quarta-feira, 13 de outubro de 2010

no Parque Urbano de Olhão, UOP8

betonização avança sem aprovação do Plano de Pormenor

Conforme já se vislumbrava em Agosto de 2009, Francisco Leal na campanha para as autárquicas que se aproximavam, onde renovou o mandato para Presidente da Câmara de Olhão, apresentou como promessa eleitoral a aprovação do Plano de Pormenor para a UOP8, o Parque Urbano da Cidade de Olhão.
Prometia ele, para uma área de 44 hectares já inseridos na malha urbana a sua requalificação, com a criação de uma zona verde com espaços de lazer e ocupação para a população do concelho e visitantes de que Olhão estava necessitado, reconhecia ele.
Previa para o Parque a instalação de vários equipamentos: circuito de manutenção, anfiteatro ao ar livre, viveiros municipais, escola de jardinagem, quinta pedagógica, espaço aventuras, espaço para desportos radicais, instalações de apoio e alojamento para jovens, outros equipamentos que sejam compatíveis com os princípios,orientadores e que reforcem a atractividade da cidade de Olhão.
Para as construções já existentes implantadas de forma desordenada, o Estudo Prévio deveria apresentar a sua integração nas características do Parque e para a zona circundante, a orla circundante, as novas edificações deveriam subordinar-se á finalidade do Parque:
- Requalificando toda a Área Urbana e Urbanizável envolvente ao Parque atendendo aos índices estabelecidos no PDM;
- Criar uma estrutura viária que articule os tecidos urbanos confinantes;
- Criar estacionamentos de apoio aos utentes do parque;
- Valorizar o espaço público dando-lhe um carácter fortemente
urbano;
- Prever a construção de edifícios de habitação na orla do parque,
prevendo as redes de infra-estruturas e de saneamento;
- Requalificar as construções existentes;
- Articular a E.N. 125 com o Parque Urbano
Hoje a pouco mais de um ano das promessas eleitorais, sem conhecido a finalização do Estudo Prévio e muito menos da discussão pública e aprovação do Plano de Pormenor, o que assistimos é a ocupação da área destinada para o Parque com o avanço frenético de edificações e urbanizações, imunes à crise, com a destruição do que resta do já degradado património ambiental.
É o abate de dezenas de pinheiros mansos (Pinus pinea) , alguns centenários, na zona de maior número de exemplares do concelho, e a ocupação de hectares de terrenos em pousio e agrícolas para betonização, desarticulados com a promessa para a zona, que afinal foi de eleitoralismo puro.
É a cedência aos interesses imobiliários que tão boa representação parece terem dentro da Câmara, em desfavor da qualidade de vida da população do concelho.
É necessário um travão a este despudor.
´também publicado no:

11 comentários:

L.Rocha disse...

esse leal não aprende e continua a ser mentiroso e não respeitar a democracia.
como é acólito de socrates a lei protege-o como protege socrates.
quando socrates cair o que não falta muito leal vai a seguir.

celinha disse...

então o leal já não pode fazer o que quer? não foi para isso que foi eleito pela 4 vez consecutiva?
a oposição faz alguma coisa para mudar?
a oposição em peso aprovou o aumento do IMI para os valores máximos de Portugal,ou seja já se paga em olhão o mesmo IMI que vale do lobo e quinta do lago.
os vereadores do psd e do b.e. aprovaram essa merda aprovam tudo o que o leal quer e não denunciam nada.
por essas e por outras o leal tem autoridade para fazer as merdas que quer foi eleito para isso.

Anónimo disse...

Essa merda que está a ser feita na zona alta é dos senhores que mandam na câmara,luis,gustavo,zé manel,valtinha e o célebre varatojo.

Anónimo disse...

VIVA O LEAL E O JOÃO PEREIRA PELOS OS BONS SERVIÇOS A OLHÃO

Anónimo disse...

pois bem podem esperar para vender os apartamentos.

Zé do Mar disse...

Mó! má esse Leal é mesme trafulhento! então promoteu aos eleitores fazer um parque urbano, e agora nesse local, estão a construir apartamentos? Será que ele andou na mesma escola que o Zézito? então e não há ninguem que pare esses dois vigaros?

Anónimo disse...

os pinheiros só dão é despesa, os prédios dão lucro é preciso é trabalho.quem tem pinheiros o melhor e derrubá-los todos e fazer prédios para a economia de Olhão ir prá frente.

Anónimo disse...

Com tanta construcção mais arrecadação de impostos,mesmo assim é a pior camara a pagar aos fornecedores?O que é fazem ao dinheiro dos nossos impostos?Bem com três administradores na empresa municipal Mercados de Olhão,mais três na Fesnima etc .etc.não há dinheiro que resista.Paga Zé e não bufes !

Anónimo disse...

Na vossa peça, o prédio da Soledia está erradamente desenhado, não estando dentro do parque como voçês insinuam.
Já para não falar na Urb. Quinta do Alto que não é no terreno que voçês desenharam, mas no do lado poente.
É que isto só vos descredibiliza, se é que ainda têm alguma credibilidade.

a.terra disse...

Ao comentador da 00.59 para lhe dizer que o blog é composto por um conjunto de autores em que cada um responde por aquilo que afirma. E se há algum erro na localização, só em face do alvará de loteamento poderiamos confirmar do cumprimento dos indices de construção, que para a categoria de espaço é de 0.55, e deixa-nos algumas duvidas.
Tudo seria mais simples se Leal e acolitos dessem acesso aos processos. A ocultação de elementos essenciais é que descredibilizam. Não são os autores do blog quem exerce o poder publico com todas as irregularidades que têm sido cometidas em Olhão.
Descreditada está a Camara de Olhão pelas pessimas noticias que a comunicação social nos dá. O resto faz parte do mareting politico pago com o dinheiro dos contribuintes cujo exemplo mais notorio é as "Quintas do Leal", onde o trapalhão consegue afirmar o contrario da realidade.

Anónimo disse...

expliquem o que e isso de porem uns patins ao Pinina, nos gostamos de saber o que se passa com a nossa politica local