domingo, 25 de fevereiro de 2018

RIA FORMOSA POLUIDA!

A destruição da Ria Formosa através da poluição já dura há demasiado tempo apesar do nível de exigência e das medidas protecionistas que entretanto foram introduzidas.
Após a criação do Parque Natural da Ria Formosa e do seu Regulamento seria suposto que os danos ambientais se fossem reduzindo ou eliminados mas o que acontece é precisamente o inverso. As chamadas protecionistas apenas serviram para proibir ou diminuir actividades tradicionais, mas quanto às questões ambientais estão como aquela marca de automóvel que veio para ficar.
O vídeo de que fornecemos o link, https://arquivos.rtp.pt/conteudos/ria-formosa-poluida/#sthash.NnRH7c1c.dpbs, remonta ao ano de 1992, refletindo a situação. à época, de Faro, embora se pudesse falara de toda a Ria.
Naquele ano, seria publicada legislação, dando cumprimento a directivas comunitárias, sobre os parâmetros a que deviam obedecer as descargas de aguas residuais urbanas, domesticas e industriais. Depois disso foram criadas as chamadas ETAR, que não passam de pontos de concentração de esgotos e autenticas fabricas de produção de contaminantes que poluem e matam a Ria Formosa.
Como se pode ver, já naquela altura, a zona de Faro estava parcialmente eutrofizada, situação agravada com a entrada em funcionamento das ETAR de Faro Nascente e Faro Noroeste, que já foi renovada, mais as escorrências superficiais dos campos de golfe na zona da Quinta do Lago.
Enquanto em Faro reclamavam das descargas da Fabrica da Alfarroba, em Olhão era, e é, a Câmara Municipal de Olhão a despejar todos os dias esgotos sem qualquer tratamento, que para alem dos contaminantes ainda vão carregados de substancias solidas.
Tudo isto numa altura em que se diz pretender acabar com os plásticos de caixas, persianas e outros, mas omitindo que os pensos, fraldas ou até mesmo os sacos das ostras também o contêm.
Por imperativo da Lei da Agua, era suposto que não houvessem mais esgotos directos no final de 2015, mas já se passaram três anos daquela data e não se vê nenhuma alteração, continuando a Câmara de Olhão a poluir a olhos vistos, contando com a cumplicidade da direcção do Parque Natural da Ria Formosa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Policia Marítima.
Tal como no passado, prossegue a política de desmantelamento de todas as actividades tradicionais e seculares da Ria Formosa, levando ao cansaço dos produtores que veem os seus rendimentos cada vez mais reduzidos.
Vejam o vídeo, clicando no link e reflitam! 

Sem comentários: