sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aguas do Algarve Mata Patos.Lurdes Pássaro Entrega Prémio

As empresas Águas do Algarve e Algar foram galardoadas com os prémios «Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010», atribuídos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo jornal «Água e Ambiente».

Os prémios foram entregues numa cerimónia pública, presidida pela ministra do Ambiente Dulce Pássaro, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da 5ª edição da Expo Água, no passado dia 20.

A empresa Águas do Algarve, que tem a seu cargo o tratamento e fornecimento da água em alta e ainda o tratamento final dos efluentes, foi, pela segunda vez, galardoada pela sua atividade, desta vez no tema «Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas prestado aos utilizadores».
excertos da noticia do Barlavento on line.

A empresa publica Aguas do Algarve matou centenas de patos reais e outras aves, vitima de Botulismo , nas lagoas envenenadas da E.T.A.R dos Salgados situada a nascente de Faro.
Ora a Ministra Lurdes Pássaro como ministra do Ambiente devia era de condenar uma empresa que é responsavél pela morte das aves, que o estado tinha a obrigação de proteger, pois a Ria Formosa faz parte da Rede Natura 2000 e da Convenção de Ramsar, que diz que nesses espaços, os estados são responsaveis pela protecção das aves.
O que acontece é que o estado não protege as aves na Ria Formosa, e ainda por cima uma Ministra do Ambiente fez a entrega de um prémio, a quem é responsável há anos pela morte dessas aves.
Também as Aguas do Algarve descarregaram para zonas sensiveis da Ria Formosa efluentes das ETARs que não cumprem o normativo, como aconteceu, entre Dezembro e Março deste ano, mas que de um dia para o outro os efluentes, aparecem por obra e graça do senhor como estando legais.
Que tipo de obras fez as Aguas do Algarve, nas E.T.A.Rs de Faro Nascente e de Olhão Poente, para que os efluentes passassem do estado que não cumpriam o normativo(Dezembro Janeiro Feverreiro e Março), para o estado de cumprirem o normativo ( Abril Maio e Junho)??
Qual o motivo que em Julho Agosto e Setembro morreram os Patos na ETAR de Faro Nascente???
Porque não publicam as Aguas do Algarve as análises aos efluentes mensalmente( e nos meses de Julho e Agosto quizenalmente), como mandam as leis? Neste momento a ultima análise é de Junho.
Qual o motivo que as Aguas do Algarve despeja efluentes, contaminados, para cima de viveiros de amêijoas, devidamente legalizados da Ilha da Lebre???
No ambiente passa-se o mesmo que na economia, aldrabam-se os relatórios ambientais que enviam para Bruxelas,só que no ambiente as espécies vão desaparecendo e ninguém toma medidas, os cavalos marinhos na Ria Formosa, morreram mais de 80%, os bivalves morreram este ano como há anos que não morriam, e até as gaivotas começaram a morrer na Ria Formosa.
Mas a Ministra do Ambiente, Lurdes Pássaro, embarca em jogos de mentiras, e premeia em vez de condenar exemplarmente as Aguas do Algarve.
Até quando, se vai continuar a mentir sobre o estado das ETARs e da poluição que destrói abruptamente a BIODIVERSIDADE, na Ria Formosa?


7 comentários:

Anónimo disse...

essa ministra saiu cá uma peça.
então os patos morrem nas etars da pertença das aguas do algarve e depois vai a ministra fazer o papel de palhaça entregar um prémio de qualidade???
é mesmo digna de um governo do socrates mentira atrás de mentira.

João Henrique disse...

Peixes recusam-se a ser pescados para não darem IVA ao Sócrates nas conservas
Por João Henrique do inimigo publico

Além de já estar a despertar o ódio nos seres humanos, a passagem do IVA para a taxa máxima de 23% nos sumos, refrigerantes, compotas, snacks de cereais e conservas poderá causar uma inédita convulsão social na Natureza. Milhares de vacas, revoltadas com o 23% de IVA dos leites enriquecidos e sobremesas lácteas, vão juntar-se à CGTP e UGT para fazer greve de leite no dia 24 de Novembro, num dia que terá também a participação dos cereais, árvores de fruto e plantas ornamentais na primeira Greve Geral da Fotossíntese. JH

Anónimo disse...

País da palhaçada,aonde os unicos que pagam bilhete é o povo.

Anónimo disse...

pininha foi corrido da regional xuxa.

Anónimo disse...

Em todos os países do mundo há burlões, e Portugal não é excepção. A verdade é que além dos burlões tem também de haver lorpas para que a burla seja consumada. E diga-se, também os há… muitos.
Há dias tive conhecimento de uma burla mirabolante. Um casal novo pensava em ter um filho, mas queria garantir que tinha condições para o fazer e dar-lhe uma vida condigna. Como a vida está difícil pensaram bem e resolveram poupar algum dinheiro antes de partir para a aventura de ser pais.

Os 2 recebiam pouco e tinham as despesas correntes para pagar, mas resolveram fazer um sacrifício pelo filho desejado e começaram a meter num banco 25% do que ganhavam. O gerente de conta disse-lhes que ia investir o dinheiro num produto sem risco e que garantia um aumento da poupança. Ficaram maravilhados e deram autorização.

Passados uns tempos foram saber como estava a sua poupança e foram surpreendidos com a notícia de que “a coisa tinha corrido mal” e que já só tinham metade do dinheiro investido. Ficaram preocupados, mas o gerente disse que era uma questão conjuntural e que “a coisa ia melhorar”, garantindo a recuperaração. O casal acreditou no gerente e nem sequer reparou no seu carro novo.

Obviamente que sem surpresa, passados uns meses, a notícia ainda era pior: o dinheiro tinha desaparecido todo. Inocente, o jovem casal não sabia o que fazer, e desesperado voltou a acreditar no bem falante gerente, que lhes pediu mais dinheiro para, agora com outro produto, recuperar o perdido e ainda ir buscar lucros. Mais uma vez anuiram e voltaram a não reparar no pormenor do relógio Breitling que o gerente trazia no pulso.
Algumas semanas volvidas, alertado por alguns amigos, o casal foi ao banco confrontar o gerente com a coincidência de o seu dinheiro desaparecer à medida que o próprio gerente ia aparecendo com sinais exteriores de riqueza. Apanhado com a boca na botija, o gerente disse que se o denunciassem corriam o risco de nunca mais recuperar o dinheiro.

Dirigiram-se então à direcção do banco. Esta, com medo que o caso saísse a público e que destruísse a imagem do banco, resolveu encobrir a situação dizendo que realmente corriam o risco de ficar mesmo sem o dinheiro. Aconselharam o casal a não denunciar o caso e esperar que o dinheiro se recuperasse.
… Como diz muitas vezes o meu avô… “Enquanto houver lorpas“.

Legenda:
- Casal = Povo português
- Banco = Estado português
- Gerente = José Sócrates
- Poupança = Impostos
- Aumento da poupança = Educação, Saúde, Justiça, Emprego
- Carro novo = TGV
- Relógio breitling = novo aeroporto
- Direcção do banco = barões da política, comentadores, banqueiros
- Não denunciar o caso = aprovação do OE 2011.
roubado ao excelente blog vizinho "Faro é Faro"

Anónimo disse...

puzeram uns patins ao pininha? então é sinal que vai haver luta para a chefia da CMO.
será que fizerm uma colecta para pagarem a conta do restaurante.

Anónimo disse...

bem observado como é que o efluente das etars passam de ilegais a legais?
que tipo obras ou tratamento as aguas do algarve fez nessas etars?