sábado, 2 de novembro de 2019

OLHÃO ENTRE OS FINALISTAS DA FINAL DOS PRÉMIOS MUNICIPIO DO ANO?

No Jornal de Negocios, ver em https://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/mapa-os-20-piores-municipios-sao-pequenos-e-do-interior-do-pais-veja-como-pontua-o-seu, é dado a conhecer a situação dos diversos municípios do País analisados pela Ordem dos Economistas.
No caso de Olhão, na infogravura que se obtém clicando em cima do concelho, pode ver-se que a posição no Rating Global, Olhão está na 122ª.
Outros elementos:
Governança - 304
Eficiência - 255
Desenvolvimento económico e social - 112
Sustentabilidade Financeira - 37
É neste contexto que o município de Olhão está entre os quatro finalistas algarvios que vão à Final dos Prémios Município do Ano, o que nos merece alguns comentários.
É evidente, que alguns parâmetros não são analisados mas isso é outra historia. O que conta é a vaidade na publicitação da participação nesta final, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2759-olhao-na-final-dos-premios-municipio-do-ano-portugal-2019 contrastando com os indicadores fornecidos no texto anterior.
O destaque dado pela câmara municipal de Olhão, no que foi secundada pela comunicação social regional que se deu ao luxo de omitir os outros finalistas algarvios, não deixa de ser curioso já que uns dias antes alguém fizeram referência ao Rating dos Municípios e à classificação do município de Olhão nele, uma forma de a tentar branquear.
Olhão está muito pior do que aquilo que se apresenta. Para alem da falta de transparência na gestão autárquica, os problemas no sector do ambiente (limpeza, saneamento), um urbanismo de segunda habitação fomentado pela autarquia, a crise social que se vive no concelho entre outros, são factores de degradação do tecido económico e social.
A aposta desmesurada no turismo, com salários de miséria e sazonais, e ao contrario do que dizem alguns comentadores não ajuda a promover o sector agroalimentar, obrigando sim à importação de bens de consumo e contribuem para o agravamento do custo de vida que os verdadeiros "turistas", os olhanenses, são forçados a suportar apesar de não terem meios para isso.
Mas enfim, tudo se resume ao mal menor a que habituaram o Povo. Pode ser que um dia acordem e depois veremos como será. 


3 comentários:

Anónimo disse...

A Câmara Municipal de Olhão quer lançar a confusão. O Rating dos Municípios portugueses é construído com base em indicadores económicos e sociais públicos. O prémio publicitado pela CMO refere-se a uma candidatura apresentada pela CMO ao Prémio de um projecto, ou seja, não são analisados rácios independentes da CMO. A avaliação da candidatura irá ser analisada com base na fundamentação e descrição do projecto apresentadas pela CMO. Esta prémio não resulta da avaliação da gestão da CMO como um todo, mas apenas refere-se à avaliação de um projecto desenvolvido pela CMO. Não se pode comparar alhos com bugalhos!

Anónimo disse...

No municipio de Olhão temos esgotos e ETAR's a lançarem a M...... directamente para ria formosa.
Habitação social ou a custos controlados não passa de um sonho.
Sustentabilidade, nem sabemos o que isso é, só se for a sustentabilidade dos membros da câmara e do partido.
Preservação e estabilidade do emprego não se almeja, basta ver que querem acabar com a actividade tradicional da ria formosa, ceneanas de mariscadores e viveiristas vao passar a viver do RSI, que lindo. Tudo porque os esgotos e ETAR'S estão a poluir a ria.
Administração dos fundos comunitários sim sim, cada derrapagem nos orçamentos, adjudicações directas a amigos e etc..
Realmente quem fez este estudo de qualificações deve ter perdido muito tempo na escola primária.
a realidade de olhão é esta.
Ambiente - 0
Sustentabilidade - 0
Habitação social - 0
Restantes - 0
Já me esquecia, gerência camarária com uma transparência que ultrapassa o opaco.
Até me doi a alma, deixem de manipular resultados para evidenciar.

Anónimo disse...

Agora sim. Fiquei deveras esclarecido.
Apresenta-se um projecto em papel e apenas isso, e já está, um prémio para olhão.
podemos apresentar o da cidade dos SIM'S que ganhamos todos os anos.LOL
Deixem-se de palhaçadas, e resolvam os problemas da cidade e dos seus munícipes, em vez de andarem a procurar protagonismo com maços de papel.