sábado, 28 de maio de 2011

RIA FORMOSA 7ª LIXEIRA NATURAL





A Ria Formosa deixou de ser a 7ª maravilha natural para dar lugar à 7ª lixeira natural, tal a quantidade de lixo e de aguas residuais urbanas sem qualquer tratamento que a ela vão parar.
A cumplicidade das entidades com responsabilidades na matéria, é por demais evidente. A CCDR-A enquanto entidade responsável pelo ambiente; a ARH-A responsável pelo Domínio Publico Marítimo; o ICNB responsável pelo Parque Natural da Ria Formosa e a Câmara Municipal de Olhão, que cobra o dinheiro pela recolha e tratamento dos lixos, sejam sólidos ou líquidos mas que se apresenta como um dos poluidores.
As imagens mostram uma linha de agua onde são despejados os esgotos da Horta da Câmara, directamente e sem qualquer tratamento. A CCDR-A já esteve no local a propósito do aterro e sabe da existência do problema, mas finge ignorá-lo.
Valentina Calixto, presidente da AHR-A e também da Polis, não acautela a qualidade das aguas conquicolas nem está nos seus horizontes a “requalificação” desta área, pelo menos por agora.
João Alves, coordenador das Áreas Protegidas do Sul do ICNB, mais preocupado em restringir as actividades económicas tradicionais da Ria Formosa do que em protegê-la, sendo da sua competência a manutenção do bom estado de conservação deste habitat.
Francisco Leal, ainda em presidente da Câmara Municipal de Olhão, habituado que está a chafurdar na merda, nem uma palavra tem sobre o assunto, apesar de fazer a apologia do ambiente, particularmente no momento em que prepara a Feira do Bebe e do Ambiente.
Como pano de fundo, aqui não visível, temos a outra “estrumeira” que é o Marina Village. Como podem os responsáveis políticos vir falar em Turismo, se toda esta lixeira está ali mesmo debaixo do olho de quem nos visita?
Soluções? Porque não contratar o marido de Valentina Calixto para tratar deste assunto, um verdadeiro especialista na matéria e também em contratos?
Enquanto estas entidades promoviam a Ria Formosa a Maravilha Natural, iam-na conspurcando. Está na hora de olharmos para a Ria Formosa com outros olhos sob pena de se tornar na maior lixeira natural.

23 comentários:

Anónimo disse...

Merecia e devia ser amplamente divulgado,embora o Olhão Livre já o faça pode não ser suficiente,
organismos de faz de conta que protegem a ria formosa e zonas limitrofes,não têm vergonha andarem a promover maravilhas cheias de poluição,não actuam sobre os prevaricadores assassinos ambientais,coniventes destas desgraças.Ai se isto muda!

Anónimo disse...

A.Terra sem querer duvidar dos videos,cada vez mais há maior preocupação com o ambiemte,ainda esta semana a CCDR assinou um protocolo com a GNR (SEPNA)para unir esforços para a sensibilização e cooperação e tambêm de fiscalização mais eficaz junto das populações,vai permitir atuações menos perigosas eprejudicias ao ambiente.JoaodeOlhão

Anónimo disse...

vejam la bem que esta coisa de viver num ambiente muito aseptico, tambem é capaz de colocar muitas especies em risco!

Anónimo disse...

E ninguém prende essa canalha toda?
EM Faro acontece a mesma coisa com a sucata ielagal que o Macario Herdou do dito socialista,Apolinário mas a CCDR e ARH nada fazem .
eles querem é fazer reuniões nos hoteis para as pessoas não irem lá desmascarar esses assasinos todos.

Anónimo disse...

quando e que vou ver uma boa noticia de olhao e so falar mal e com razao mas nao se faz nada bem .

Anónimo disse...

queres noticias boas de olhão?
então aqui vão:Olhão nos ultimos anos é concelho do algarve com mais abandonos escolar.Olhão no algarve é o concelho com mais rendimentos mínimos por per capita.Olhão é o concelho do algarve com mais subsidiários de reinserção. Olhão no entanto destruí 2 complexos desportivos e construí neles um centro comercial,que diziam ir criar 1200 novos empregos mas que se tiver criado 150 já é muito, e noutro criaram local desportivo 400 apartamentos que não sabem que vai comprar.
Há Olhão graças a negócios pouco limpos, criou.se um hotel que dizem ser da CMO e onde fazem as festas todas da CMO para aparecer na TVs.
quer mais coisas boas em olhão?
fome e miséria e apartamentos por inaugura deve ser dificil encontrar outra cidade igual.
até há um mês atrás criaram uma empresa municipal(mais uma) que nasceu logo com mais de 6 milhões de dividas às aguas do algarve.ou seja a agua que nós pagamos o dinheirito a CMO deu o sumiço e agora vai ser pago pela ambiolhão!
vejam lá se não há coisa muito vernices em OLHÂO

Anónimo disse...

Uma boa noticia de Olhão, para mim era CMO e os seu presidente acabar com os esgotos tóxicos que a CMO joga diariamente na Doca de pesca pois qualquer dia acontece o mesmo que aos pepinos espanhóis depois é toda a gente a dizer que não sabia.É que para quem não sabe o peixe das traineiras é descarregado com o auxilio,da agua da doca e são descarregado diariamente excrementos humanos nessa agua.
Será que o presidente da CMO vai acabar o mandato e não vai conseguir fazer uma obra tão simples como acabar com os esgotos tóxicos, directos para a Ria Formosa?
Será por essas obras não darem envelopes????????pelo natal,ano novo e festas?como dão as obras dos hoteis centros comerciais e supermercados?Supermercados esses que até houve um ,que construiu em terreno que não era dele? e depois queriam que o dono pagasse o imposto?Será que a PJ sabe disso?

Anónimo disse...

É melhor teres cuidado o terra mote e seus compichas.

Anónimo disse...

Não me diga que a Camara de Olhão é que é culpada do abandono escolar e do RSI e das outras tretas todas que o anonimo escreveu?Se conseguir ser isento veja lá que muita coisa se fez e faz de bom para o concelho.PS

Anónimo disse...

E o problema é que o lixo e afins são ainda em pouca quantidade para tantos avençados da ARH,Pólis,Câmaras,Ministério do Ambiente,ONGs "verdes",Parque Expo,Nemus,Parque Natural,perdoem se esqueço alguém.Estas governamentais agências não fazem serviços mínimos,só superdunas,superbarras,superofensas,e muitos superestudos.De momento ainda não provaram o dano que á ria fazem os chocos,as ameijoas,os charrocos mas estão a estudar o assunto,espera-se em breve macro decisões e medidas correspondentes.
A nós ainda nos resta o voto para mudar alguma coisa mesmo que fique tudo na mesma depois.Não vale é deixar de acreditar senão vendem ou oferecem o resto da areia da nossa ria.
Farense de Olhão.

Anónimo disse...

A engenheira dona valentina diz que tem dinheiro para mandar destruir 480 casas na ilha de faro. Veio uma noticia no Expresso desta semana. Mas nao tem dinheiro para tratar do lixo ...

Se o Ambiente Falasse. disse...

parabens ao Olhão livre já divulgamos o post no f.b no local "Se o Ambiente Falasse"há que denuciar essa gente toda não só em Olhão mas por Portugal inteiro.

a.terra disse...

Para o João de Olhão:
Sabe, já não tenho idade para acreditar no pai natal. Agora o SEPNA? Então fique sabendo que denunciei junto do SEPNA os esgotos directos para a Ria. E sabe o que aconteceu? Primeiro pretendiam enviar um relatorio, dizendo que se tratava de ligações clandestinas segundo informações prestadas pela CMO. Enviei segunda denuncia e acabaram por desaparecer as duas, porque uma avaria no sistem informatico terá apagado o que não devia. À terceira? Espere sentado! Quem acredita nestas instituições?

Anónimo disse...

Se fizerem campos mais campos de golfe na Ria Formosa é isto que vai acontecer.
devido à de radiação solar e nutrientes originar crescimentos anormais de algas (blooms), os quais terão impactes na qualidade de água superficial da ria, atendendo que poderão catalisar processos de eutrofização. esse processo de eutrofização, é um dos grandes perigos pois o crescimento das algas.

Anónimo disse...

então um municipio que gasta fortunas em festas e festarolas e não acaba com a poluição na ria formosa não é culpada de nada?os milhões que gastam em festas festarolas, que nada trazem a olhão,pelo menos não se vê resultados pois olhão continua com fome desemprego miséria,e abandono escolar.
acabem com a poluição na ria,ATRAVÉS DOS ESGOTOS QUE A cmo,LANÇA NA RIA DIRECTOS E SEM TRATAMENTO, obriguem as aguas do ALGARVE A FAZER ETARs DE ULTIMA GERAÇÃO ONDE SE APROVEITE A AGUA PARA A REGA E OS GASES PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA E VAI VER UMA RIA LIMPA E UMA FONTE DE RIQUEZA PARA TODOS.

Anónimo disse...

Como já disse, num comentário há dias, em pleno parque Natural, na prainha a nascente do moinho, o lixo é tanto que encherá um pequeno camião e até uma pequena tartaruga morta se encontrava no areal e que passados dias lá continuava?
sem falar no pequeno ribeiro, que é usado para descarga da pisisculura e que vai derectamente para a Ria, que a água que corre nele é tudo menos cristalina, só se apercebe disso, quem lá passa a pé, pelo caminho ao lado da vedação do parque e as antigas salinas do PedroZé, tão porcas, cheias de inundiçie e a água verde.
Não há ninguém naquele Parque que se preocupe com o estado lastimável que se encontra, parecendo um espaço abondonado, que é que aquela gente lá faz mas que sabem cobrar 2.50€ para visitá-lo?
uma verdadeira lástima, como se encontra aquela zona tão bonita e preveligiada, para quem a visita, só visto.

Anónimo disse...

Ora bem A.Terra se o SEPNA (EXTRAVIOU)a suas denuncias,não é da responsabilidade da autarquia,porque não faz a denuncia directamente para a camara?Até há um sitio na internet proprio para alertar os serviços para estas situações.JoãodeOlhão

Anónimo disse...

Ainda há quem acredite neste país?

VIVA A DELINQUÊNCIA!

JMateus

Anónimo disse...

Aqui está, mais uma vez o Blog Somos Olhão e os seus criadores, a prestar um verdadeiro serviço público ao denunciar esta barbarie ambiental!!! são anos e anos de atentado, quer por parte da CMO quer por parte de outras autoridades responsaveis!! Numa Altura de crise financeira e pior de nivel social, não deveria ser a 1ª preocupação do Polis a regeneração da ria e a despoluição da mesma??? não deveria o polis preocupar-se primeiro com o ambiente e só depois com as casas??? è que se o Polis é um programa de cosmética caro, então que se aproveite para despoluir e requalificar a ria ambientalmente!
- O Proscrito! -

Anónimo disse...

Este sr joão mateus não se cansa de deitar portugal abaixo,porque será que não fica onde costuma estar,era menos um a mamar subsidios ou ele já se esqueceu dos subsidios que recebeu da agricultura e deu em pantanas.C.Martins

Anónimo disse...

Eu tenho que dar resposta a este entrevado mental que se denomina por C.martis:

O senhos cmartins sabe o que é trabalhar?

O senhor cmartins tem a noção da responsabilidade?

O senhor cmartins sabe o que é ser descriminado?

O senhor cmartins sabe o que é ter os tomates no sitio?

O senhor Cmartins sabe o que é ser honesto?

O JMateus, teve de emigrar por causa de muitos cmartins, parasitas da sociedade de Olhão;

O JMateus emigrou por ter um palmo de cara perante os seus credores;

O JMateus emigrou, por causa de uns senhores da praça, tipo Bartolomeu Neves Caetano e Cª terem
facturado bananas que nunca produziram;

O JMateus teve emigrar, por ter pertencido a Organizações de produtores tipo HUBEL e Cª, e terem roubado os agricultores;

O JMateus emigrou para pagar a quem devia e respeitar os seus compromissos e obrigações;

O JMateus emigrou por causa do seu dono Chico lial,vendilhão, fazer chantagem para aprovar um projecto de uma casa ao JMATEUS;

O JMateus emigrou para alimentar o senhor cmartins e pançudos com o pagamento dos impostos que estavam em atraso;

O JMateus emigrou pois ainda lhe ficaram por pagar alguns nomes sonantes:

A IGNORANCIA E ESTUPIDEZ deste intitulado cmartins é tão evidente que de probreza mental é fertil.
Senão vejamos:

"...era menos um a mamar subsídios..."

Meu porco voador cmartins, até aqui se auto denuncia a sua ignorância tacanha.

O SENHOR J.MATEUS, investiu na agricultura, recorrendo aos subsídios a que qualquer cidadão tem direito;

Mas investiu mesmo seu cara de porco cmartins. E sabe como e porquê?

Não se compara ao presidente da cmo senhor Lial, pois este nunca o fez particular ou mesmo oficialmente.

Não recebeu o dinheiro dos subsídios e comprou jipes ou fez casa para residir, nem muito menos
arranjou meia duzia de paus e os tapou com plástico, para receber os subsídios como muitos o fizeram

Seu atabalhoado, o SENHOR JMATEUS,
INVESTIU MESMO A SÉRIO NA AGRICULTURA!

O SENHOR JMATEUS FOI E É UM EXEMPLO A SEGUIR POR OUTROS QUE SE QUEIRAM INSTALAR COMO AGRICULTORES

Disso não tenha dúvida seu pobre!

O SENHOR JMATEUS sempre ajudou aqueles agricultores que estavam em dificuldades;

Este miserável cmartins nem sequer consegue raciocinar e ver que os dinheiros colocados â disposição de Portugal para investimentos a maioria deles foram devolvidos à procedência UE.

As "inteligências" do concelho onde o senhor cmartins está integrado, o que produziram???
Resposta;
Só merda e parasitismo;

"O porco não foi marinheiro, porque não olhou para o ar"

Por estas e por outras razões este país de "merdas", nunca evoluiu.

Tenho pena de si pois não tem onde cair morto, snr.cmartins.

O snr e muitos outros iguais, têm dôr de cotovelo. Cure-se! Vá trabalhar!

JMateus

Anónimo disse...

Cantas bem mas não-nos alegras.C.Martins

Anónimo disse...

Apoiado JM! Esses porquinhos voadores se tivessem 1 pingo de vergonha no focinho ficavam calados.