segunda-feira, 25 de outubro de 2010

C.M.Olhão Destroi Zona Humida da Ria Formosa.E Deve ser Multada Exemplarmente!

Foi esse o titulo do meu artigo em 15 de Novembro do ano passado, quase um ano depois, o entulho continua lá, e as medidas que a CCDR-do Algarve tomou foi marcar uma reunião com a CMOlhão para esta semana, no seguimento de uma queixa feita à C.C.D.R do Algarve, pelo movimento de cidadania activa "Somos Olhão" a quem eu próprio cedi as fotos comprometedoras do camião da CMO a aterrar essa zona sensível da Ria Formosa num Sabado, com resíduos perigosos da construção civil, proveniente de restos de obras.
A propósito desse assunto recebi hoje um mail, do movimento de cidadania activa "Somos Olhão", mail esse que me dá conta das noticias vindas a publico na comunicação social nacional sobre o assunto, que passo a transcrever.

A propósito da notícia amplamente divulgada hoje, 25, sobre o aterro que a Câmara de Olhão fez na Ria Formosa, onde a imprensa de um modo geral faz-se eco de um branqueamento do atentado ambienta e de entidades responsáveis, CCDR-A, CMO, ARH e Sociedade Polis da Ria Formosa.

Foi noticiado na

RTP1

SIC

Portugal Diário IOL: http://diario.iol.pt/ambiente/olhao-ria-formosa-entulho-tvi24-ultimas-noticias-camara/1202281-4070.html

TVI : http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/olhao-ria-formosa-entulho-tvi24-ultimas-noticias-camara/1202281-4070.html

Jornal de Notícias: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Faro&Concelho=Olh%E3o&Option=Interior&content_id=1694577

Público: http://www.publico.pt/Local/camara-de-olhao-pode-ser-multada-por-descarga-ilegal-na-ria-formosa_1462651

RR Renascença: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=125596

NewsBrief: http://emm.newsbrief.eu/NewsBrief/moreclusteredition/pt/JornaldeNoticias-d64fc26c21dfa6ff3016b1b095cb8868.html

DestaKes: http://www.destakes.com/redir/7801c6d6867b3060aa2bf40b778f1c5b

O pior é que nessas noticias o presidente da C.M.Olhão diz que retirou o entulho do sitio, o que é falso! O que ele fez foi mandar espalhar os montes de entulho,em direcção à horta da CMO por onde entrava o camião que serviu de transporte a esses resíduos da construção civil.
O "Somos Olhão" enviou a seguinte hoje carta para os órgãos da comunicação social.
Falta de Transparência em Processo da CCDR-A contra CMO

Informativo para a Imprensa

25.10.2010

Anexamos uma carta dirigida ao Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve, Dr. João Varejão Faria sobre a situação que os membros do Somos Olhão! constataram na consulta, em 20-10-2010, ao Processo de Contra-Ordenação contra a Câmara Municipal de Olhão por serviços municipalizados terem efectuado deposições de resíduos de construção e demolição, vulgo entulhos, em área de REN, PNRR e Domínio Hídrico, a Poente da cidade de Olhão” ocorrido em fins de 2009.

O Auto de Notícia levantado pelos serviços da CCDA-Algarve teve lugar no dia 4 de Dezembro de 2009, conforme se pode ler no anexo 2.

A 29-01-2010, teve lugar nova fiscalização pela CCDR-A que constatou que a situação ainda não tinha sido reposta nem as medidas de protecção preconizadas levadas a cabo, anexo 2.

A Câmara só foi notificada a 29-Julho-2010 do Processo de Contra-Ordenação, instaurado pela CCDR-A, para no prazo de 10 dias, contestar, opor e apresentar testemunhas.

A Câmara até ao passado dia 20 não tinha respondido, conforme foi constatado na consulta ao Processo.

A CCDR-A, desde então não tomou qualquer iniciativa para dar continuidade ao Processo instaurado.

Este Processo está dependente da Vice-presidente da CCDR-A, Sr.ª. Dr.ª. Ana Margarida Leal, responsável pela área do Ambiente.

Esta Sr.ª era na altura da contravenção Vice-Presidente da Câmara e Vereadora com o Pelouro do Ambiente na Câmara.

Há uma manifesta falta de transparência com que este assunto está a ser tratado.

Mesmo quando se vem defendendo o comportamento anti-ambiental da Câmara com o argumento de que se trata de uma zona a requalificar, conforme a ARH e a Sociedade Polis tem vindo a fazer na imprensa, trata-se de uma meia verdade, porque de facto não existe ainda qualquer Projecto aprovado ou mesmo sujeito a consulta pública conforme se pode constatar no site : http://www.polislitoralriaformosa.pt/projecto.php?p=8.

Vamos ver como se vai safar desta, o mentiroso que é presidente da C.M.Olhão há 17 anos, Francisco Leal.

20 comentários:

L,Rocha disse...

esse presidente pensa que uma mentira repetida várias vezes se transforma em verdade. dessa vez talvez se dê mal pois a comunicação social a nível nacional,caiu-lhe me cima e em força,e esses gajos são como uns cães quando sentem a presa preste a cair não descansam.e leal vai cair assim que socrates abandone ou caia o poder.
o fim de leal está próximo e já não há advogados que o salvem.

Região Sul disse...

No região sul on line também saiu a noticia.

CMO caloteira Nº1 no Algarve disse...

Falam mal do nosso presidente mas Olhão está em 25ª lugar nas autarquias que pagam pior,274 dias para receberem o papel.
porque será que não se ouve nenhum fornecedor a queixar-se???
serão os orçamentos logo inflacionados??

Anónimo disse...

quer dizer com isso que o vereador do bloco em Olhão, mentiu aos responsáveis do B.E. de Lisboa quando disse que tinha sido ele a denunciar esse crime???
curioso,não é?

the Gods,God disse...

The Gods' God
25.10.2010

"Câmara pode ser multada por descarga ilegal de entulho na Ria Formosa"Esta e uma noticia muito boa. Assim que a camera pode ser multada!!!??? Deve de ser multada e todos os responsaveis para o olho da rua sem direito a nehuma indemenizacao. Se o presidente sabia disso tambem deve de ser posto a andar pois e um imcompetente, um emporcalhado que nao respeita a NATUREZA. Rua com todos jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Atento disse...

o chici é mesmo aldrabão e tema valentina a defende-lo então o tecnico que foi ao local diz que o leal tem de retirar em toda a extensão do terreno mais de 3 metros o que dá mais de 400 metros de comprimento e 3 de largura e mais de 3 metros de alturao que dará a modica quantia de 400x3x3=1200m3 de residuos,mais o declive obrigatório que todos os declives tem de ter.
que é mais 3oº.
agora vejam lá com quantos dentes mente o leal e a valentina.

Anónimo disse...

se os leitores deste blog repararem o presidente da CMOlhão farta-se de fazer Rapapés ao socrates, e depois não querem que ele tenha a bênção do socrates?
enquanto o socrates estiver no poder nunca ele vai ser condenado a sério.
é a justiça que temos em portugal-
se fosse umcidadão a descarregar uma carrrada de entulho onde a CMO despejou até sem o camião ficava.COMO FOI A CMO A ATERRAR A ZONA NADA VAI ACONTECER.

Zé do Mar disse...

Meus amigos!
vamos lá pôr os pontos nos (iis)O terreno em questão, é uma zona industrial,(salinas)de onde se tem extraido muito sal no passado, mas porque o sal actualmente é extraido na mina de Loulé a mais baixo custo, estas salinas estão absoletas, ou mesmo abondonadas. o destino lógico para aquele local, será o prolongamento do parque pescador Olhanense, e a avanida 5 de Outubro até Faro, considerando isso aqueles terrenos, terão mesmo de ser aterrados.Não se esqueçam que onde é hoje o jardim patrão lopes, já foi ria, e onde é o jardim pescador Olhanense tambem.

Anónimo disse...

O tempo que se preocupam com a camara de Olhão em descargas de entulho ou seja la o que for porque que os olhanenses não são policias de si proprios e olham para as descargas que fazedm diariamente perto dos contentores do lixo e nas bermas das estradas sera que e a camara de olhão que produz esse entulho e esse lixo? o sera que somos cada um de nos que não temos civismo nenhum e deitamos tudo no chão nos sim somos uns porcos que não sabemos manter a nossa cidade limpa.Sera que estes blogs so servem para ver os erros da Camara de Olhão?E os cidadões desta terra seras que fazem o seu dever?
quantos aqui fazem reciclagem quntos aqui abrem a tampa do contentor do lixo e metem o lixo la dentro?quantos e que vão a dita ALGAR DESCARREGAR A MERDA QUE FAZEM? POIS NÃO VÃO E PAGO MAS POR PERTO DO CONTENTOR E DE BORLA NÃO É?POIS E ASSIM APESAR DA CAMARA TER ALGUMA CULPA NOS CIDADÕES NÃO AJUDAMOS A SER MELHOR O NOSSO CONSELHO PK ISTO E DE TODOS E NÃO SO DA CAMARA .ABRAM OS OLHOS OLHANENSES.

Précurão disse...

mom ió zé do mar ,tu és é o zé do medronhe,que de um litrobom fazia 30 de zurapa.
então nã sabes que as minas de sal de loulé já fecharam e que vão fazer hoteis nesse local outro ganda negocio de nunes correia e manuel pinho.
toda a gente sabe que os jardins tanto o patrão jaquim lopes como o do pescador olhanense foram aterrados e roubados à ria mas isse era dantes,quande a ria nã era maravilha natural,agora a musica é outra pois como é maravilha embora esteja podre não pode ser aterrada aí é que o chico cara dura se enganou,pois agora os gajes dos jornais pensem assim então a ria é uma maravilha natural e querem acabar com a ria?? lá se vai o negocio do leal de fazer os estacionamentos para os 700 apartamentos de marina vilage,pois esses esquecerem-se de fazer estacionamentos.pois o chico tinha prometido assim nã vale a pena gasttarem dinhere a fazer caves e a tirar o lixo da estrumeira,que eu com o tempo e com o dinheiro do polis faço um parque à borliu para vocês.
coitado do leal trompicou-se, que aparecerem esses gajes chatos que tirem fetegrafias a tude, e que só fazem é precuras,e metem-se onde nã são chamados.
o melhor que o leal faz é pedir ajuda ao socrates para vir a olhão, e dar ordem de prisa a essa gente toda.
será que o leal vai,mesmo chamar o socrates a olhão para vir em ajuda dele????

Anónimo disse...

POIS POIS

Zé do Mar disse...

Mosse oh precurão!
vai-te mas é catar, então tu na vês que o Leal sabe mais a dormir que tu sabes acordado? deixa lá o homem aterrar as salinas que as salinas na fazem falta nenhuma, e no processo ficamos com uma avenida que nos leve directo à capital. quanto aos maçaricos, deixa tar que eles fazem o ninho noutro lado, eles sempre se desarrascaram!
Mosse Ió Terramoto tenho-te visto ultimamente muito com o zé sabino, será aquilo que eu estou a pensar?

Anónimo disse...

o socrates vem a olhão e traz uma mola no grande nariz, para não cheirar a merda???
vocês só sabem é dizere mentiras agora vem o sicrtaes a olhão??? se calhar vem à quinta de marim não? vem ver a bela entrada da sede do PNRF, que está cheia de lixo não?

Anónimo disse...

socrates é o chefe dos bandidos que estão a governar portugal e que ocupa a 32ª posição entre 174 países no que toca a corrupcção.
o ano passado estava em 35º o que quer dizer que quanto mais corruptos, são os governantes mais os portugueses gostam dos governantes.

Anónimo disse...

Tambem tem um pouco de razao quando dizem que as pessoas jogam o lixo para o chao,mas se as pessos continuam a fazer, e a Camara que tem que tomar uma atitude, ponham pessoas na rua a falaer com as pessoas, façam publicidade porta a porta, a muita gente na camara sem fazer nada, pois a muito menos serviço no sector de obras, ponham toos a ajudar, em vez de andarem a roçar o cu palas paredas a conversar uns com os outros e a fumar na rua

Anónimo disse...

mom então agora ias por o pulga pai da dita cuja ,a fazer proapaganda porta a porta por causa do lixo??
ele quer é fazer filmes, para depois obrigar fulanas a fazer o que bem quer.

Anónimo disse...

e quantos terramotes estao a pouco tempo a volta do Leal e ele nem sabe, acorda chefe

Anónimo disse...

Voces levam a questao do lixo para a brincadeira quando no fundo e uma questao muita seria,e a tanta rapariga naqula camara nos corredores a falarem umas com as outras que bem podiam ir para a rua falar com as pessoas acerca do lixo

Anónimo disse...

comentário retirado sobre o asunto no observatório do algarve.
Por Aoquistochegou! (20-10-2010 19:45:00)
O patriarca de Olhão não é amigo do melhor cirurgião plástico do pais, especialista em Lipoaspirações: José Sócrates!! Vai-nos deixar sem uma gordurinha!! Estes podem tudo...

Anónimo disse...

Essa onda de multas para os crimes contra o meio ambiente tem de acabar.
Os responsáveis têm de ser postos na rua e julgados. É urgente denunciar estes casos a organismos internacionais.

J.