quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As Novas escolas de Socrates.Portão cai em cima de aluno.

As novas escolas do Governo de Sócrates começam a meter agua em Olhão, e são noticia na comunicação social aqui, e ali, e mais aqui.
Este acidente numa escola nova, que por acaso só feriu ligeiramente uma criança, mostra como são feitas as escolas novas de Sócrates, adjudicadas sem concurso às empresas do Regime.
Essa escola, foi a concurso de professores há 2 anos, mas que por falta de dinheiro, só este ano foi inaugurada, e os professores lá colocados.
O ano passado as aulas foram dadas em contentores sem condições nenhumas, e só este ano lectivo a escola começou a laborar, mas mesmo assim as obras para a inauguração foram feitas à pressa, e o resultado está à vista.

Vem Hoje Francisco Leal num artigo de contra informação, para tentar calar esse acidente numa escola do seu concelho, enaltecer todo orgulhoso as obras que vão começar na escola secundária de Olhão Drº Francisco Fernandes Lopes.
Não diz é esse presidente que vão demolir uma escola que embora tenha 33 anos de construída, está em boas condições e sem danos nas estruturais.
O que se vai passar na demolição dessa escola é escandaloso pois vão juntar ao ensino secundária todos os cursos profissionais e das novas oportunidades do Governo de Sócrates.
Essas obras só são feitas porque é preciso gastar dinheiro, seja de que maneira for, e dá-lo a ganhar à empresa parque escolar, nem que para isso se tenha de destruir património do estado que está em boas condições, precisando só de algumas obras de remodelação mas, nunca a demolição.
Quanto vai ser gasto nas obras de demolição dessa escola?
Que condições vão dar aos alunos visto as obras de demolição serem iniciadas com as aulas a decorrer?
Será que os alunos vão ter aulas em contentores de 20 lugares, quando há turmas a funcionar nessa escola secundária com 34 alunos,que tem de trazer cadeiras de outras salas para se poderem sentar?
Será isso ter respeito pelos alunos, que tem exames este ano e que assim serão altamente prejudicados pelo barulho?
Não seria melhor construir uma escola nova fora de Olhão, para os cursos profissionais e das novas oportunidades, e fazerem as obras necessárias na escola F.F.Lopes em épocas de férias escolares.
17 anos Há frente de uma autarquia não é tempo mais que suficiente para planificar a construção de uma escola nova, sem estes problemas todos, e resolve-los de maneira adequada.
Uma coisa é certa, por mais contra informação que F.Leal, na comunicação social paga, faça as verdades vem sempre ao de cima.

10 comentários:

Anónimo disse...

o que se passou nessa escola tem sido uma vergonha.
foi aberto ´concurso para de professores há dois anos e depois a escola não abriu e a CMO foi obrigada a alugar contentores e lojas de prédios para que os alunos pudessem ter aulas .
as obras dessa escola carlos da maia estiveram paradas por falta de pagamentos aos sub-empreiteiros,por isso a escola em vez de ser inaugurada em 2009 só foi inaugurada à pressa no dia de Olhão deste ano,resultado o portão caiu. vamos ver o que vai cair a seguir.

Anónimo disse...

esses governantes não tem vergonha de ir demolir uma escola secundária, em bom estado,onde algumas obras como tirar as telhas de amianto que já deviam ter sido tiradas há anos,e com novos quadros pois os quadros velhos nunca prestaram,e nunca mudaram. com algumas obras de climatização e uma pintura e a escola estava nova.
se calhar a nova que vão fazer vai cair os portoões e chover lá dentro como está a acontecer nos hospitais novos que o Socrates,mandou construir aos amigos da familia mafiosoa do ps.

Anónimo disse...

O que é que o moço tinha que ir brincar empoleirado no portão?Um contínuo

Chico Pencas disse...

O anúncio das obras, da responsabilidade do Ministério da Educação, e que incluem oito escolas secundárias da região, foi recebido por nós com satisfação. É uma escola com História mas que já precisava de melhorias. Olhão é mesmo um dos quatro concelhos cujas obras nas escolas, integradas na fase 3 do Programa de Modernização das Escolas Secundárias, serão das primeiras a arrancar. A Secundária de Olhão remonta aos tempos da antiga Escola Industrial, num outro edifício, no Largo da Feira.

Entretanto, em 1977, foi construído o actual espaço, onde a escola ainda forma milhares de alunos. Agora, no mesmo local mas com grandes melhorias, vai nascer uma ‘nova’ Escola Dr. Francisco Fernandes Lopes. Uma prova de que o Governo, apesar das dificuldades que vivemos, aposta numa das vertentes a que se deve dar maior importância num país: a educação dos seus filhos!

Anónimo disse...

Estas obras nao podiam ficar para outra altura?com a crise que esta a deitarem escolas a baixo, tanta falta de dinheiro gente com fome, a crise que esta instalada, esse dinheiro nao servia para outras coisas?E altura de assentarem os pes no chao.

Anónimo disse...

Ja se sabia isto desta escola a semanas, e so agora vem dizer, guardem mas e o dinheiro para a fome que a em Olhao e nao deitem escolas a baixo que podem ainda passar uns anos de pe a coisas bem piores.

Anónimo disse...

mom essa penca tá-me a dar cabe do ecran do computador.

Anónimo disse...

jogar uma escola abaixo em perfeitas condições só quer dizer gozar com o povo, que vai ficar sem o 13ª mês, pois a 5 % chega ao fim do ano e é um mês a menos.
tiram a quem trabalha para esbanjarem em obras faraónicas.
continuem assim bananeiros do caral.....

L.Rocha disse...

quando o vosso blog noticiou a demolição da escola secundária os xuxas de olhão fartaram-se de vos chamar mentirosos agora vem o leal todo orgulhoso de jogar uma escola em bom estado abaixo e não aparece nenhum comentado xuxa a pedir desculpa dos nomes que vos chamram.
este blog é das poucas coisas que ainda vai dizendo as verdades.
é por isso que o leal e amigos não querem que as pessoas que trabalham na CMO tenham acesso a ele.

Anónimo disse...

Quem acha que aquela escola estava em boas condições é porque não a conhecia bem, mais não digo não vale a pena discotir sobre o assunto com quem não analisou as condições da mesma