terça-feira, 12 de novembro de 2019

OLHÃO: ESGOTOS DE OLHÃO NASCENTE

Sem que esteja bem definida a zona de Olhão Nascente, sabe-se lá porquê, foi assinado o contrato de construção da rede de esgotos em baixa no passado dia 31 de Outubro mas cujo contrato só foi publicado ontem, 11 de Novembro.
Despertou a atenção o facto de no contrato estar aposta a assinatura do presidente da autarquia e da Ambiolhão, quando se sabe que ele está ausente do País. Compreende-se, já que naquela empresa têm tanto trabalho que não conseguem proceder à publicitação dos contratos nos dias imediatos à sua celebração. Mas isso também não é importante!
Importante é saber que a Ambiolhão vai despender mais de dois milhões de euros para fazer a obra, estando apenas a aguardar o visto do Tribunal de Contas.
Para nós que já andamos nisto há uns anitos e porque a autarquia e as suas empresas municipais têm pautado a sua actuação pela falta de transparência, entendemos que a zona a ser objecto da intervenção devia estar melhor definida, já que a nascente de Olhão, podemos estar na Fuzeta. Isto porque da Patinha para nascente já pertence à freguesia de Quelfes, e não se vê onde se possa localizar a tal zona Olhão Nascente.
Ou será que a intervenção em Olhão Nascente é para fazer obra de algum empreendimento de amigos do regime? Sabemos que algumas pessoas no sitio das Fontes Santas já foram contactadas no sentido de virem a ser obrigadas a proceder a ligação dos seus esgotos à rede a criar, uma vez quer até aqui têm recorrido a fossas e nalguns casos nem agua canalizada ainda têm. Este nascente é de facto muito grande!
E porque se fala num investimento de alguma grandeza, no campo do saneamento de aguas residuais, perguntamos quando é que os nossos diligentes autarcas se preocupam em fazer um investimento do mesmo género para acabar com a ligação dos esgotos ditos clandestinos que poluem a Ria Formosa?
Não será demais recordar que em Novembro de 2013, o presidente da câmara inchou para dizer asneira ao afirmar que já tinha quinhentos mil euros para acabar com os esgotos directos para a Ria.
A Ria Formosa podia e devia ser a maior amiga da autarquia se esta fizesse alguma coisa por ela, mas o que vemos é que a prioridade é de facto "ajudar ou privilegiar" alguns amigalhaços que o pessoal que vive da Ria são feitos, porcos e maus e devem ser corridos dali.
Ficamos à espera que alguém nos diga onde fica exactamente Olhão Nascente.

3 comentários:

Anónimo disse...

há dias vi uma foto no face do grupo Olhão Cidade e há bocadinho, por curiosidade fui até lá o lixo em grande quantidade lá continua, isto passa-se no caminho de acesso ao Estaleiro Naval mesmo junto à rampa, porque as gentes tão competentes d AmbiOlhão não colocam lá uns velhos contentores e de vez em quando serão esvaziados, é tão simples? sem falar do caminho todo esburacado do acesso ao estaleiro, como é bem escondido não conta ? esta zona é muito frequentada pelos mariscadores e pelas pessoas que colocam os barcos na Ria
PS. uma boa coisa, o grande terreno que estava cheio de sucata está a ser limpo e em obras o que vai sair dali ?

Anónimo disse...

Olhão Nascente? Território a Este do meridiano de Olhão ou não?

Anónimo disse...

manifestação frente ao auditório municipal em defesa dos viveiristas de ameijoa e despoluição da ria dia 18 Novembro pelas 16:30 presença do ministro do mar é espalhar a palavra juntos somos fortes a ria é nossa