sábado, 23 de novembro de 2019

OLHÃO: O MINISTRO, A CONTESTAÇÃO E UM GRANDE FILME!

Como foi do conhecimento publico, a apanha da conquilha esteve interdita demasiado tempo, o que levou os pescadores da ganchorra a fazerem uma pequena manifestação. Poderão alguns pensar que foi por isso que foi aberta a apanha, mas desiludam-se!
O comunicado do IPMA de 22 do 11, declara aberta a apanha da conquilha na zona L8, ou seja entre Quarteira e a Torre de Aires, mantendo fechadas as zonas L7 e L9, ou seja as zonas entre Lagos e Albufeira e entre a Torre de Aires e Vila Real de Sº António.
Pelos vistos, parece haver um muro que separa as aguas e impede a passagem das toxinas de uma zonas para a outras, com a curiosidade de a que fica no meio não apresentar a contaminação por fitoplâncton toxígeno.
Do mesmo modo, que a contaminação microbiológica (caca) também só surge na zona L8,  e que por isso está classificada em classe B o que obrigaria à depuração de todos os bivalves apanhados nesta zona, o que era completamente incomportável, mas ao qual nenhuma autoridade presta atenção.
Não significa isto que estejamos de acordo com o que se tem passado, mas temos razões de sobra para duvidar dos resultados analíticos bem como da posição do IPMA, subordinado ao Governo.
A verdade é que já se sabia que o ministro do mar estaria presente na apresentação do filme sobre os cavalos marinhos e que a situação dos viveiros, da criação dos chamados santuários e da apanha da conquilha poderiam originar alguma contestação por parte dos profissionais do sector.
Por outro lado, sabemos que todos os departamentos do Estado têm pessoas a saber o que vai nas redes sociais e possíveis focos de contestação o que deve ser evitado. 
É em todo este contexto que o ministro vem a Olhão, que foi levantada a interdição da apanha da conquilha. Não andaremos muito longe da verdade se relacionarmos as situações.
Mas existem outros focos de contestação como a desclassificação total da zona de produção de bivalves Olhão 3, a maior num conjunto de cinco, provocada pela contaminação fecal dos esgotos directo e sem tratamento.
Ainda que tenha sido aberta a apanha da conquilha, os profissionais do sector não devem deixar de se manifestar porque a abertura pode durar escassos dias, o que equivale a dizer que assim que o ministro se for embora, ela pode regressar, perdendo-se mais uma grande oportunidade para dizerem de sua justiça, para alem de se solidarizarem com outros que se possam vir a manifestar, e vão certamente!
Estamos pois, perante um grande filme! Tão grande quanto o que vai passar no ecrã pelo que não deixamos de felicitar quem o realizou, mas discordando dos objectivos de quem o encomendou.
Ainda assim apelamos a todos os profissionais sejam da conquilha ou de quem vive da Ria para comparecer junto ao Auditório Municipal e manifestar-se pela crise que o sector das pescas vive.
FILMES! 

Sem comentários: