terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projecto para Estudar a Morte de Cavalos Marinhos na Ria Formosa. Ganha Prémio.

Cavalos-marinhos e corais recebem prémio InAqua
26.10.2010
PÚBLICO

"Dois projectos sobre cavalos-marinhos e recifes de coral foram os vencedores da primeira edição do InAqua – Fundo de Conservação, da responsabilidade do Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel, foi hoje anunciado.

“Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?” e “Deep Reefs” foram os escolhidos de entre uma lista de oito candidaturas a este prémio, cujo objectivo é “estimular o sector empresarial e a sociedade civil a envolverem-se activamente na conservação dos ecossistemas aquáticos”, segundo um comunicado. Este ano, o tema foi “A Conservação da Biodiversidade dos Oceanos”.

O prémio, no valor de 25 mil euros, será repartido entre os dois projectos vencedores.

O projecto sobre cavalos-marinhos é da responsabilidade da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade da Colúmbia Britânica e da Sociedade Zoológica de Londres. O objectivo é investigar as causas do declínio das populações de cavalo-marinho (Hippocampus hippocampus) e de cavalo-marinho-de-focinho-longo (Hippocampus guttulatus) na Ria Formosa e propor medidas de recuperação.

O “Deep Reefs”, da responsabilidade da Universidade do Algarve, pretende mapear a biodiversidade marinha dos habitats de recifes entre 30 e 70 metros de profundidade, na Reserva Marinha do arquipélago das Berlengas, Parque Marinho do sítio Arrábida/Espichel e na costa sul Algarvia, entre Armação de Pêra e Lagos.

As candidaturas para o Fundo InAqua 2010 decorreram de 19 de Maio a 23 de Julho."

Finalmente alguém vai estudar a causa da morte, de alguma biodiversidade na Ria Formosa.
Há anos que começaram a morrer as amêijoas nos viveiros de Bivalves da Ria Formosa, os cientistas do IPIMAR, pediam amêijoas a um e a outro, e depois de muitas amêijoas recebidas, chegaram à conclusão que as amêijoas morriam, porque eram afectadas pelo vírus Perkinsus Atlanticus, mas como esse vírus não é prejudicial ao consumidor, o remédio nunca apareceu, e este ano morreram bivalves nos viveiros e na Ria Formosa como há anos que não morriam.

Há anos, que morrem aves na lagoas obsoletas das ETARs da Ria Formosa, este ano de Julho a Setembro morreram centenas de Patos Reais e outras aves protegidas,vitimas de BOTULISMO, como prémio as Aguas do Algarve responsaveis pelo bom funcionamento das ETARs que despejam efluentes que não cumprem o normativo na ZPE da Ria Formosa,foi premiada e recebeu das mãos da Ministra do Ambiente, um prémio de pela qualidade dos efluentes mal tratados que grande parte das ETARs descarregam na Ria Formosa.

Também este ano em Setembro morreram centenas de irozes, vitimas de não se sabe o quê( pois o IPIMAR não cumpre o seu papel), mas de certeza que foi algum veneno proveniente de metais pesados à imagem de quando há anos a Clivo despejou para a Ria os tanques da zincagem.

Como se não bastasse até as gaivotas,este ano deram em morrer na Ria Formosa.

Alguém tem de pôr cobro a esta vergonha, que se passa na da Ria Formosa, em que as autoridades, tentam encobrir a todo o custo a poluição existente na Ria Formosa e o desaparecimento da biodiversidade, aliás da mesma maneira, o governo encobriu durante anos o estado de bancarrota que se encontra a economia Portuguesa.


7 comentários:

Anónimo disse...

qualquer dia que morre na tesura são os habitantes da da ria formosa.
porque não estudam a pobreza e a miséria que já existe na culatra nos hangares e em olhão

Anónimo disse...

Miséria na Culatra onde? e velos vender tudo opeixe sem pagar imposto junto ao mercado é velos nos cafes a beber sagres e no hangares não conhece lá moradores alem dos Neves pai e irmão eo Albino.

Anónimo disse...

então a ria formosa é uma maravilha e os cavalos marinhos estão a desaprecer?
será do veneno que os esgotos tóxicos de olhão mandam par a ria emc onjunto com o veneno que as etars despejam também para essa maravilha que os poderosos estã a trasnformar em MARAVILHA da CACA.

Anónimo disse...

Da leitura matinal e soalheira do periódico El País aprendi hoje bastante.
Nos últimos dez anos, e em 180 países, apenas Itália (179º) e Haiti (180º) fizeram pior do que Portugal em crescimento económico.
Sim, lugar 178º em crescimento económico.
Tudo bem, não serão as Finanças de que Sócrates parece nada saber, mas sim a Economia.
Mas desta, e já lá vão mais de 5 anos de navegação cheia de tretas, também o governo parece desorientado.
10 anos a nada crescer.
Porque não deixa o país em paz, sr. Engenheiro?
Pode ser que o país cresça mais sem a navegação tão entendida quanto a sua.
Ou mesmo sem qualquer navegação.
Citando o El País, sr. Engenheiro, foi uma época perdida.

Anónimo disse...

mom essse cavalo marinho de pescoço longo não será ainda parente do leal,é que ele não tem o pescoço longo mas tem o nariz muito longo,e entupido pois não cheira a merda dos esgotos tóxicos co que a CMOlhão diariamente envenena a Maravilha da Ria formosa

Anónimo disse...

mal da praça de Olhão se não fossem os pescadores da ILha da culatra só vendiam era peixe espanhol e de marrocos.
a CMolhão é que não teve a ideia de fazer uma lota na praça onde os pescadores locais de olhão e da culatra podessem vender o peixe.
Quem podia vender o peixe era o administrador das praças pois ganha 2500euros mensais e não faz nada .
assim sempre fazia alguma coisa e os pescadores já não tinham de vender o peixe à sucapa.
nos hangares não há moradores além desses dois? esse comentador de aljibeira deve estar enganado pois os hangares são habitados há tantos ou mais anos que a culatra.
agora o Ex governador civil de faro drº Antonio Pina, é que tem casa no farol ilegal construída por ele,e não pelo pai como ele disse aos jornais.

Zé do Mar disse...

Mó atão é isso!
deve ser por causa dessa doença nas irozes, que anda p`rai tudo cheio de mal murcho, e dai toca de tomar viagra, depois é só ver homens nos 50 e 60 a morrerem.
Cá pra mim isso deve ter sido alguma descarga electrica que algum polvo da EDP atirou p`rá Ria Formasa, com o consentimento do Leal.Quanto aos cavalos marinhos se calhar, foram à murraça lá prós lados da Florida, porque p`rái a erva é mais tenrinha.