sábado, 16 de novembro de 2019

OLHÃO: QUE FIZERAM ÀS LAMAS DA ETAR OLHÃO POENTE?

A generalidade das pessoas não sabem que as lamas das ETAR devem ser tratadas em locais apropriados e serem reconvertidas em nutrientes agrícolas. De tempos a tempos as lamas devem ser retiradas e mais ainda quando a ETAR é desactivada, porque continua a poluir quanto mais não seja o ar.
Por isso, mas também porque ainda há bem pouco tempo, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, dizia que a contaminação da zona de produção de bivalves do Ilhote Negro se devia a uma possível rotura da antiga ETAR de Olhão Poente, resolvemos fazer uma visita, e não encontrámos nenhum vestígio de fuga. Mas vimos…
Como se pode ver na imagem, as lamas não foram retiradas, estão ressequidas mas continuam a libertar o mesmo tipo de cheiro, particularmente em dias de nuvens baixas e vento soprando de oeste.
Este é o estado de um dos tanques, onde se pode ver bem a qualidade da agua. A tampa verde que se vê na parte debaixo da imagem, tapa agora a saída da agua para outro tanque mas entretanto foi sobrelevada por forma a não permitir a passagem de um tanque para outro. Aliás, todos pontos que permitiam a transferência de aguas foram sobrelevados, não havendo assim qualquer saída.
 Na imagem de cima pode ver-se bem a nora no meio de um dos tanques, em que os responsáveis negavam que pudesse contaminar o lençol freático. Que cada um faça o seu juízo!
Por outro lado, não vimos qualquer meio que permita  proceder à recuperação das aguas tratadas da nova ETAR Faro/Olhão e que supostamente seriam aqui despejadas com o fito da observação das aves aquáticas.
Do mesmo modo que não vemos qualquer meio para usar aquelas aguas na rega dos jardins de Olhão como foi anunciado. Daquilo que vimos se as aguas tratadas forem aqui armazenadas, automaticamente ficarão contaminadas e continuarão a poluir a Ria.
Alguém anda a mentir! Quem será?

Sem comentários: