quinta-feira, 14 de novembro de 2019

OLHÃO: MINISTRO DO MAR VEM AÍ. QUE BOA RECEPÇÃO MERECE!

No próximo dia 18, pelas 17:30, o ministro do mar vem assistir ao filme sobre os cavalos marinhos que vai passar no auditório municipal, conforme nos diz um órgão da imprensa regional em https://www.algarveprimeiro.com/d/ministro-do-mar-em-olhao-para-a-estreia-do-filme-cavalos-de-guerra/29388-1
Não podemos deixar de alertar para o facto de em 2001 se estimar que a colónia de cavalos marinhos da Ria Formosa atingia os dois milhões de indivíduos e que em 2007 já ela estava substancialmente reduzida, numa altura em que ainda não se falava da captura para mercados asiáticos. Em 2009, o declínio ainda era mais acentuado. Vem o ministro ver o que os seus antecessores governativos fizeram com a poluição na Ria Formosa?
Em que contexto vem o novo ministro fazer esta visita?
Como é do conhecimento geral, a quota de captura de sardinha acabou; a do boqueirão foi reduzida em 40% a meio da época; a do carapau está para ser cortada em 40%; a da pescada foi reduzida; a do linguado também não te melhor sorte. Isto são péssimas noticias para a pesca de cerco, mas outras há que não têm melhor sorte, como a da ganchorra que tem a sua frota praticamente impedida de apanhar a conquilha há meses; a do polvo está uma miséria. Zonas de produção de bivalves desclassificadas, impedindo viveiristas e mariscadores de trabalhar.
Porque não explicam às pessoas as causas do aumento e frequência dos ciclos de toxinas que impedem o livre exercício do direito ao trabalho? E porque não pagam as compensações cada vez que o fazem?
Apesar do dantesco cenário no sector das pescas, o ministro delicia-se com a passagem de um filme encomendado pela Câmara Municipal de Olhão. Ou seja as duas entidades com responsabilidades estão-se cagando para a pesca. Sobre estas situações uns e outros não têm uma palavra a dizer. Como nada dizem sobre o que está por detrás disso tudo, como a poluição.
Resultado de imagem para fotos dos esgotos em Olhão
Mas uma vez que são tantas as instituições a mostrar preocupações com o cavalo marinho, lembramos um pequeno post de 2009 http://olhaolivre.blogspot.com/2009/12/cada-qual-que-pense-por-si.html. Pena é que o filme tenha sido retirado, sabe-se lá porquê.
A poluição é o principal causa da extinção do cavalo marinho na medida em que a falta de limpidez da agua da Ria e o excesso de nutrientes levam o habitat do cavalo marinho a desaparecer. Como se isso não bastasse, uma das entidades envolvidas, levou dez anos a transpor a seba ( o habitat do cavalo marinho) da Ria Formosa para o Portinho da Arrábida e o seu lugar deu espaço a uma erva infestante e exótica que não serve de habitat a nenhuma outra espécie. Boa ciência!
Os pescadores, os viveiristas, os mariscadores, todos os que vivem e labutam na Ria Formosa, têm bons motivos para de forma organizada, receberem o ministro que questiona-lo sobre o futuro das suas actividades.
Porque não uma manifestação à porta do auditório?

6 comentários:

Anónimo disse...

Cavalo marinho!Outra frágil vítima da trágica, mafiosa, assassina hipocrisia do "politicamente correcto". Moss, para entretém melhor seria darem banho ao cão.

Anónimo disse...

A malta ja está a combinar aparecer la perto das 17h é divulgar nos cafes e redes dociais.

Anónimo disse...

Houve alguma investigação sobre a origem do aparecimento da erva infestante? Se sim, que conclusão?

Anónimo disse...

Foi introduzida pelo ipma alguns anos junto aos veleiros na culatra

Anónimo disse...

Pelo ipma? Volta Salazar, estás perdoado moss.

Anónimo disse...

Sim pelo ipma e ccmar plantaram essa erva e levaram a seba para setubal