter gasto cerca de 6 milhões em obras do mesmo género. desde o Ancão até Albufeira.

A solução como já várias vezes dissemos no Olhão Livre passa por acabar com essas reposições, pois o mar leva a areia que tanto gasto milhões tem gasto em repor.
É tempo de uma vez por todas,acabar com obras que não resultam e  implantar recifes multifuncionias,ou mangas geotermércias como fez uma empresa proprietária do Hotel Alfamar, que implantou magas  geotérmicas na praia, e desde aí não teve problemas de dessasoreamento da praia.

Na ilha do Farol podem aproveitar para desassorear a Barra da Armona e com essa areia encher as ditas magas geotérmicas, que protegerão a praia o cordão dunar e a segurança dos banhistas, em vez de fazerem o que está previsto, quando um dia se lembrarem de dessasorear a Barra da Armona ( pois há 6 anos que andam a prometer essas obras), e em vez de levar essa areia para a zona da Barrinha de Faro, conforme está planeado fazer.


Em vez de gastarem milhões em demolir as casas ditas ilegais, argumentando que as casas fazem mal ao ambiente, não seria melhor o governo,  gastar esses milhões em proteger o frágil cordão dunar e o ambiente que será destruido em caso de rotura desse mesmo cordão.

Outra coisa que está em risco caso o cordão dunar rompa é a rede de saneamento a rede de abastecimento de agua  e de luz eléctrica entra a Ilha do Farol e a Culatraque tantos milhões custou e que de um momento para o outro pode colapsar se o mar rompe o cordão dunar.

O ambiente agradece, que protejam o cordão dunar a sério, para tal é necessário que as entidasdes publicas façam as obras para a sua  protecção; As pessoas agradecem, o Turismo, e os concessionário e os frequentadoras dessas  Praias de Bandeira  Azul , agradecem
.
Já agora, por falar em Praias de Bandeira Azul,  será este ano que a C.M.Faro vai fazer os W.C. obrigatórios por lei, nas Praias que ostetam esse galardão, na Ilha do Farol que são : A Praiado  Molhe Leste ?
Será que o presidente da C.M.Faro, Rogério Bacalhau, sabe que a lei diz que as Praias de Bandeira Azul tem de ter W.C.e que até hoje a C.M.Faro nuca as fez? Ou seja as Praias do Farol, tem ostentado,  o galardão da Bandeira Azul,  à margem da lei.

.

11 comentários:

Anónimo disse...

Qual é a dúvida? 16 milhões de euros têm de ser derretidos o mais rápido possível; Se a duna está em perigo de rotura eminente que a demulam e assegurem-lhe um realojamento seguro.

João disse...

querem gastar fortunas em demolir casas, e não ligam a este perigo eminente?

Mauricio disse...

Se rompe o cordão ao canto da Praia do Molhe Leste a agua vai ter caminho aberto até à Ria.
Será que não sabem deste perigo?
Ou não querem saber para ver se o mar faz o mesmo que na ilha da Fuzeta?

Anónimo disse...

Por desconhecimento das ciências da natureza há pessoas que se assustam por qualquer coisita;Tenham calma;Acreditem que os técnicos do Polis são pessoas responsáveis,têm tudo controlado ao pormenor.Para já,o que está em perigo eminente e que obriga a uma acção imediata de demolição,isto é, renaturalização,são só as pontas da Praia de Faro.Afastada de vez toda a plebe,isto é, feita a renaturalização, acaba logo o perigo de galgamento.
Renaturalização que, é óbvio, também irá acabar com o perigo de galgamento no Farol e nos Hangares.

AQUELE TIPO disse...

Lembram-se da barra natural que abriu na Fuzeta e que a Maria Calisto fechou? Toda essa zona esta em risco... O mar este ano avançou, e fez uma barreira de areia com 2metros. Ou seja, gastaram milhões a fechar um barra que abriu com a força da natureza, para a natureza voltar a abrir. Este ano os turistas vai encontrar uma praia mais pequena.

Anónimo disse...

Contra o cordão dunar. Isso são despesas para ricos. Deixem a natureza trabalhar livremente.

Anónimo disse...

A protecção do cordão dunar ou seja do Parque Natural da Ria Formosa deveria ter sempre (anualmente) cabimentada as verbas necessárias para a sua protecção tanto a nivel de dessssoreamento, limpeza, contaminações etc... Sinceramente não sei o que andam os Presidentes das Camaras da Area do Parque a fazer que não pressionam as Instituições Estatais a colocarem, como uma prioridade a zona protegida ou desprotegida como o é actualmente, será que têm receio de perder os seus tachos? ou não têm tomates para bater o pé aos altos dirigentes politicos? Que grande merda de dirigentes temos neste Algarve.O Culatrense

Anónimo disse...

Bater o pé aos altos dirigentes políticos!???? É melhor rir,para não chorar; Só, pouco mais,o presidente da CM do Porto bate o pé aos "altos dirigentes políticos" porque foi eleito como independente da mafia partidária. Todos os outros obedecem empaladamente ao dono que lhes deu o rebuçado, senão "levam".

Anónimo disse...

O Pólis tinha a duração de 4 anos (2008-2012),foi esticado por mais anos e, até 2014,na Praia de Faro, nem um mastro de bandeira foi colocado por essa identidade,zero de obra feita e nenhum melhoramento ou restauro.São estes que se arrogam no direito de fazer limpeza demolidora como solução do problema que em estudos conduzidos pelos interesses estabelecidos se tentam justificar como solução.Renaturalizemos mas as maiores aberrações e ilegalidades cometidas,os prédios de 4 andares,são ecológicas e lindas de ver e por isso salvas da demolição.
Penso que é altura de dar um murro na mesa e sabotar por qualquer meio os planos destes multiorganismos que gerem a ria formosa e que sempre foram danosos para a ris sob todos os pontos de vista.
Como diria o nosso anfitrião,REVOLTEMO-NOS!
Do Ilhote.

Anónimo disse...

ta calado pah, plebe és tu....c

Anónimo disse...

Mó estejam descansados que não existe problema o moçe chefe da assembleia municipal de faro é o Zè Apolinário da Docapesca basta ele pedir ao presidente bacalhau e tudo se resolve.
E se duvidas existirem ele pede ao psd.
Moçe da ilhota