quarta-feira, 20 de outubro de 2010

C.M.Olhão Polui a Ria Formosa,e vai ser condenada!

Noticia retirada do Observatório do Algarve

Câmara de Olhão chamada ao 'gabinete do diretor da CCDR do Algarve.
A Câmara de Olhão arrisca-se a pagar uma multa de 44 mil euros, devido à deposição de lixo em zona protegida do Parque Natural da Ria Formosa. CCDR-Algarve quer reunião com a autarquia, e tem em curso processo de contra-ordenação.


É um problema antigo, que várias entidades já tentaram resolver mas o aterro camarário que existe em Olhão, na frente ribeirinha, parece estar para durar, pelo menos enquanto não avançar o programa Polis da Ria Formosa, que tenderá a requalificar a zona.

A denúncia da situação começou ainda em Novembro de 2009, através de um blog de uma associação local, intitulada Somos Olhão, inclusive com fotografias das descargas de entulho por veículos da autarquia. Numa vistoria em Dezembro de 2009 a CCDR-Algarve identificou “descargas recentes de resíduos de construção e demolição”, num local a poente da cidade localizado dentro da área do Parque Natural da Ria Formosa e em área de Reserva Ecológica Nacional e, ainda, numa faixa que corresponde a domínio hídrico.

Levada a questão à Assembleia da República, inicialmente pela deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, o Ministério do Ambiente acabaria , em Janeiro 2010, por considerar a situação “grave”, apesar de existente “há já alguns anos”.

Após uma primeira notificação, depois do levantamento de um auto de notícia em Fevereiro, a CCDR-Algarve voltou ao local, desta vez já em Setembro de 2010, para nova acção de fiscalização e constatou-se que ainda persistia a deposição dos entulhos “mais antigos”.

Contactada pelo Observatório do Algarve, fonte da CCDR-Algarve admitiu que o assunto não está esquecido, e confirmou que existe um processo em curso, com coimas que oscilam entre os 7.500 e os 44 mil euros.

“Estamos a tentar agendar uma reunião para resolver. A Câmara tem um projeto de um ecocentro, com prazo que são longos e também há a questão das obras de requalificação do Polis”, adianta a mesma fonte. É que segundo a CCDR, “a recuperação definitiva de toda a área será enquadrada numa acção de reabilitação do Programa Polis Ria Formosa”.

Autarquia não fala, CCDR-Alg quer saber se há compromisso... um ano depois

Quanto ao processo instaurado, a CCDR-Alg não quer adiantar para já o montante da coima a aplicar, por se encontrar ainda em fase de instrução, mas salienta que o mesmo dependerá de um compromisso, assumido ou não, para a resolução do problema, na futura reunião entre as partes.

Entre as medidas urgentes para minorar os danos ambientais, não cumpridas pela autarquia, está a necessidade de efectuar o recuo da frente do aterro em 2,5 a 3 metros, bem como a construção de uma vedação, não efectuada. A CCDR admite, no entanto, que a colocação de barreiras de terra nos pontos de entrada do aterro, bem como a vala que já existia à volta do aterro, contribuirão “pelo menos provisoriamente para evitar o acesso ao terreno e consequentemente “a existência de novas deposições”.

Contactada pelo Observatório do Algarve, fonte da autarquia adiantou que a Câmara Municipal de Olhão não faz comentários sobre o assunto. “Ah isso é aquela coisa do Somos Olhão, mas qual é a novidade?”, questionou, esquecendo a recente vistoria de Setembro.

Também não foi possível obter para já informação sobre os planos do Polis Ria Formosa, de que a Câmara Municipal de Olhão é sócia, para a zona onde ainda se encontra o aterro, local recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
P.S.
Palavras para quê? São estes artistas que andam a gastar o dinheiro publico, em cartazes gigantes a publicitar a eleição fraudulenta da Ria Formosa como uma Maravilha da Natuteza,que poluem a Ria com resíduos da construção civil,e com esgotos tóxicos para a Ria como os do T da Marina e da Docapesca.

7 comentários:

Anónimo disse...

Moss, não foram essas fotografias e a denuncia feitas pelo J. Valerio? Mas como é que aparece o Somos Olhão a reinvindicar uma acção do J. Valerio. Quem mente?

observador da natureza. disse...

ao anónimo das 11.41 já por várias vezes tem vindo a lume essa questão das fotografias.
como autor das fotos passo a relatar como aconteceu,num sabado, em novembro do ano passado, andava a tirar uma fotos de aves pois aquele local era um bom local,para observar aves. quando dou pela presença de um camião que entrava pelas oficinas da CMO e descarregava entulho de obras no local mesmo ao pé de uma linha de agua que ali corre.
sentindo curiosidade fui ver o que se passava depois do camião ter descarregado várias vezes no local,mesmo encostado à rede, e entrando sempre pelas oficinas da CMO.
o que vi foi de espantar pois o camião era da própria CMO. não resisti e tirei vária fotos,que mandei par o Blog Olhão livre denunciando a situação que pensava que era ilegal, nunca imaginando que essa fotos iriam correr vários jornais,e dar tanta polémica.
Se o vereador do B.E. se gaba de ter tirado essas fotos ele lá saberá porque razão está a mentir,por mim estou contente pois as minhas fotos serviram para os autores do aterro fossem desmascarados pois a CMO aterrou um sitio, que devia ser preservado e está todo destruído.
espero que com esse meu esclarecimento fique de vez resolvido quem foi o autor das fotos,que serviram de prova do crime do que a CMO fez.

Anónimo disse...

mom deixem esse j.valérioladrar à vontade pois ele quer é protagonismo.
o tempo dele está a chegar ao fim, e o tapete está próximo de ser retirado.
a aprovação do noivo IMI,por parte do B.E, foi a machadada final.
by by miga,vai pregar a outra freguesia.
és igual ao leal.

Anónimo disse...

Até parece que há dúvidas sobre quem mente.Lógicamente que quem mente, é o somos olhâo,fizeram-se amigos do j valério, e depois com a matéria nas mâos mandaran-no há vida.Zeca

L.Rocha disse...

Deixem de bater no J.valério e vejam que quem mandou aterrar a Ria Formosa foi o Francisco Leal,que anda a gastar o nosso dinheiro em cartazes gigantes mas que se recusa a limpar a merda que fez no aterro a sul das oficinas da CMOlhão. Francisco Leal se tievsse um pingo de vergonha nem tão cedo falava das maravilhas da ria formosa,pelo menos enquanto não retirasse esse entulho que está a envenenar a ria formosa.
já agora de quem era o entulho????
seria dos seus amiguinhos???onde ele anda a fazer as festas da ria? festas???

Anónimo disse...

ainda a comissão europeia não divulgou as medidas que vai tomar contra o leal e o estado português,por causa das etars e dos esgotoso tóxicos para a ria formosa'??

Anónimo disse...

o leal desde que é presidente só tem feito merda,é a merda do T é a merda na doca,é a merda da marina é a merda da horta DA CMO.É A MERda das piscinas é a merda da estrumeira de quelfes é a merda dos aprtamentos construidos em cima da antiga estrumeira da cmo onde estão construidos parte dos aprtamentos do marina vilaGE.É A MERDA DOS APARTAMENTOS NA FUZETA COONSTRUIDOS DENTRO DE AGUA. BOM AMERDA É TANTA QUE JÁ
SOBE PELOS ESGOTOS DA CMO. E TODOS DIAS A MERDA SAI MESMO EM FRENTE À SEDE DO B.E. POIS MERDA PROCURA MERDA.