quinta-feira, 21 de novembro de 2019

ALGARVE: A FALTA DE AGUA E A POLUIÇÃO DE MÃOS DADAS!

Ontem, tanto o sinistro ministro do ambiente como o presidente da Associação de Municípios do Algarve, resolveram botar faladura em torno da escassez da agua. O primeiro fala em problema estruturante e o segundo propõe a dessalinização da agua do mar. Se a idiotice pagasse impostos ou desse origem a prisão, onde estariam estes cavalheiros?
O vídeo acima exposto foi realizado em 2009; já lá vão dez anos e pouco se alterou quanto à situação na Ria Formosa e muito se agravou em termos do uso eficiente da agua.
A agricultura é o principal consumidor da totalidade da agua, com uma media que oscila entre os 75 e os 80%, ficando os restantes destinados ao consumo domestico e industrial. Apesar disso, vimos no Verão passado, uns cartazes a apelar ao consumo eficiente por parte do uso domestico como se fosse ele o principal consumidor.
Nos últimos anos, com a exploração super intensiva de olival, frutos vermelhos e agora do abacate, a que se juntam os campos de golfe, a falta de agua tem-se vindo a agravar e nunca até hoje houve a preocupação de resolver o problema. Atenção que para estes efeitos, os campos de golfe são equiparados a fins agrícolas.  Antes pelo contrario!
Em 2009, nós defendíamos, e continuamos a defender, a reutilização de aguas residuais urbanas para fins agrícolas. Assistimos a um workshop no Auditório da CCDR, com o apoio da APA, da ERSAR e de outras instituições ligadas a esta temática, onde apresentavam um pwoer point onde dizia que os inconvenientes apontados era o elevado custo do tratamento, que nós já pagamos na factura da agua, e a distancia em relação às zonas de produção agrícola. 
Depois, e apesar disso, construíram uma nova ETAR que descarrega na mesma para a Ria Formosa quando a podiam ter construído junto de uma zona de produção agrícola e oferecer a agua tratada. Note-se que para tal, bastava que o tratamento fosse igual ao que vinha sendo praticado nas obsoletas ETAR, o que significava um investimento bastante inferior àquele que foi feito na nova ETAR.
De norte a sul do País, as ETAR descarregam as suas agua tratadas na costa ou nas linhas de agua quando podiam ser reutilizadas, mas que continuam a poluir toda a costa portuguesa, o que está no aumento e frequência dos ciclos de biotoxinas. Ou seja desperdiça-se agua e polui-se! Isto é que é estruturante.
Quando questionado um especialista nesta matéria, foi-nos referido que há muitos interesses em jogo e que quando há obras, à muito dinheiro a circular.
Quanto ao presidente da AMAL, lembramos que ele tem no seu concelho, um conjunto de esgotos directos que se fossem tratados podiam ser reutilizados, e isto sem falar nas perdas de agua na rede, cerca de 37%. Nada que incomode esta canalha! O otário cá está para pagar!
temos assim a falta de agua associada à poluição, já que se fosse aproveitada podia ter melhor utilização. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Somos governados por uma camada de incompetentes. O povo é mantido na ignorância para não ver essa realidade... Alguns em vez de nos governarem, deviam era estar presos. Triste Portugal, onde a cunha e o compadrio é que governa.

Anónimo disse...

Bastou uma mini manifestacao na tv e as toxinas que havia ha 6 meses acabaram ja abriu a conquilha em olhao. Pena que a nossa associacao de viveiristas nao vale um caralho pois ha anos qye legalmente nao tenho 1 euro de rendimento mas niguem faz nada

Anónimo disse...

Moss, a mini manif fez o milagre de acagaçar as toxinas, incrível.