domingo, 31 de outubro de 2010

QUEM PAGA É O "MEXILHÃO"



Sócrates e Passoso Coelho sempre estiveram de acordo. Tirar de um para pôr no outro, é tirar do sal para pôr em salmoura. Iguais na forma de pensar. Na cabeça dos portugueses um está identificado com situações menos claras, pouco claras, muito escuras mesmos. O outro ainda não "gozou" do "privilégio" de ser ministro ou secretário de estado e ainda não se lhe apontam caminhos tortuosos. Mas um e outro, políticamente, são farinha do mesmo saco.
Temos "boys" do P"S" que ascenderam na vida à custa da passagem pelo governo ou por terem o cartão do partido da "rosa"http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Dinheiro/Vazio-(NAO-GRAVAR)-(1).aspx
Em tempos de "vacas gordas" ningúém repara como são malbaratados os nossos dinheiros. Quando toca a pagar, é que são "elas" e toca de questionar tudo.
Muito se tem falado das parcerias publico privadas mas pouco se sabe sobre elas. Das parcerias em exploração, construção e em concurso, sabe-se que o montante ascende os 15 mil milhões de euros.http://www.dgtf.pt/parcerias-publico-privadas/lista-ppp Algumas delas comprometem-nos por 30, 40 e até 50 anos. Comprometem-nos porque somos nós a pagar e ainda deixamos essa "herança" para os nossos filhos e netos. Não é José Sócrates e Passos Coelho com os seus séquitos quem vai pagar. Somos nós, cidadãos comuns, a quem é apresentada esta pesada factura. Mas como um mal nunca vem só, ainda temos a dívida externa que em Março de 2009 se cifrava na ordem dos 451 mil  milhões. http://www.adfer.pt/DivulgacaoTematica/An%C3%A1lise%20do%20Econ.%20Eug%C3%A9nio%20Rosa%20sobre%20a%20D%C3%ADvida%20Externa%20Portuguesa.pdf Se dissermos que actualmente rondará os 500 mil milhões não andaremos longe da realidade e isso representa qualquer coisa como 25 mil milhões de euros em juros anuais. Para mais e não para menos. Ou seja, os nosso governantes fizeram o mesmo que uma "boa" parte da população fez: endividou-se acima das possibilidades. Com uma enorme diferença: o cidadão comum, se não pagar terá de responder com os seus bens e até mesmo com o seu pequeno ordenado. José Sócrates, Passos Coelho e outros não "respondem" porque não foram "eles" quem contraiu a dívida. "Fomos nós". 
Mas se o P"S" tem um "Freeport", uma "Face Oculta", o PSD tem um BPN e  vamos assitindo à troca de "mimos" entre eles. Uma vez vem a "Face Oculta" à ribalta, outra vez vem o BPN que nos custa a módica quantia de 5.000 milhões de euros. Quantos estão presos? O Manuel Godinho porque era sucateiro. O outro porque foi secretário de estado e fazia-se acompanhar de alguns ex-ministros  e advogados do PSD, dorme na sua "pobre" caminha, no remanso do seu lar.

Triste sina, a nossa...

1 comentário:

Justiça???? disse...

quando é que isso acontece em olhão???