terça-feira, 10 de maio de 2011

PROJECTO "A MINHA RUA" EM OLHÃO

A Câmara Municipal de Olhão apresentou o projecto "A MINHA RUA" que pretende retirar da opinião publica a discussão dos probelmas que afectam o concelho. Ao criar um programa onde as pessoas podem apresentar as suas reclamações mas não resolver os problemas a Câmara Municipal de Olhão apenas está a abrir uma valvula de escape que evite o degradar da imagem de autarcas, mais preocupados em verificar o recibo do vencimento do que corrigir os erros da gestão autarquica.
A imagem que ilustra este textoé um exemplo do desmazelo, da incuria, da negligencia camararia e dos seus autarcas.
O monumento ao Patrão Joaquim Lopes já se encontra neste estado deploravel, há tempo mais que suficiente para que a Câmara tivesse resolvido o problema. No mandato anterior, o então vereador João Peres, diessera que a Camara estava à procura de uma solução que evitasse o arranque das letras gravadas. Mas isso foi há mais de dois anos e continua tudo na mesma.
Se há pessoas que merecem uma sentida homenagem da comunidade olhanense, o Patrão Joaquil Lopes é uma delas. Ao invés disso, a Camara Municipal de Olhão votou-o ao abandono. Não seria melhor colocar esta estatua num Lar de terceira idade? É que pelo menos aí não estaria abandonado e quem sabe muito melhor tratado.
Com tanta gentalha a viver à pala do erario publico e dinheiros desperdiçados como se revelaram as obras efectuadas com o tanque dos Patinhos, vizinho da estatatua, já era tempo dos eleitos locais prestarem mais atenção ao estado de degradação em que se encontram as ruas de Olhão. Afinal para que queremos nós esta gente? Apenas para nos obrigar a pagar mais impostos?
Tenham dó e vejam lá se, ao menos, tratam melhor o que de bom temos.
"A MINHA RUA" bem pode ser dispensada porque nós aqui, e sem custos, tratamos bem melhor esses assuntos embora se torne mais desagradavel para a autarquia. É preciso é que tenham vontade de resolver os problemas e não enganar os olhanenses.

39 comentários:

Gregório. disse...

A minha rua foi uma tentativa hábil das pessoas não falarem do estado de abandono lastimável que se encontram as ruas de Olhão,parece que o vosso blog adivinhou os intentos da CMO e como diz esse post o que se passa no Jardim Patrão Joaquim Lopes é uma autêntica vergonha não só não recolocando as letras mas também no tanque dos patos que gastaram uma fortuna em obras depois de ser posto à venda na blogosfera.
agora por incompetência de quem fez as obras todos os meses vão dois funcionários da CMO vazar o tanque pois a ausência de peixe faz a agua ficar verde e depois castanha. ontem passei por lá os patos não estavam o tanque mais uma vez estava vazio e soluções?parece que não as tem,e o presidente da CMO quando em sessão da CMOlhão foi confrontado por um cidadão que se preocupa com a coisas da sua terra,por o estado actual do Jardim Patrão Joaquim Lopes sabe o que fez o presidente da cmolhão Francisco Leal? cortou a palavra ao cidadão: é isso um presidente democrata? não isso é atitudes fascista de um presidente ditador que não quer ouvir quem o elegeu,e quem lhe paga o ordenado.

Anónimo disse...

dwed

Anónimo disse...

é preciso dizer que o portal a minha rua nada tem a ver com a CMO inflizmente so a cmo e a de faro se juntam a esta ideia

o leal vai é se arrepender pois agora tem mais um sitio onde se revela a vergonha do estado do municipio.

vams ver se ele nao desiste disto

Anónimo disse...

Crise mas qual crise na Camara de olhao parece que nao a, mesmo com tantas dividas e com tantos processos em tribunal e indemnizaçoes para pagar, e qual e o meu espanto quando uns funcionarios da camara me vem dizer, das novas fardas compradas no VICTOR VICTORIA em faro para a nova empresa das aguas, nao cai para o lado por pouco, e nos todos cidadoes a pagarmos isto e fazer pouco do povo, nao a palavras para descrever a pouca vergonha.

Anónimo disse...

então ele já h+á quase uma semana e não vão buscara as garrafas e querem que ponham as letras no monumento ao Patrão Joaquim Lopes?
Já repararam que se calhar é preciso aparecer algum empresa de um amigo com cartão rosa para fazer a obra.
mentes tacanhas que deixam estragar o que os nossos antepassados fizeram.

Anónimo disse...

Nós Olhanenses sabemos de quem é a estátua,agora quem nos visita têm de adivinhar que é do Patrão Joaquim Lopes.Como é possivel orgulharem-se de um hotel estrelado e deixarem o patrimonio de Olhão ao abandono.O mesmo é a promessa de há anos do museu da conserva,só se lembram disto quando em periodo eleitoral,depois é para esquecer.
Será assim tão caro as letras a assinalar a estátua deste benemerito olhanense,é nestes pequenas-grandes coisas que se vemos o realismo como o patrimonio de Olhão é tratado.

DX

Anónimo disse...

Letras ? TOMEI NOTA !mas há um problema isto não dá envelopes.

Anónimo disse...

Parece que alguns comentários que não agradam ao a.terra,ficam na jarra.Paulo

Julia disse...

Muitos prometem o A.Terra cumpriu. foi ao portal do cidadão e ajudou a CMOlhão que o monumento ao patrão Joaquim Lopes está sem letras.
É um bom exemplo de cidadania um dos autores deste blog ajudar a CMolhão pois ela pode não saber e o mais certo é não visitarem este blog pois na CMOlhão o presidente da CMOlhão proibiu a consulta deste blog dizendo que o Olhão livre é um blog Blasfémico.
Ora toma lá a blasfémia ó chico leal.

Anónimo disse...

Boa ideia assim a CMO vai ser obrigada a colocar lá as letras,a não ser que tenham mesmo pouca vergonha na cara.

Anónimo disse...

Grande a. tera,vais receber uma medalha no dia de olh´~ao,por seres melhor fiscal que todos os fiecais que a camata tem.Paulo

Luis Pedra. disse...

Será que a CMO vai colocar as letras antes do dia de Olhão???Se isso acontecer bem ajas Olhão Livre pois as pessoas passam por ali e interrogam~se de quem é aquele busto?

Anónimo disse...

O povão devia era amarrar todos os janotas que puseram esta terra na merda e atirá-los para um mergulho no T.

Anónimo disse...

ao comentario da julia das 17:19

só quero dizer que nao foi o A. Terra que colocou este tema no portal a minha rua mas sim eu...
é bom esclarecer não se deve dizer que alguem fez algo sem o fazer ainda o leal não gostava e depois o A.Terra é que levava o raspanete hahaha

Anónimo disse...

vou encher o portal de coisas hehehe

Anónimo disse...

O Senhor Paulo (talvez Portas)não gosta que se chame a atenção dos responsaveis camararios para a degradação e esta da estátua é evidente.Bem a postura deste rapaz é daqueles que se"é preso por ter cão e se não tiver é preso na mesma."Então não é a camara que diz que somos bons cidadãos se relatarmos o que de mau se passa na nossa cidade,então ao denunciarmos estamos a poupar tempo e dinheiro á autarquia,agora o senhor Paulinho é que está a ser mau cidadão em atacar quem denuncia,hó homem como já está calor dei um mergulho na ria pra acalmar. SO !

Quem foi Patrão Joaquim Lopes. disse...

Quem foi afinal Patrão Joaquim Lopes?

Patrao Joaquim Lopes disse...

patrao joaquim lopes

Anónimo disse...

Aos Paulos e Marios desta terra, T com eles!

Anónimo disse...

A camara já por diversas vezes colocou as ditas " letras " junto ao monumento da estátua do Patrão Joaquim Lopes,o que aconteceu é que foram sistemática Roubadas talvez em memória do dito referido.Estranho estes comentadores não fazerem alusão aos gatunos das letras,mas sim a quem sistemáticamente as coloca.JoãodeOlhão

Moço da rua disse...

Quem quiser saber as situações do concelho de Olhão que já já foram reportadas no Portal do cidadão clique Aqui

Anónimo disse...

Esta iniciativa corre o risco de seguir o mesmo caminho que todas as outras iniciativas seguiram: o caminho da propaganda e demagogia de uma Câmara que tudo faz para manter os cidadãos bem arregimentados e nada interventivos.
Lembram-se da Agenda 21 Local, lançada em 2005, em qua a Dra. Margarida Leal dos Santos Magalhães, vereadora, foi nomeada para o cargo de Directora deste Projecto Municipal, em que segundo o texto posto no dia 07/06/2005 no site da CMO se dizia:

O concelho de Olhão começou a dar os primeiros passos para a implementação da Agenda 21 Local. Um programa de medidas integradas que visa o crescimento económico sustentado e a preservação dos ecossistemas e identidade das populações. Com este programa de âmbito mundial, Olhão decide agora as suas prioridades para os próximos 20 anos.
Através de uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, a autarquia olhanense vai já avançar para a primeira fase que consiste na realização de uma auscultação à população sobre aquilo que esta considera ser prioritário para Olhão. Através do envolvimento directo da população e do seu parecer, a autarquia fará um diagnóstico sobre a área social, económica e ambiental.

Ou seja, bláblá, bláblá...

António Paula Brito

João Algarvio disse...

pois há mais de 3 anos que a CMO não coloca lá as letras,será falta de verba? falta de verba, não deve ser pois só me dois fogos de artificios de 2 passagens do anoa CMO gastou mais de 60 000 contos ou seja 300 000 €.
e na recuperação da chaminá do auditório municpal gastaram 200 000 €.
custava muito repor as letras outra vez?e recolocar o tanque dos patinhos em frENte ao busto como estava originalmente????POIS AS PESSOAS IAM VER OS PATOS E OS PEIXES E ADMIRAVAM O BUSTO DO HEROI NACIONAL Patrão Joaquim Lopes

António Paula Brito disse...

Já agora para quem não sabe nada sobre o Patrão Joaquim Lopes deixo aqui um texto que conto publicar em breve num jornal:

Joaquim Lopes foi um marítimo nascido humilde em Olhão, em 1798, e falecido em Paço de Arcos em 1890, com 92 anos.
Embora tenha frequentada a escola e tenha aprendido a ler e escrever, aos 10 anos começou logo a trabalhar no mar, exactamente no mesmo ano (1808) em que os franceses foram expulsos de Olhão e o caíque Bom Sucesso foi ao Brasil avisar o Rei da libertação nacional.
Aos 19 anos emigrou como pescador para Gibraltar mas, sem sucesso, pelo que aos 21 anos foi viver para a Vila de Paço d'Arcos, onde trabalhou como remador da falua do Bugio, ao lado dos muitos algarvios e olhanenses que todos os anos para aqui emigravam.
Em Paço d’Arcos tornou-se Patrão de Salva Vidas, tendo-se destacado por imensa bravura ao salvar centenas de vidas na Barra do Tejo.
Foi condecorado com a "Ordem da Torre Espada" pelo Rei D. Luís, a patente de 2º Tenente da Armada pela Marinha, e uma condecoração do governo britânico pelo salvamento da tripulação de duas escunas inglesas.
No dia 24 de Fevereiro de 1862, Joaquim Lopes recebia, na sua pobre casa de Paço d'Arcos, uma visita inesperada e que sobremaneira o honrava: o Rei D. Luís, em pessoa, visitava o patrão do salva-vidas, o humilde "Joaquim da Falua" para felicitá-lo por um salvamento heróico recente. Foi nesta ocasião que o Rei o convidou a visitá-lo e o condecorou com a "Ordem da Torre Espada".
Infelizmente o Patrão Joaquim Lopes teve sempre grandes dificuldades financeiras e o Governo da época não mostrava vontade em o apoiar com uma pequena pensão. Só em 1866 isto sucedeu por iniciativa parlamentar, e com a imprensa a dar publicidade ao assunto.
Teve funeral nacional organizado pela Marinha.
No cemitério de Oeiras pode-se visitar o seu mausuléu, e em Paço d'Arcos existe um monumento de homenagem na rotunda da Avenida Marquês de Pombal.
Em Olhão, no Jardim Patrão Joaquim Lopes inaugurado em 1957 (frente à Ria Formosa), foi colocado um seu busto em 1976 com alguns versos do poeta Tomaz Ribeiro, e que sempre me impressionaram:
Ganhou que as traz ao peito hábitos e medalhas
Nunca matando irmãos, mas a rasgar mortalhas

É com tristeza que verificamos que estes versos estão quase ilegíveis, dado o desleixo a que tem sido votado este monumento.
Em 1999, por proposta salvoerro de um grupo liderado pela saudosa Maria de Olhão, a Câmara Municipal de Olhão comprou a casa onde nasceu o Patrão Joaquim Lopes (na rua do mesmo nome, na Barreta). Esta casa foi-se progressivamente degradando e, julgo que em 2008, foi recuperada pela autarquia.
No entanto, é também com tristeza que verificamos a forma quase anedótica como se processou esta recuperação, concretamente o facto de terem colocado uma porta e janelas de alumínio barato!
É também com tristeza que vemos uma enorme incapacidade para usar este património de forma rentável, não havendo qualquer ideia, e sobretudo, qualquer prazo, para dar uma funcionalidade a esta casa…
A APOS e outras entidades já há muito tempo que têm vindo a referir a necessidade de aproveitar este espaço para um pequeno museu em memória do Patrão Joaquim Lopes e da sua época (ver na página web da associação o Projeto de Reabilitação do Bairro Histórico da Barreta, proposto pela APOS mas recusado pela autarquia em 2007).
Tudo isto porque o património é um bem que deve ser rentabilizado (nomeadamente através do turismo) com iniciativa e empreendorismo. Infelizmente, desde 1999, neste caso específico assim como em tantos outros, só vemos gastos esporádicos de dinheiro público, com total inépcia quanto ao rumo a dar na sua rentabilização.
António Paula Brito

Anónimo disse...

Vocês sabem tudo,mas não sabem que a camara comprou a casa onde nasceu o patrao joaquim lopes.Vejam só o que o leal tem feito por olhão ao conseguir ter o espólio desse grande olhanense.Ainda está para nascer quem seja melhor presidente de camara do que o leal.Paulo

cucuru cucu disse...

a Cotação do Vidro está me Alta pois hojea Algar foi buscar o Vidro do Vidrão nas praças em Olhão.
O que continua em Baixa é o cartão,e o plástico. pois os contentores estão cheios, e a Algar não o vai recolher.

Anónimo disse...

mas a recolha ser feita ou não, não tem haver com cotações de coisa alguma!deixem-se ideias irreais.O que se passa é simplesmente má gestão das recolhas!nada mais fácil (e a algar agradece) que quando exista um ecoponto onde não haja recolha durante vários dias, e o mesmo se encontre cheio, liguem para a linha de apoio.

agora note-se, eles têm um deposito imenso onde guardar as matérias.se não recolhem um ecoponto cheio estão automaticamente a perder dinheiro, pois se tá cheio, as pessoas vão colocar os resíduos num outro local (exe: contentor de lixo urbano) fazendo com que a empresa perca dinheiro.É sempre melhor para eles recolher tudo e deixar no armazém o tempo necessário para que essas cotações atinjam valores aceitáveis


em relação ao busto do Patrão J.Lopes é sem duvida um pedaço de lembrança da nossa história.Se a CMO já reparou que as letras são sistematicamente roubadas, porque não recolocou essas mesmas letras mas não como elas têm existido?de uma maneira que não as possam roubar!tanto engenheiro que anda lá a mamar e nenhum se lembrou sequer que gravar o nome do senhor em pedra poderia ser uma solução?

indigna-me a maneira como o governo local e nacional ignora todo o nosso passado e suas gentes

Anónimo disse...

Este presidente nem tem categoria ou competencia para ser equiparado
a um facista.
Vai-se "safando", pois numa terra de cegos, quem tem olho é rei.
E assim irá caminhando até final do
seu mandato.
A minha rua, ou as minhas ruas!
Como a cidade é uma miragem para mim, tenho que dizer que a estrada
que liga da N125 ao Poço da Areia, foi feita pelo regime facista, e pós "revolução dos mitos", apenas levou um banho de lama. Porém, com a instalação de uma conduta de agua
acabaram com ela. Dado abrirem na lateral para instalação da referida conduta e depois nada mais é feita "reposição das pedras". Como se calcula, com a chuva está aberta uma vala e apresenta danos no asfalto.
Havendo outra direi em altura oportuna.

JMateus

Anónimo disse...

A CMOlhão por esse andar ainda vai criar uma empresa municipal só para tratar das ruas.com tanta queixa que vai surgir no portal do cidadão e neste blog,que foi a pior coisa que podia ter aparecido ao Ditador do Leal,e aos mamões do ps local.

Anónimo disse...

Caro antónio paula brito,gostei da lição que o senhor deu sobre o patrão joaquim lopes,mas não posso deixar de lhe dizer sobre a casa do mesmo que a camara, comprou duas coisas:1º não foi por iniciativa de maria de olhão, nem de nenhum grupo de intelectuais olhanenses que a cãmara comprou a referida casa,melhor ainda não foi nenhum descendente do patrao joaquim lopes que a vendeu,e conrespeito há janela e portas de alúminio barato,digo-lhe que tudo isso foi feito no tempo em que o seu partido comunista mandava em olhão.Paulo P

Mentiroso ou Proxeneta? disse...

Apareceu a comentar neste blog um certo Paulo P,não sei se o P é de Proxeneta,mas não me admiro pois proxenetas é o que o que há mais á volta do presidente da CMO e dos vereadores que esperam a retirada deste, para tomarem o poder em Olhão.
Digo isso porque este Paulo P, vem sempre em defesa daquilo que não tem defesa,mas no seu ultimo comentário dá-se ao Luxo de dizer que a CMO quando fez o miserável restauro da caso do Patrão Joaquim Lopes,era governada pelo partido comunistas como se não fosse o PS que esteve sempre à frente dos designios da CMO e sempre em maioria desde o 25 de Abril.
Só se esse Paulo P se está a referir ao um ex.vereador Filipe Ramirez, que foi do pcp,mas que se mudou com armas e bagagens para o PS quando viu que tacho era coisa que não conseguia,no pcp, para ele e para a esposa que à conta dessa adesão chegou e ir DEPUTAR para S.Bento.
As mentiras do Paulo P só engole quem não conhece a vida local,e pelo que sei o Drº Paula Brito só foi mandatário da CDU em Olhão aliás como o outro drº António Pina foi mandatário do Fernando Nobre actual cabeça de lista pelo PSD,não será assim.

Anónimo disse...

Senhor anónimo das 11,31,para ofender é que vocês neste blog são bons,senão vejamos:proxeneta eu?porque disse a verdade,mentiroso eu? porque disse a verdade,mas afinal quem não come á mesa convosco não é pessoa séria e honrada,mas afinal que raio de democratas são vocês.Se o senhor, conhece a realidade de olhão a seguir ao 25 de abril, sabe perfeitamente que quem mandava em olhão era uma troika comunista da qual o chefe era o prof laranjo ou não era?e foi nesse espaço de tempo infeliz para olhão que foram lá colocadas essa porta de alúminio e essa janela.Toma lá, já que és democrata.Paulo P

Anónimo disse...

Também o vereador Camacho e o presidnete da A.G da A.Municipal eram do PC o Carlos Martins esse era do CDS e chegou até ser candidato pelo CDS às CMOlhão pelo CDS.agora estão todos no PS e cladinhso para continuarem a ter os taxso são meras figuras decorativas à expecção do Filipe Ramirez (que continua ditador,como nos tempos do pc quando chamou o COPCON para prender 26 simpatizantes do MRPP em na sede em Olhão) que corta a palavra a uns para dar a outros dizendo que o tempo passou devei era a dita oposição que não é oposição pendurar um relogio ao pescoço para fazer como o Coelho na Madeira.

Camejim filhe da Barreta. disse...

acabem de refilar e coloquem é as letras no busto do homem de Olhão que foi herói nacional,não construindo hoteis de 5 estrelas mas no mar onde os filhos de Olhão sempre deram cartas.

Anónimo disse...

E bem me parecia que o moço Carlos martins era um ditador disfarçado, com os tiques que ele tem, na sabia e que ja tinha side do CDS, sao todos assiom so querem tachos, e agora so passa a mao ao Leal e ao Pina ai que lindo messinhe sera bipolar

Anónimo disse...

falam falam mas as ruas estradas e caminhos de Olhão estão mesmo uma desgraça e a CMOlhão nada faz para arranjá-los.

Anónimo disse...

A adesão da CMO a esta iniciativa, não deixa de ser caricata... Se o Projecto a minha rua, tem como entuito a comunicação do cidadão á autarquia de que algo não está bem na rua desse cidadão... Ora, Como em olhão nada está bem.. porque é o lixo dos ecopontos recolhidos de 3 em 3 semanas... é rua esburacadas, que mais parece que estamos na libia ou noutro qualquer palco de guerra... ele é atentados constantes ao ambiente que nem um terrorista se atreveria a pensar... então o nome do projecto devia ser a minha cidade e nem precisavam de ler o que os municipes têm a reclamar... Bastava ver estes 3 ultimos anos de olhão livre e já tinham trabalho para todos os funcionários da câmara! inclusive os que andam a passear os carros por faro, tavira e arredores de olhão!!! Os nossos autarcas que tenham vergonha e saiam há rua!!! dialoguem pessoalmente com a população, deixem-se de tronos e arrogancias!! o povo é simples e de simples conversas! Minha pobre cidade que a cada dia que passa se atrasa mais um ano!!!

Anónimo disse...

António Miguel Pina
A CMO aderiu ao serviço «A Minha Rua», disponível a partir do Portal do Cidadão. Os Olhanenses podem reportar problemas na via pública ou propor sugestões de melhorias, com recurso a um formulário electrónico, directamente às autarquias e juntas de freguesia onde residem.

O serviço permite ainda acompanhar a resolução do problema no site, sendo que quando a situação fica resolvida, é enviado um alerta ao cidadão.
retirado do f.b. do futuro presidente da CMOlhão.e depois vem o Paulo P não sei do quê, ofender o Olhão Livre de denunciar a vergonha das letrinhas desaparecidas da estátua do patrão joaquim lopes?

Anónimo disse...

Ao comentario das 15,28,mosse mas logo que ele entrou para vereador de obras ja se sabia que queria fazer sangue na camera para fazer as substituiçoees para seu interesse atao o moço tambem tem interesses imobiliarios na sabiam.