quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

OLHÃO: ESCOLA MAL PARIDA!

A Câmara Municipal de Olhão, através dos seus principais responsáveis, presidente e vereação, já nos habituaram ao incumprimento de todas as promessas, particularmente as feitas em vésperas de actos eleitorais.
Desde há vinte anos que estão prometidas obras na Escola Básica nº 5, vulgo do Bairro Marechal Carmona e assim vai continuar por mais alguns anos, a crer na nota enviada aos encarregados de educação dos alunos daquela escola, assinada pelo vereador com o respectivo pelouro.
Cabe-nos dizer que os alunos do primeiro ciclo com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, foram misturados com os do segundo ciclo, de idade mais avançada, e estão a receber aulas em contentores, o que nesta altura do ano não será o mais aconselhável. Um sacrifício exigido mas que deveria ser de mais curta duração, se a autarquia tivesse o mínimo de respeito pelas crianças e seus encarregados de educação.
Diz a nota que as obras deveriam ser iniciadas em Novembro de 2017,´após as eleições autárquicas, mas não o foram por exclusão de todas as empresas concorrentes. Ora a autarquia ao dar inicio ao processo, e se estivesse de boa fé, teria desde logo verificado das condições das empresas concorrentes, isto é se reuniam os requisitos necessários à participação no concurso e impedindo a sua participação no concurso. Deixar seguir para concurso sem verificar se os procedimentos eram ou não os adequados e deixar que fosse o júri a tomar a decisão de anular o processo, foi um acto premeditado que visava protelar o inicio das obras sem deixar de as apresentar como um trunfo eleitoral, ainda que adiadas até ver.
Face à anulação do primeiro concurso, outro se seguiu, já depois das eleições, mas ainda sujeito ao visto do Tribunal de Contas, ou seja mais uns meses a acrescentar aos que já se passaram. De nada serve virem dizer que ainda será este semestre, quando sabemos a morosidade dos pareceres daquele Tribunal, e que as obras nunca estarão concluídas antes do ano lectivo 2019/2020, com todos os transtornos que isso implica para os miúdos que frequentam a Paula Nogueira.
Bem de mais, sabiam os eleitos locais que assim seria mas enganaram, mentiram descaradamente aos encarregados de educação anunciando que seria uma medida passageira.
Insistem os nossos autarcas, para justificar tamanho atraso, o valor da obra sem apresentar o projecto e que nos daria uma visão mais correcta. É que dois milhões de euros em construção, é muito dinheiro, que dava para construir um edifício com uma área superior bem às instalações da Conforama. Ou também aqui haverá gato? Falta saber quem foi a empresa ganhadora e as suas ligações aos nossos autarcas.
Queremos ainda lembrar que foi com este tipo de intrujices que o falso partido socialista e particularmente António Pina ganharam as eleições com os resultados de todos conhecidos. Promessas e mais promessas, sempre adiadas.
Que tal esta paixão pela Educação?


Sem comentários: