domingo, 10 de outubro de 2010

S.O.S. Ria Formosa! Ondas galgam a Praia de Faro.

Noticia do Observatório do Algarve.

Mau tempo: Ondas voltam a galgar praia de Faro
10-10-2010 12:00:00

As marés vivas provocaram a inundação e o corte da estrada de ligação à Praia de Faro e voltaram a arrastar a areia que suporta as casas dos pescadores. A Protecção Civil de Faro assegura que não houve danos pessoais.
praia-faro-derrocada-casas.jpg
Ver Galeria


Após uma noite de alerta, sobretudo quanto à segurança das habitações dos pescadores, dado que o mar tem vindo a escavar a areia de suporte, fonte da protecção civil de Faro confirmou ao Observatório do Algarve que, até ao momento, não há danos a registar e a situação está normalizada.

À semelhança do que já acontecera no último Inverno, a areia foi arrastada para a estrada, quando o mar atravessou a ilha em direcção Ria Formosa.

Recorde-se que já em Agosto a Associação dos Utentes da Ilha de Faro AUIF questionara as prioridades da Polis Ria Formosa para a Ilha de Faro, porque “as tão necessárias acções de alimentação artificial de praias apenas estão em curso numa faixa de 5 km entre o Forte Novo e o Vale do Garrão, onde abundam os empreendimentos de luxo, com um custo de mais de 6 milhões de Euros, a cargo da Administração Regional Hidrológica do Algarve (ARH)”, denuncia a AUIF.

“As intervenções deste tipo para a Praia de Faro, que tem sofrido erosão costeira como resultado da construção dos molhes de Vilamoura e dos esporões de Quarteira, não estão sequer previstas na lista de Intervenções de “Emergência de Recuperação Dunar” que consta no sítio da Internet da Sociedade Polis Ria Formosa, adiantava ainda a AUIF.

A associação dos utentes reclamava ainda por não se conhecerem estudos ou acções a curto-prazo de dragagem e desassoreamento dos canais da Ria Formosa adjacentes à Ilha."

P.S.
Será que Valentina Calixto e todos os responsáveis do Ambiente ,estão à espera do que aconteceu na Fuzeta?


)

19 comentários:

Anónimo disse...

Se não estão,tudo leva a crer que sim.Se existisse um real interesse que o mar não cortasse o cordão dunar,já teriam tomado acções de prevenção.Porque protejeram tão bem outros lugares ?Não tratam uma constipação à espera que a morte surja a qualquer momento por via de uma pneumonia fulminante.Sem dúvida estamos a assistir a uma morte anunciada.Reparai: houve dinheiro para abrir de imediato uma barra na Fuzeta e fechar a outra natural a menos de 500 metros:houve dinheiro para abrir uma barra em Cacela.Na praia de Faro nada, zero de protecção. Os técnicos devem estar a estudar, a estudar, mas o problema é de tal complicação... Ainda estamos em Se tembro e sem temporal forte.Até Março muita coisa vamos ver.

Anónimo disse...

os responsaveis querem é proteger os aldeamentos e campos de golfe que deixaram construir onde nunca deviam ser autorizados.

Anónimo disse...

Na Fuseta depois desta intervenção é só uma questão de tempo,para voltar a abrir a barra natural.

filhe da praia disse...

essa valentina tem cá um CUrriclum, que já tem a reforma bem garantida.
afinal quantos ordenados ela recebe????
hoje na praia de Faro o mar galgou outra vez a estrada e atravessou a ilha de lado a lado .
segundo me disse um amigo na ilha do Farol o mar destruiu o apoio de praia,e chegou às dunas,beijando as sapatas do farol.
diz ele que mais 1 ou dois vendavais que coincidam preia mar com marés vivase a agua galga as dunas e vem parar à ria.
o bar das manas deste vez só foi lavado pois a obra é nova e desyta vez mais segura,vamos ver os próximos temporais.
pois senão jogarem areia este ano vai haver merda na ilha do Farol

Anónimo disse...

O que o Apolinario se calhar vinha fazer era mostrar aos Olhanenses que temos que ser no futuro governados por um homem de responsabilidade e responsavel, e nao um bando de moços pequenos que mal chegam a vereadores e ja estaao todos enchados olhando os olhanenses por cima dos ombros, e os seus proprios militantes, e so os conhecerem quando for a hora da campanha eleitoral, mas nao se esqueçam que o povo ja tem tudo os olhos bem abertos e ja conhecem bem quem esta la dentro,em menos de um ano isto tem sido uma grande desilusao, nunca pensei ver isto no meu partido, como e que o meu eng. Leal deixou chegar isto a este
ponto.Que falta de respeito que esta equipa tem tido pelos municipos, cuidado o PSD espreita

Anónimo disse...

a valentina foi à televisão mas no vale do lobo,medo de aparecer na Praia de Faro tem ela.

Anónimo disse...

Mas e os presidentes das Camaras nada dizem a respeito das ilhas, acham bem?Entaao nao a ninguem para defender as ilhas estamos entregue a quem?

Anónimo disse...

Mas nao a ninguem no farol e na praia de faro para chamar a Valentina Cal e a televisao, entao e so no ancao que se poe areia os outros nao precisam, xchamem a comunicaçao social, façam queixa para bruxerlas onde esta o dinheiro do Polis e so para Vale do Lobo?

Anónimo disse...

o Macário diz que vai fazer uma estrada nova mais para o centro da ria formosa,para não andar sempre a retira a areia da praia.
esse macário deve ser cá um esperto,então com a CMFaro cheia de dividas e vai fazer uma estrada nova na ilha de faro????

ai minhas ricas casinhas. disse...

então e o que dizia a isso o pai pina???? que andou a comprar votos e a arranjar tachos para colocar o filho em presidente da CMOlhão?

Tó da ilha do Farol disse...

então o ex.governador civil de Faro Antonio Pina o janica do banque o chalana vereador e o alberto das moças,o drº ferro e a mulher chefa das finanças das finanças,não chamem a SIC????
quando o mar vier a sério este ano até o Farol desaparece.
a minha barreca vai abaixe ,mas as dos politicos aldrabões e corruptos tambem vaem

SOS Ria Formosa disse...

vejam só as aberrações de macário correia SOBRE A ESTRADA NA PRIA DE FARO.

Caloteiro disse...

o caloteiro do Leal já é bem conhecido em Portugal.
já não é só o blog blasfémico olhãolivre a falar mal do leal agora até o correio da Manhão já fala do mal(pois diz a verdade)do chico lesal

Anónimo disse...

o drº Antonio Pina (pai) nunca vai deixar o apolinario ser presidente da CMO pois sabe os negocios que o apolinário faz com a pesca a vender quotas de atum aos gregos.e a obrigar os japonese da armação ajogar atum fora.

Anónimo disse...

Protecção do farol de Santa Maria?
Da praia de Faro? Há lá algum campo de golfe ou "resort"? Os estudos até prevêem: o aumento do nível águas...o fluxo e o refluxo das marés...as tecnologias de navegação e orientação na entrada e saída da barra...o desenquadramento na paisagem...o ciclo das barras...Que fazer com os desígnios da natureza!!?É a vida senhores.Ahh, por ter menos importância, já estava a esquecer: o dinheirinho tem de estar disponível para se abrir alguma barra ou outra contingência, que de todo, será impossível não dar uma ajudinha.Tentem compreender, não é difícil.

Anónimo disse...

O Macario não sabe o que diz nem diz o que sabe. Então a betumização da Praia de Faro não tem impacto e as casas dos pescadores já têm? Ou o que interessa é realmente criar condições para a expansão turistica? Não será altura de se repensar o turismo e deixar de o considerar o eixo estrategico do desenvolvimento?
As obras de recuperação dunar de pouco servirão senão forem acompanhadas de medidas preventivas da erosão costeira capazes de diminuir o seu impacto. Em tempos fizeram-no para depois de obtidos bons resultados abandonarem devido a alteração de estrategia que visa sobretudo a demolição de certas habitações por meios naturais.
Valentina Calixto para a barra da Fuseta que mandou fechar alegou a segurança dos veraneantes mas para a segurança das pessoas que vivem na Praia de Faro e das suas habitações tem outro criterio. Porque será?

Anónimo disse...

Anónimo 11:35 Sim porque será? pergunta que todos formulamos e só a senhora responsável pelo POLIS poderá dar resposta.É curioso que os outros parceiros do POLIS, aos quesitos, nada de nada. Que razões também para tanto mutismo? Parece-me que...lá que as há,ai ai ai.

Anónimo disse...

Estamos bem entregues não resta duvida.

Anónimo disse...

Ja estao com medo do Apolinário eh,eh.eh.ate a barraca abana