segunda-feira, 11 de novembro de 2019

OLHÃO: QUE É DAS OBRAS ANUNCIADAS E NÃO CONCRETIZADAS?

Desde 2017 que está anunciada a construção da Variante Norte à estrada Nacional 125, mas até hoje nada surgiu. Lembro ainda daquele momento em que a amostra de ministro teve direito a tenda e tudo para anunciar a obra. Caiu no esquecimento!
A passagem de nível da Avenida que também anda enrolada à anos sem se ver quando começam as obras, embora o estudo para uma passagem superior, com tapete rolante ou elevador, tenha sido adjudicada à bastante tempo. Estará o nosso presidente à espera que a infraestruturas de Portugal mande encerrar a passagem de nível?
As fossas na Ilha da Armona continuam sem fim à vista porque, apesar da rede em alta de saneamento básico passar pela Ilha. A Câmara Municipal de Olhão diz que o concurso para a obra ficou deserto, mas não diz que ignorou os avisos de que as estimativas de custo eram demasiado baixos. 
Não pensem que os esgotos da Armona são apenas uma necessidade para quem lá tem casas porque têm impacto na contaminação da Ria Formosa, até porque também se sabe que não há nenhum limpa-fossas naquela Ilha. Para onde vão as aguas residuais? necessariamente para a Ria Formosa através da infiltração!
E porque o Povo de Olhão está rico, capaz de comprar ou alugar os apartamento se luxo que se vão construindo um pouco por todo o concelho, as obras para a construção de casas a custos controlados ficam para mais tarde, talvez em cima das próximas eleições, como convém ao poder político.
Por outro lado, continuam as constantes roturas na rede de aguas na zona entalada entre a Rua 18 de Junho e a Rua Almirante Reis. Quando será que a câmara e a sua empresa municipal decidem fazer um investimento nas infraestruturas básicas? Estão tapados, não se veem e não dão votos? Até pode ser, mas são todos os olhanenses que pagam a factura da agua que se perde na rede!
Porque nunca é demais falar nos esgotos sem tratamento que são descarregados na Ria Formosa, devemos lembrar que são abertos processos de obras para todas as novas construções e como tal a autarquia sabe quais precisam de ligar as infraestruturas. Ainda que o permita aos construtores faze-lo, deve proceder ao acompanhamento e fiscalização da sua correcta utilização para evitar as tais ligações ditas clandestinas com que têm justificado a merda que sai junto ao T, no Porto de Pesca ou na Marina.
Sucedem-se os anos mas as intervenções estruturantes para o desenvolvimento do concelho continuam por fazer. São as opções do nosso amigo presidente, a gozar umas merecidas férias em terras de Bolsonaro. Será que comem do mesmo prato?

3 comentários:

Anónimo disse...

quando foi inaugurado o quartel dos bombeiros novo? esqueceram essa obra que também foi anunciada?

Anónimo disse...

Eu não digo que Olhão não esteja melhor em alguns aspectos, agora prometer muito e pouco cumprir é que é feio!

Anónimo disse...

E já começaram a fazer os hotéis e as praias onde limpam os camiões do lixo ao lado do canil que fica em frente dos apartamentos de "de luxo"!