quarta-feira, 27 de novembro de 2019

RIA FORMOSA: CRIME AMBIENTAL OU NÃO?

Um leitor assíduo, fez-nos chegar o seguinte comentário, que por razões obvias de identificação nos abstemos de publicar na integra.
"No momento em que escrevo, em Quatrim Sul, Fontes Santas, a edificação das Águas do Algarve que recolhe os resíduos urbanos dos moradores desta zona, abriu as válvulas e as águas mal cheirosas correm a céu aberto, infiltrando-se no subsolo e, não precisam adivinhar onde vão parar: à Ria Formosa para dar sabor aos bivalves. Entretanto, um caminho de acesso a habitações está completamente interrompido por estes resíduos impedindo os moradores de acederem às suas habitações. Entretanto, foi feito um contacto com os bombeiros de Olhão que rapidamente disseram que tal situação não lhes dizia respeito. De seguida, foi feito outro contacto com a empresa Águas do Algarve que após rececionarem a chamada deixaram-me pendurado ao telefone sem que alguém atendesse. Após algum tempo mais fui atendido por um senhor de nome José Garrana que exerce funções naquela empresa. Quase meia hora ao telefone com este funcionário a dizer que não sabia como resolver a situação. Após muita insistência, indicou um outro contato telefónico para falar com outro funcionário de nome João Serrelha que, depois de algumas tentativas informou que ia ver o que podia fazer. Enquanto esta tragédia ambiental se desenrolava, pedi a um amigo para ligar para a GNR, primeiro atendeu Faro que passou a chamada para Moncarapacho. Até ao momento ainda estou aguardando a presença da GNR neste local, as águas conspurcadas continuam a correr, amanhã, vão interditar a apanha dos bivalves com o argumento dos "fecais" que os contaminam. Um particular que assim procedesse, certamente que a coima apareceria rapidamente. Sendo esta empresa aquilo que é, vamos ver qual será a coima que vai ser aplicada. E assim vai Portugal e, em particular, o nosso concelho de Olhão. (Os telefones para os quais ligámos são: 969956080 - José Garrana e 96 4966465 - João Serrelha."
Desde logo o nosso agradecimento ao leitor, e pedindo se for possível e a situação se mantiver, que nos mande uma fotografia ou vídeo.
Não é de agora que chamamos a atenção dos nossos leitores para os crimes ambientais cometidos por sectores do estado, neste caso de uma empresa de capitais exclusivamente públicos, a Aguas do Algarve.
Chamamos a atenção para o facto de todas as estações elevatórias se situarem junto de linhas de agua para em situação de avaria descarregarem os esgotos sem tratamento directamente, sendo que acabam todos na Ria Formosa.
Mais, temos defendido que as estações elevatórias deviam estar equipadas com um by pass e bombas alternativas para em caso de avaria não caírem nesta situação. Como sempre, corta-se no investimento mesmo que isso implique destruir o ambiente e por isso os sistemas funcionam desta forma.
E como muito bem diz o nosso leitor, se fosse um particular que cometesse tal crime logo seria aplicada uma coima bastante pesada, mas ao caso em apreço nada é aplicado, mesmo depois de terem contactado a Guarda Nacional Republicana.
Será que também aqui vão criar mais uma zona de protecção às estações elevatórias e interditar a apanha de bivalves, à semelhança do que fizeram na frente ribeirinha de Olhão?
Claro que o presidente da câmara está-se cagando para isso. Merda com merda!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo para os amigos, leis para os outros no reino da MAFIA.