segunda-feira, 18 de novembro de 2019

RIA FORMOSA: ISTO É QUE VAI UM BOM AMBIENTE!

A Ria Formosa está classificada como Parque Natural e há planos de ordenamento que incidem sobre ela, nomeadamente o do Parque Natural da Ria Formosa e o da Orla Costeira.
É evidente que sabemos que as restrições ou imposições apenas se aplicam aos particulares, porque às entidades publicas tudo é permitido, poluindo e degradando a Ria e as suas margens.
Porque de vez em quando nos  dá um clique, fomos ver como está a lixeira da Câmara Municipal de Faro junto ao Cais Comercial, agora com o estatuto de área internacional, pelo que para entrar naquele espaço, é preciso ter um bom argumento. Quase que se torna necessário fazer um requerimento ao ministro! Então só nos restou ver à distancia.
Um mau dia para tirar fotografias porque nublado, mas que ainda assim dá para ver os montes de entulho que se acumulam naquele espaço, rodeado da agua da Ria Formosa.
Era presidente da câmara, Macário Correia que confrontado com uma situação semelhante mandou proceder à limpeza do local. Mas como em tudo, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e a ordem de agora é transformar aquilo numa zona de potencial aterro.
No entanto o Parque Natural da Ria Formosa e a Agência Portuguesa do Ambiente nada veem, nada sabem, mas se fosse um particular estaria a contas com um processo de contra ordenação e uma multa pesadíssima.
Isto está no lado norte da zona, porque a sul está o cais comercial, um sitio onde haviam cavalos marinhos, e nos últimos censos, só foi encontrado um porque as dragagens que ali foram feitas, dizimaram os restantes. Mas é uma importante actividade económica e aí não há como dar a volta, mas se fosse zona de pescadores, criava-se um santuário e toda a actividade humana seria proibida. Claro que as entidades estão muito preocupadas com tudo o que se passa na Ria Formosa, mas têm cataratas nos olhos que os impedem de enxergar o que lhes é inconveniente.
Isto é que vai um bom ambiente, não haja duvidas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Moss, tudo tão arranjadinho, tão limpinho para turista aplaudir e depois a curiosidade chata de levantarem o tapete do ambiente.