quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ria Formosa aterrada por Presidente da CMOlhão.

Noticia do jornal o Sol sobre a Câmara de Olhão que mantém aterro ilegal em área protegida
14 de Outubro, 2010Sónia Balasteiro

É a segunda vez, num ano, que é detectado o depósito de construção na Ria Formosa. Multa pode chegar aos 44 mil euros

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDRA) voltou a alertar, no final de Setembro, a câmara de Olhão para a urgência de resolver os problemas ambientais criados pelo depósito de entulho de construção civil, feitos por aquele organismo numa área do Parque Natural da Ria Formosa, a Poente da cidade de Olhão.

«Em função da irregularidade identificada, a CCDR Algarve instruiu um processo de contra-ordenação, em fase de instrução e que poderá ocasionar uma multa à autarquia até ao montante de 44 mil euros», explicou fonte da CCDRA ao SOL.

Em causa está uma descarga de resíduos da construção civil por parte da autarquia numa área de aterro municipal, já em Dezembro de 2009, numa zona que integra ainda a Reserva Ecológica Nacional e Domínio Hídrico.

O problema foi identificado já em Fevereiro deste ano, altura em que a CCDRA recomendou à câmara local que deslocasse o entulho. No entanto, uma acção de fiscalização desencadeada em Setembro, na sequência de denúncias da associação de cidadania Somos Olhão! acabaria por revelar a inoperância do organismo camarário em relação ao problema.

«A câmara terá sido notificada por esta CCDR para concretizar um recuo da frente do aterro no sector Poente, em cerca de três metros», acrescentou a mesma fonte. No entanto, a autarquia limitou-se a colocar «barreiras à volta do aterro, que impedirão o acesso ao terreno e por conseguinte novas deposições ilícitas».

No entanto a medida está longe de ser suficiente: a situação, considerada «grave» pela tutela, exige a requalificação da zona, no âmbito do Programa Polis da Ria Formosa, co-financiado pelo QREN 2007 - 2013 em curso e ainda sem prazo para ter início.

O SOL tentou entrar em contacto com a autarquia em questão mas não obteve resposta.

sonia.balasteiro@sol.pt.

P.S.
Enquanto o PADRINHO Nunes Coreia a Governadora Civil de Faro,diziam maravilhas sobre a Ria Formosa a 100 metros do Real Marina Hotel continua lá o aterro feito por Francisco Leal,como pode fazer discursos a elogiar a Maravilha da Natrueza e ao mesmo tempo não retirar o entulho da construção civil que continua a poluir a Ria Formosa.

11 comentários:

Anónimo disse...

Grande cambada,valentina leal nunes correia e agora a governadora civil. fazem festas,a celebra a eleição da maravilha, mas o entulho continua no mesmo sitio a envenenar a ria .

Anónimo disse...

não há palavras franciscol leal diz uma coisa e faz otra .mas isso só aconetce nesrta republica das bananas onde só multam os cidadãos que trabalham

Anónimo disse...

A rainha Isabel II cancelou a tradicional festa de Natal que promove para os seus empregados no Palácio de Buckingham, devido às «difíceis circunstâncias financeiras» que afectam o Reino Unido.

O evento natalício, planeado para 13 de Dezembro, custaria quase 60 mil euros e contaria com a presença de 1200 convidados.

«A rainha está consciente das difíceis circunstâncias económicas enfrentadas pelo país. Por isso, decidiu que era apropriado a Casa Real mostrar moderação e não realizar a festa deste ano», explicou o porta-voz do Palácio de Buckingham.

O evento de Natal, que tem lugar no Palácio de dois em dois anos, é pago pela própria rainha e nunca antes havia sido cancelado.

Em Setembro, o jornal The Independent revelou que o Governo inglês colocou um travão nas despesas efectuadas pela Casa Real, com o intuito de evitar desperdícios. Em 2009, a família real gastou quase 50 milhões de euros.

SOL

será que o chico leal vai cancelar a festa de natal da cmo + mais a distribuiçao de ofertas,as iluminações do natal, e o foguetorio da passagem do ano,com o respectivo espectáculo,
que faz todos os anos, onde a CMO gasta quase 500 000 com essas festas todas???
em tempo de crise há que poupar será que o chico vai nessa????
e vai continuar a oferecer relógio calvin klin á sua acessora e amigas dessa???

Anónimo disse...

francisco leal tem como presidente da CMO legitimidade, para cometer esse crime ambiental, de aterrar a ria formosa com os camions da CMOlhão e nada lhe acontecer???
só se é por estar a sempre a favor do socrates.
mas será isso possivél????a CCDR não tem vergonha desse presidente gozar com a CCDR e poluir o ambiente??? popis os esgotos tóxicos continuam a sair do T da docapesca e da marina para já não falr dos esgotos da horta da CMO que provêm da lavagem dos contentores do lixo. e do canil e da horta das oficinas da CMOlhão.
até quando????

Anónimo disse...

esse ppresidente nunca mais tem vergonha????

Anónimo disse...

Vergonha deviam ter voçês em falar mal do nosso Presidente,um autarca reconhecido em todo o lado,pelo desenvolvimento que Olhão tem tido.
Não vale a pena estar a inumerar,é em todas as áreas.F.Leal é um grande presidente e tem feito muito pela nossa terra,até na área social não há igual.Votei nele e sempre votarei,porque Olhão precisa de homens como ele.

Beluga

Anónimo disse...

tem a certeza que foi o presidente que mandou aterrar a ria? se calhar foi o motorista que roubou o camião e andava a carregar o entulho do marina vilageao sabado para ganhar uns fretes por fora.

Anónimo disse...

Temos que apurar quem está a mentir se vocês ou o J.Valerio. È que o homem diz que foi ele o autor da fotografia e da noticia que deu origem a essa cena. Não o tenho por aldrabão e vocês? Quem, afinal tirou a fotografia e denunciou a situação? Vocês ou o outro?`
É que se foram vocês e ele estiver a mentir, é muito mau para um vereador. Ou será que ele já aprendeu com o Leal?
Estará a mudar de campo?

Atento. disse...

sou um leitor atento do Olhão Livre.e a 1ª vez que vi essa fotosfoi num artigo do OLHAO Livre que foi publiucado o ano passado e que correu vários blogs nacionais.
quem carreagr em cima do meu nik name Atento,irá para ao blog dos bichos e verá lá essas fotos e essas noticias retiradas do Olhão Livre.
Se o vereador do B.E. diz que as fotos são dele é porque é mentiroso.

Anónimo disse...

gostei atento, esse post nos blog os bichos vem por a nú as mentiras do vereador do b.e.

Anónimo disse...

foi nunes correia o mandante desse dessa vergonha.
O complexo turístico em questão - com um investimento da ordem dos 100 milhões de euros - foi classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN). A sua aprovação gerou controvérsia, porque em circunstâncias normais não poderia ser feito naquele local, por se tratar de uma zona classificada de "florestal" no Plano Director Municipal (PDM) de Loulé.

Para contornar esse obstáculo, o Governo suspendeu o PDM apenas na área do empreendimento. Um comunicado do Conselho de Ministros de Janeiro de 2007 justificou essa medida de excepção com o facto de se tratar de um investimento que "visa permitir a concretização de um projecto hoteleiro, no âmbito da requalificação da oferta turística do Algarve". Na região algarvia, além do Conrad Palácio (hotel, mais 80 apartamentos)
aqui as casa nãofazem mal ao ambiente e à floresta.