domingo, 10 de fevereiro de 2008

Formação Profissional

Num congresso do PSD, há já alguns anos, um dos oradores levantou um grande celeuma ao utilizar uma expressão mais ou menos parecida com "elitistas, sulistas, bem falantes". Queria o homem referir-se à classe política de Lisboa. A disputa pelo poder, no PSD, passava por José Manuel Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e o actual líder do PSD, Luis Filipe Menezes.


O actual primeiro ministro é elitista, bem falante mas felizmente que não é sulista e muito menos, algarvio. Tem andado a vender banha da cobra com os computadores que vai entregando, aqui e acolá, nalgumas escolas e nalguns centros de formação profissional dentro da iniciativa Novas Oportunidades. Até parece o país das maravilhas, mas não é.


A formação profissional deveria ser a guarda avançada da força de trabalho, deveria ter o equipamento de ponta por forma a preparar os trabalhadores para as novas tecnologias nos locais de trabalho. Mas não é isso que acontece. Quase todos os centros de formação lutam com escassez de recursos. O equipamento começa a tornar-se obsoleto. Falta o material para os trabalhos práticos. E, só para ilustrar até onde vão os cortes, há centros de formação que há mais de um mês não tem papel higiénico para os professores, funcionários e formandos. Ridiculo, não é?


Aliada à escassez de material, a desmotivação dos formadores. No início de 2007, os formadores ganhavam dezassete euros e meio, ilíquidos. A meio do ano passaram a ganhar quinze. Em simultâneo cortaram o pagamento de quilómetros. Ora, se um formador tiver de fazer 50 ou 60 quilómetros para dar duas horas de aula, que ganha? Uma miséria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Formadores do Algarve e do País, uní-vos. Criai uma organização própria que lute contra a situação, que denuncie tudo o que há de errado na formação profissional. Só assim conseguireis ser respeitados!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Parece que conheço este centro de formação profissional

Anónimo disse...

moss e ó quinzinho ouvi dizer que a MOUR andate a afagar o bagalho

Anónimo disse...

nao tens tu vergonha sempre foste um parazita da oportunidade não tens espelhos, eu compre e ofereço

Anónimo disse...

Um blog aberto como este pretende ser, está sempre sujeito a que apareçam pessoas que pretendam confundir as coisas. O desencanto da maioria dos formadores é facilmente constatável e dos formandos também tal como no ensino tradicional. Uma coisa é esgrimir argumentos que contraponham a veracidade dos factos, outra coisa é entrar no campo da provocação barata. Uma caracteristíca própria dos oportunistas é desviar as atenções do tema central. Com este tipo de pessoas não vale a pena perder tempo...

Anónimo disse...

ENTAO NÃO PERCAS TEMPO A FAZER ESTE TUIPOS DE COISA E SIM COISAS QUE SEJAM UTEIS.

Anónimo disse...

nao digas mal daquele que te dá o pão ainda vais parar a puxar redes ou limpar o porão

Anónimo disse...

O que é um parasita da oportunidade?Será alguém que depois de sair de um determinado cargo politico ,recebe um subsidio de reinserção,para logo a seguir ser logo colocado noutro cargo, tambem a custa do partido a que pertence?

Anónimo disse...

É BOM SABER QUE AMANHA É SABADO E DEPOIS DOMINGO