quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VARIANTE NORTE À 125

Desde 1995 que está definido o traçado da Variante Norte à 125, mas que, por incompetência da Câmara Municipal de Olhão foi permitida a construção de edificações. Incapaz de tomar uma decisão o narigudo presidente endossa a responsabilidade para a Estradas de Portugal, como se as violações e alterações ao ordenamento no concelho não lhe dissessem respeito, pelo que já foram anunciados um sem fim de alterações àquele traçado.
O ultimo traçado para alem de ir destruir uma propriedade agrícola em plena actividade, está concebido de forma a beneficiar alguém em prejuízo da generalidade das pessoas que habitam na Urbanização do Brejo e vizinhança.
Mas quem beneficia com o recente traçado? A Construções Marques & Guedes, onde pontifica o eng. Melo Medeiros, ex-vice-prsidente da Câmara Municipal de Olhão.
O eng. Melo Medeiros, herdeiro, também ele, do antigo baile do Medeiros à Patinha, autorizou a Construções Franclea a construir a cave do prédio que lhe sucedeu em área de cedência para o domínio publico municipal, o que sugere desde logo relações de grande proximidade e promiscuidade.
A Construções Franclea, por sua vez, era a promotora da urbanização que passou para a Marques & Guedes, em Brancanes, e que não quer a Variante à porta.
Como de costume o ainda presidente continua a omitir informação sobre o traçado, recusando-o aos moradores da zona e parte interessada no processo, atitude que é acompanhada pela Estradas de Portugal.
De qualquer das formas, toda e qualquer alteração do traçado, constitui uma alteração ao ordenamento que carece do parecer prévio da CCDR, tal como o presente para destruir uma propriedade agrícola carece dp parecer prévio da Comissão da Reserva Agrícola, pareceres esses que não existem.
Cabe aos moradores da zona organizados em torno da sua Comissão, dar luta ao birras e demonstrar-lhe que a Lei e o bom senso têm de prevalecer.

24 comentários:

Anónimo disse...

Esse Francisco Leal só sabe é proteger os amigos do regime.
Então o homem quer destruir uma propriedade agricola para proteger uma urbanização, e depois o que vão fazer aos trabalhadores dessa empresa agricola??
então e os moradores que compraram os terrenos à CMO na urbanização do brejo também não devem ser protegidos?? pois uma variante de 4 faixas não pode passar a 30 metros das casas já edificadas.
se existisse justiça Francisco Leal teria de responder porque autorizou que se construissem vivendas em cima do traçado previsto no PDM em Olhão aprovado em 1994,mas como a justiça protege quem comete essas infracções ao PDM,e o IGAAL e A CCDR protegem todas as aberrações de Francisco Leal,vamos a ver o que vai acontecer agora neste caso da Variante norte em Olhão.
a CDU está calada pois há quem da CDU tenha terrenos nessa zona que vão ser valorizados,por isso todo o silêncio sobre o caso o PSD já sabemos que não existe o vereador do PSD Alberto Almeida vota sempre a favor do PS e o drº Abundio é como senão existisse ,umas vezes faltas às sessões da CMO e quando vai não sabe bem o que anda ali a fazer.
bom do vereador do B.E. é melhor nem falar pois aprovou o IMIdo valor mais alto do país para o concelho. ;Mas mais dia menos dias tiram-lhe os patins.

Anónimo disse...

Esse Melinho, não foi aquele que aprovou os projectos das Construções Lagarça. Porra que esse está em todas.

Anónimo disse...

A Fraclea não foi aquela empresa que comprou o alvará na net? E como é que o serviço de obras da Camara deixou passar? Há negoices esquisitos, na há?

Anónimo disse...

compra de alvarás na net e ninguém vai preso????

Anónimo disse...

parece que com esse desvio à variante o Presidente da CMO se vai dar mal,pois há quem se esteja a preparar para pedir a perda de mandato por infracção ao PDM de Olhão, e dessa vez não vai poder recorrer aos pareceres jurídicos comprados.

Anónimo disse...

esse aterra sabe muito mas anda a pé.
O francisco leal não é pessoa para infringir o PDM, se assim o fosse o joão pereira vereador do B.E. já tinha feito queixa dele pois o B.E. tem advogados para isso.

Anónimo disse...

E quem estava empregado na Franclea,era o Carlos Martins o vereador de obras

Anónimo disse...

Vergonha no PSD em Olhão,

Como existe limite de mandatos para presidente nas concelhias do PSD (3 no máximo), e a dupla Daniel Santana/Alberto Almeida tendo já estado na presidência duas vezes seguidas, arranjou para este mandato de 2 anos uma marionete (o velho de moncarapacho) para depois em 2012 já poder concorrer e voltar a tempo de distribuir as cartas durante as próximas autarquicas...

Admira-me é o velhote de Moncarapacho, aceitar tal situação!!!

Um eleitor atento

Anónimo disse...

Nem o Chico infringe o PDM nem o vereador do BE altera seja o que for.
O vereador do BE promete muito mas faz muito pouco daquilo que devia fazer.

Anónimo disse...

essa dupla leal melinhe soube-se orientar muito bem.
foram eles que aprovaram os apartamentos em cima da antiga estrumeira da CMO não foram? e o hotel??'
e agora querem proteger o marques e guedes????

Anónimo disse...

esse velhote de moncarapacho também é do regime, pois o filho construiu onde não devia.
o leal tem todos na mão.
1º facilita e depois cobra .

Anónimo disse...

Ninguem aqui diz nada ao que se passa com o loteamento Viver no Parque, na Zona Alta

Anónimo disse...

Eu sei eu sei que loteamento e essee quem e tambem proprietario dele eh eh eh, moços ta em monte

Anónimo disse...

dizem por aí que a variante de olhão só vai ter duas faixas,mas, como é possivél uma coisa dessas se a variante de Faro vai ter 4 faixas e a de olhão vai ter 2 então que raio de orgulho é esse do presidente da CMO.
vergonha tinha eu de se fazer uma variante a Olhão só com 2 faixas.

Anónimo disse...

essa dupla e os apartamentos da fuseta a casa do segundo com 420m era o melinho o chefe da mafia era ele quem mandava nos env e mandava os meninos e meninas onde ir levamtar a merda era tanta que o leal teve que o por andar para limpar o seu nome outra vez

Anónimo disse...

O velho de moncarapacho merece mais respeito,o que vocês no somos olhâo gostam é de gozar com as pessoas, mas quem sabe se não será agora que o psd de olhão muda e tor na-se alternativa ao ps.Rambo

Anónimo disse...

Ó eleitor atento, por acaso não serás mais velho que o senhor a quem chama velhote de Moncarapacho...Primeiro olhe para si e já agora o velhote sabe muito bem o que faz.

Anónimo disse...

o psd em olhão alternativa ao ps ah.ah.ah. deixa-me rir,todos os que estiveram á frente do psd se orientaram a eles e aos filhos é só por os olhinhes no drº do ferro no sebastião lebre e no alberto das moças.

Anónimo disse...

Está o caos instalado no traçado da Variante de Olhão. Foi feito um esboço de traçado, mas como passava 30 metros proximo de duas vivendas então, os donos mexeram-se (não se sabe bem como...) e o traçado foi alterado. Só que o novo traçado, corta ao meio uma exploração agricola existente à várias anos, o que vai implicar praticamente o seu fecho!!! Os donos da exploração agricola ao saberem da triste noticia foram à CMO falar com o Eng. Leal, e a resposta do mesmo foi genial e nem dá para acreditar...

"Eu não tenho terrenos nesse sitio"

Subentende-se não tenho nada com esse assunto

Eu penso que isto ainda vai dar "pano para mangas", e muita agua terá que passar debaixo das pontes...

Segundo eleitor atento

Anónimo disse...

A Variante de Olhão não vai cortar uma exploração agricola, mas sim 3 explorações agricolas, quanto a casas, são mais de 30 a menos de 50 metros da estrada, algumas a um metro de distancia!.
Incrível para mim é os moradores do brejo saberem desde setembro 2009 da variante e só agora se decidem a reinvidicar e lutar contra o actual traçado, algo que o resto dos moradores de Belamandil, Piares e Brancanes já fazem desde há muito. Onde estavam escondidos?

Anónimo disse...

não é melhor juntarem-se todos e colocar o leal no sitio certo???
e o sitio certo é na cadeia.ou atado a um poste a apanhar tacada de tomate podre.ou de ovos também podres.

Anónimo disse...

É de louvar?? a grande reunião da semana passada, nas instalações da Junta de freguesia de Quelfes sobre a variante de Olhão, que após tanto esforço nos contactos??, parece que compareceram duas pessoas pai e filha?, os grandes prejudicados, agora é que se consideram prejudicados? Ao que se consta foram para as reuniões da CMO e para o Sr. Presidente com atitude pouco correctas, sem qualquer educação, ofendendo, caluniando e levantando possíveis suspeições que penso infindáveis sobre pessoa que muito fizeram por Olhão!!, Como Olhão era há trinta anos e as suas freguesias e como é hoje, tenham respeito por quem tanto trabalhou no meu entender, pelo menos está há vista. Esse homem que eu nem considero Sr., pela sua conduta e falta de respeito para com os verdadeiros representantes eleitos pelo povos trabalhador de Olhão, que muito têm contribuído para o engrandecimento da nossa terra, deve ser mais educado e com outros princípios e não alegando tantos problemas agrícolas nas suas 80 jeiras "160.000 m2", quando o seu terreno a norte por onde está agora localizado o novo projectada da variante, é um terreno com muitas poucas qualidade para a agricultura, em que a sua topografia apresenta uma inclinação de pelo menos 10% e várias cotas "altitudes" e os solos de uma textura fraca argilosa ligeiramente calicente, muito pouco produtivo, em que o dito dono muito pouco, ou quase nada o utilizou para regadio e tanto mais que tem pouca água de qualidade para quase os seus 35 hectares e a ainda por cima tem uma captação que dizem ter muita água mas imprópria das a regadio “ salobra”, o que poderá a muito pouco tempo inviabilizar a utilização da outra captação, se os anos continuarem muito secos e que os aquíferos não se reforçarem.
Não esquecer que parece-me que existe uma Comissão Pró-Variante de Olhão desde Setembro de 2009, que muito trabalhou respeitosamente contactando directamente e indirectamente todos os possíveis prejudicados e os que demonstraram interesso realizando várias reuniões, as quais foram sempre dadas conhecimento atempadamente em vários locais do traçado, desde a zona da Quinta de Bela Mandil até há zona de Peares da rotunda da zona Industrial de Olhão, com a finalidade que minimizar os prejuízos de quem os solicitou.
Temos é que LOUVAR é a Comissão Pró-Variante

Anónimo disse...

A razão está do lado daqueles que desde 1995 sabem qual o traçado e não o violaram. Se o traçado estava previsto, não podiam ser feitas construções em cima dele. A incompetencia da CMO é que levou a isto.
Todo o processo enferma de falta de transparencia, desde a Junta de Freguesia, Camara, CCDR, Estradas de Portugal. Porque não dão a conhecer o traçado definitivo?
O anterior comentador vê o crescimento de Olhão pela quantidade de betão e vem fazer a defesa de quem durante trinta anos deu cabo desta terra. O desemprego cresce. A pesca agoniza; a agricultura já viveu melhores dias; a industria desapareceu. Quem beneficiou disto foi a pandilha que durante trinta anos (se) governou Olhão: o polvo socialista.

Anónimo disse...

Eu entendo a sua afirmação quando diz " A razão está do lado daqueles que desde 1995 .....".
Parece-me que são poucos os seus apoiantes quando tenta atribuir responsabilidades a quem tem governado Olhão nos últimos trinta anos, pelo desemprego, pesca, agricultura e a industria, quando praticamente todas estas áreas estavam inseridas numa fortíssima industria piscatória, que todos nossos sabemos porque perdemos a nossa cota de mercado. Actualmente Olhão é uma cidade de serviços, com uma forte componente turística " bons restaurante, bom marisco, as muito razoáveis zonas balneares e uma maravilhosa zona ribeirinha, não esquecendo a grande investimento feito nas infra-estruturas no saneamento básico, evidente que as ETARES estão o funcionar muito mal, com um aroma a poente de Olhão intragável e falta fazer muita coisa e também aceito que se podia ter feito mais, mas lá está o povo, têm que se empenhar na defesa dos interesses da comunidade. Eu por vezes vou às reuniões da CMO abertas ao munícipes e também às reuniões da Assembleia Municipal da CMO e apercebe-me do desleixo que os munícipes apresentam, quase não aparece ninguém e onde estão as questões os problemas!!, pois assim tudo bem??.
Somos nós que temos que votar nos eleitos e democraticamente e sem margem para dúvida, eles têm ganho as eleições em Olhão, será que o povo trabalhador de Olhão e nas condições que faz referência não compreende as situações, mas é vidente que se fala sobre várias situações pouco claras, mas ainda existe a Judiciária e os Tribunais e nós ficamos esperando e exigindo uma resposta.
Quanto á Variante a modernização e o desenvolvimento e as perspectivas futuras, por vezes provocam a necessidade de alguns ajustamentos quando a perspectiva temporal é dilatada, ou seja uma actualização do projecto para o momento actual.