sexta-feira, 8 de outubro de 2010

POLUINDO A RIA FORMOSA


Como o pequeno vídeo mostra, na Ribeira do Lacem, entre Cabanas de Tavira e Cacela, apesar da ausência de chuva, continua a correr agua. Procurando saber a sua origem, verificámos que os campos de golfe situados entre a Estrada Nacional 125 e a Ria Formosa, têm tubos de drenagem das águas para a berma da estrada/caminho, e que por um sistema de manilhas, acaba desembocando na Ribeira do Lacem, bem como de uma outra que atravessa a Quinta da Ria e desagua junto à estação elevatória da Fabrica.
Para além do consumo excessivo de agua, os campos de golfe são tratados com nitratos para manter a relva, e, neste como em muitos outros casos acaba desaguando na Ria.
Normalmente, as pessoas desvalorizam estes actos, por desconhecerem as suas implicações futuras. O uso continuado destes químicos, da mesma forma que favorece a relva, favorece também o desenvolvimento de certas algas e são por isso potenciadoras da eutrofização do espaço lagunar.
O seu efeito mais imediato, é a perca de biodiversidade, resultando na morte dos bivalves e espécies piscicolas juvenis que aguardam o crescimento para demandar o oceano. A médio-longo prazo, a eutrofização da Ria Formosa conduzirá ao apodrecimento dos fundos, chegando ao ponto da emanação de gazes tóxicos para a saúde. Assim a Ria Formosa estará condenada, com o conhecimento das autoridades com competência na matéria, sejam a CCDR, a ARH ou o ICNB.
O desenvolvimento de actividades económicas, ainda que consideradas como estratégicas, não pode pôr em causa o ambiente, degradando a maior riqueza da Região, a Ria Formosa.
Assim e dando sequência ao vídeo de 29/09, a brigada do ambiente da GNR deslocou-se ao local, aguardando nós o resultado das diligencias efectuadas.

24 comentários:

Chico da bolica disse...

os responsáveis por esses organismos CCDR ARH ICNB IPIMAR,queem lá saber se a Ria Formosa está poluída ,eles querem é que chegue o fim do mês para receberem os chorudos ordenados.
mas se esses organismos não cumprem a função para o qual foram criados o melhor é serem extintos e o estado poupará em tempo de crise muitos milhões em ordenados.

Anónimo disse...

Biodiversidade, os passarinhos,as construções nas ilhas barreira as ETARS,"lenga lenga" continuamente repetida para manter a aparência do sentido de responsabilidade:tudo bem desde que não colidam com altos interesses, no caso, os campos de golfe e a sua manutenção.Não é querer acabar com os campos de golfe ou outras mais valias para o Algarve, pelo contrário, quantas mais melhor.O problema está na coabitação.A vida de uns não pode ser à custa da morte de outros.As autoridades não podem ter contemplação com agentes poluidores assassinos.Ajudar nos altos custos do controlo dessas fontes poluidoras,tudo bem dentro do possível,mas fechar os olhos ou dar desconto é crime maior.

Tó da ilha do Farol disse...

poluir até acabar com as actividade económicas da Ria e depois, mais e mais invasão de turistica ,depois de correm com as pessoas naturais que sempre fizeram a sua vida na ria formosa.
na culatra 1º foram os espanhóis a comprar casas, depois para enganar,o estado, compraram viveiros.e as pessoas de olhão e da culatra ainda vºão ser é todos corridos das ilhas.

Anónimo disse...

É mais facil arranjar uma desculpa do que associar a morte das gaivotas na Praia de Faro às escorrencias dos campos de golfe da Quinta do Lago; em tempos de visita a esse local encontrei uma gaivota morta mesmo junto à saída do colector que traz as escorrencias para a Ria. Enquanto não matarem tudo não descansam; o que interessa é o dinheiro e quem cá ficar que se lixe.

Anónimo disse...

mom gaivotas há muitas patos há muitos amêijoas há tantas que se não morresem tinhamos de andar á tacada com elas,agora tachos é qye há poucos e é preciso mante-los.
é por isso que os responsaveis nada fazem e a biodiversidade na RIA FORMOSA VAI DESAPARECENDO.

ser deputado na Suécia disse...

A vida de deputados na Suécia.
carregue no meu nik name.
será que esses boys iriam querer ser deputados em Portugal se fosse como na Suécia?
divulgue pelos amigos.

Anónimo disse...

pois isso é na caiana não é ?
por aquele caminho entre ciprestes,,,, issso ja ta assim á anos imaginem os litos que manda de agua para a ria mas os campos de golfe sao de poderosos corruptos

Anónimo disse...

cortam os abonos de familia a centenas de milhares de pessoas aumentam a adse+1% para todos os funcionários públicos, aumentam o iva 2% aumentam om IRS.
mas não cortam a acumulação de reformas com o salário,na fução publica e nos políticos.
Pudera já viram alguém atacar-se a e eles próprios o cavaco acumula 3 reformas e o ordenmado de presidente o Manulel alegre idem idem e quantos mais não haverão???
nesses não se toca.
Mas o povo cala paga e não refila.
cambada de carneiragem.
em toda a europa se refila aqui faz-se uma greve geral mas a GGTP já disse que a greve não é para derrubar o governo,já a UGT queria exigir a queda do Governo.
alguém já percebe alguma coisa dessa merda????
a GGTP e a CDU são uma cambada de traidores por isso Potugal chegou ao estado onde chegou.

politicos corruptos disse...

cambada de corruptos e vendilhões nas suas reformas não tocam não.

Anónimo disse...

no ancão e na quinta do lago as escorrências dos campos de golfe vão todas para a ria formosa.a CCDR e a ARH e o ICNBo PNRF. sabem disso e não fazem nada.
pois quem manda nesta ria formosa são os poderosos.

orçamento participativo??? disse...

porque será que em Olhão a CMO e o Leal nem sequer podem ouvir falar do orçamento participativo.
será que tem medo dos cidadãos se envolverem na vida politica da sua autarquia???
ou será por causa de orçamentos fraudulentos e ajustes directos fraudulentos.
em Vila do Bispo e em S.Brás ha discussão do orçamento pelas pessoas em Olhão nem pensar.

Anónimo disse...

Tó da ilha do farol;Quem vendeu as casas, os viveiros e mais houvesse aos espanhóis? Não foi o estado ou o POLIS, pois não? De certeza foi gente de Olhão e da Culatra.Por esse lado, lamúrias para quê?

Anónimo disse...

Foi por isso que na ultima manisfestação a UGT não alinhou,dizendo que "não era na rua que resolviam os problemas dos trabalhadores " mas descansem que os fodid..vão ser os mesmos de sempre, PS/PSD ainda vão arranjar forma de aprovar o orçamento,assim como se entenderam em relação aos PEC s.
O que o PS quer é que o derrubem do governo,para poderem atirar as responsabilidades para os outros da merda toda que têm feito até aqui,e esses ficarem com a parte odiosa na questão do derrube do governo,desta vez vão governar até ao fim do mandato,quer queiram fugir ou não.Mas nenhum partido fala em cortar com as subvenções que recebem do governo,em reduzir o numero de deputados,em acabar com a acumulação de cargos publicos/privados ou tambêm na questão da acumulação das reformas,em cortar nas mordomias dos altos cargos publicos,cortar algumas fundações e institutos publicos que nada produzem,nos boys das empresas publicas/privados que nada fazem,acabar com o enxame das empresas municipais que servem para tudo e para todos do sistema,pode lá ser num país falido as camaras gastarem 12 milhoes de euros em festas ?a ANACOM gastar num jantar 30 mil euros ?Vejam quanto ganham os gestores da TAP,REFER,EDP,etc.etc. são ás centenas destes boys.O país está falido por causa desta gente toda,mas infelizmente pede-se sempre aos mesmos que paguem a crise.Persegue-se os que vivem das migalhas e fazem-nos pagar as mordomias desta classe que nasceu com o 25 de Abril,em que muitos viciaram as regras da democracia em proveito próprio,assltando o povo.É PRECISO NOVA REVOLUÇÃO,MAS SEM CRAVOS !Se assim fôr contem comigo.

APB

Anónimo disse...

O país foi asssaltado,e a justiça aonde anda ?

Atento disse...

Para o sindicato, a redução unilateral dos salários pelo empregador pode, no limite, forçar o trabalhador a desistir do seu emprego. Para o sindicato, existe uma violação do princípio da igualdade: se os salários dos servidores públicos podem ser reduzidos e a garantia constitucional de irredutibilidade se mantém para os trabalhadores em geral. "Não há motivo juridicamente válido para impor que quem trabalha para o Estado ou entidades públicas tenha menores garantias ou direitos que quem trabalha para entidades privadas."

isso é o que diz o sindicato dos juízes e eles é que sabem de leis.

Anónimo disse...

Segundo a imprensa de hoje a camara de Olhão volta a ser noticia pelas piores razões:É uma das que leva mais tempo a pagar aos fornecedores,dá vontade de rir,para não chorar:Então será quando os artistas vêm actuar no festival do marisco,levam largos meses para receber o chachet?e que não é pouco,ou é liquidado imediatamente,? e os fornecedores que esperem.Enfim SÓ ! em Olhão.

Anónimo disse...

Anónimo 00:51 A justiça anda onde??
Mas o meu amigo não sabe que os assaltantes levaram a justiça? Por ter acordado agora, está desculpado...iiiii. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mó tive a lêr que a camara de olhão é quem mais tarde paga,deve ser verdade sim deve,pensem noutra que eu já volto.nélinho

Anónimo disse...

APB, 00:44!!! NOVA REVOLUÇÃO?? Mas houve alguma revolução? Ainda não lhe passou a bebedeira que nos pregaram? Tínhamos o estômago vazio,bastou um copito....trinta e tal anos depois está bem à vista no que deu; Vá lá ...mesmo embriagados não fizemos só asneira, alguma coisa se aproveita.Se tivessemos passado por uma revolução, outro galo cantaria.Pode crer, as forças invisíveis que dominam Portugal nunca irão permitir uma revolução.Sempre foi,é possível,embrulhar com papel a cheirar a revolução o mudar alguma coisa e voltar tudo ao mesmo,.Descomprimir as tensões, de vez em quando, faz bem. As revoluções têm muita violência e esta gente não foi à tropa, só lhe passa revista. No gabinete,com ar condicionado, com uns wiskitos, não será melhor?Saúde para ver.

Anónimo disse...

Mas tambem desde que esta este novo vereador de obras todo enchado
na n Camara,ele as vezes para as secretarias ate e bonzinho ate conosco e um amor de rapaz, mas nao nos podemos fiar nele e mesmo so nos bolos e muito aberto, mas ele tambem gosta muito de saber que lhe buzinem aos ouvidos ele e mesmo cuscu sabem ele ate tem medo da sombra dos cortinados

Anónimo disse...

Mosses grandes novidades vao por ai entao vamos ter o Ze Apolinario como presidente da Camara de Olhao?

Anónimo disse...

Caro APB,a constituição é garante dizem os mesmos,das liberdades e garantias do povo.Não é que esteja em desacordo com a vossa intervenção,mas sim reforçar o seu comentário.Presentemente já duvido que a constituição garanta o que quer que seja ao povo,se essas garantias são diariamente violadas por decretos a belo prazer de quem governa,mesmo sendo minoria na A.R.,veja os casos mediaticos que justiça enfrentou,alguns com graves suspeitas,para não dizer outras coisas,alguem decretou o arquivamento desses casos,aonde estava a constituição ?Não diz que a justiça é igual para todos os cidadãos?Mais uma vez uns decretos ,anularam a constituição,e isto repete-se todos os dias,nos mais atentatórios direitos do povo,decreta-se abaixamento de salarios,regalias sociais e por aí fora,pela constituição isto naõ era permitido,mas o governo lá vai fazendo mais uns decretizinhos e torna possivel que a constituição passe para segundo plano,por este andar só falta um decreto a arquivar a constituição.

Um amigo

Anónimo disse...

devia ser bonite o apoinÁRIO NA CMO,ENTÃO ELE VINHA DIZER QUE OLHÃO É OLHÃO????

Anónimo disse...

Olha sobre o Apolinario eu ja vi muito eu sou do tempo em que uns ganhavam a concelhia e os outros e que iam por isso nao me ademira nada,e enchado como esta o moço das obras que na tem medo de ninguem so mete agua por todos os lados, na mudem de campanha na