Noticia do Observatório do Algarve.
Mau tempo: Ondas voltam a galgar praia de Faro
10-10-2010 12:00:00
As marés vivas provocaram a inundação e o corte da estrada de ligação à Praia de Faro e voltaram a arrastar a areia que suporta as casas dos pescadores. A Protecção Civil de Faro assegura que não houve danos pessoais.
praia-faro-derrocada-casas.jpg
Ver Galeria
Após uma noite de alerta, sobretudo quanto à segurança das habitações dos pescadores, dado que o mar tem vindo a escavar a areia de suporte, fonte da protecção civil de Faro confirmou ao Observatório do Algarve que, até ao momento, não há danos a registar e a situação está normalizada.
À semelhança do que já acontecera no último Inverno, a areia foi arrastada para a estrada, quando o mar atravessou a ilha em direcção Ria Formosa.
Recorde-se que já em Agosto a Associação dos Utentes da Ilha de Faro AUIF questionara as prioridades da Polis Ria Formosa para a Ilha de Faro, porque “as tão necessárias acções de alimentação artificial de praias apenas estão em curso numa faixa de 5 km entre o Forte Novo e o Vale do Garrão, onde abundam os empreendimentos de luxo, com um custo de mais de 6 milhões de Euros, a cargo da Administração Regional Hidrológica do Algarve (ARH)”, denuncia a AUIF.
“As intervenções deste tipo para a Praia de Faro, que tem sofrido erosão costeira como resultado da construção dos molhes de Vilamoura e dos esporões de Quarteira, não estão sequer previstas na lista de Intervenções de “Emergência de Recuperação Dunar” que consta no sítio da Internet da Sociedade Polis Ria Formosa, adiantava ainda a AUIF.
A associação dos utentes reclamava ainda por não se conhecerem estudos ou acções a curto-prazo de dragagem e desassoreamento dos canais da Ria Formosa adjacentes à Ilha."
P.S.
Será que Valentina Calixto e todos os responsáveis do Ambiente ,estão à espera do que aconteceu na Fuzeta?
)
domingo, 10 de outubro de 2010
S.O.S. Ria Formosa! Ondas galgam a Praia de Faro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
19 comentários:
Se não estão,tudo leva a crer que sim.Se existisse um real interesse que o mar não cortasse o cordão dunar,já teriam tomado acções de prevenção.Porque protejeram tão bem outros lugares ?Não tratam uma constipação à espera que a morte surja a qualquer momento por via de uma pneumonia fulminante.Sem dúvida estamos a assistir a uma morte anunciada.Reparai: houve dinheiro para abrir de imediato uma barra na Fuzeta e fechar a outra natural a menos de 500 metros:houve dinheiro para abrir uma barra em Cacela.Na praia de Faro nada, zero de protecção. Os técnicos devem estar a estudar, a estudar, mas o problema é de tal complicação... Ainda estamos em Se tembro e sem temporal forte.Até Março muita coisa vamos ver.
os responsaveis querem é proteger os aldeamentos e campos de golfe que deixaram construir onde nunca deviam ser autorizados.
Na Fuseta depois desta intervenção é só uma questão de tempo,para voltar a abrir a barra natural.
essa valentina tem cá um CUrriclum, que já tem a reforma bem garantida.
afinal quantos ordenados ela recebe????
hoje na praia de Faro o mar galgou outra vez a estrada e atravessou a ilha de lado a lado .
segundo me disse um amigo na ilha do Farol o mar destruiu o apoio de praia,e chegou às dunas,beijando as sapatas do farol.
diz ele que mais 1 ou dois vendavais que coincidam preia mar com marés vivase a agua galga as dunas e vem parar à ria.
o bar das manas deste vez só foi lavado pois a obra é nova e desyta vez mais segura,vamos ver os próximos temporais.
pois senão jogarem areia este ano vai haver merda na ilha do Farol
O que o Apolinario se calhar vinha fazer era mostrar aos Olhanenses que temos que ser no futuro governados por um homem de responsabilidade e responsavel, e nao um bando de moços pequenos que mal chegam a vereadores e ja estaao todos enchados olhando os olhanenses por cima dos ombros, e os seus proprios militantes, e so os conhecerem quando for a hora da campanha eleitoral, mas nao se esqueçam que o povo ja tem tudo os olhos bem abertos e ja conhecem bem quem esta la dentro,em menos de um ano isto tem sido uma grande desilusao, nunca pensei ver isto no meu partido, como e que o meu eng. Leal deixou chegar isto a este
ponto.Que falta de respeito que esta equipa tem tido pelos municipos, cuidado o PSD espreita
a valentina foi à televisão mas no vale do lobo,medo de aparecer na Praia de Faro tem ela.
Mas e os presidentes das Camaras nada dizem a respeito das ilhas, acham bem?Entaao nao a ninguem para defender as ilhas estamos entregue a quem?
Mas nao a ninguem no farol e na praia de faro para chamar a Valentina Cal e a televisao, entao e so no ancao que se poe areia os outros nao precisam, xchamem a comunicaçao social, façam queixa para bruxerlas onde esta o dinheiro do Polis e so para Vale do Lobo?
o Macário diz que vai fazer uma estrada nova mais para o centro da ria formosa,para não andar sempre a retira a areia da praia.
esse macário deve ser cá um esperto,então com a CMFaro cheia de dividas e vai fazer uma estrada nova na ilha de faro????
então e o que dizia a isso o pai pina???? que andou a comprar votos e a arranjar tachos para colocar o filho em presidente da CMOlhão?
então o ex.governador civil de Faro Antonio Pina o janica do banque o chalana vereador e o alberto das moças,o drº ferro e a mulher chefa das finanças das finanças,não chamem a SIC????
quando o mar vier a sério este ano até o Farol desaparece.
a minha barreca vai abaixe ,mas as dos politicos aldrabões e corruptos tambem vaem
vejam só as aberrações de macário correia SOBRE A ESTRADA NA PRIA DE FARO.
o caloteiro do Leal já é bem conhecido em Portugal.
já não é só o blog blasfémico olhãolivre a falar mal do leal agora até o correio da Manhão já fala do mal(pois diz a verdade)do chico lesal
o drº Antonio Pina (pai) nunca vai deixar o apolinario ser presidente da CMO pois sabe os negocios que o apolinário faz com a pesca a vender quotas de atum aos gregos.e a obrigar os japonese da armação ajogar atum fora.
Protecção do farol de Santa Maria?
Da praia de Faro? Há lá algum campo de golfe ou "resort"? Os estudos até prevêem: o aumento do nível águas...o fluxo e o refluxo das marés...as tecnologias de navegação e orientação na entrada e saída da barra...o desenquadramento na paisagem...o ciclo das barras...Que fazer com os desígnios da natureza!!?É a vida senhores.Ahh, por ter menos importância, já estava a esquecer: o dinheirinho tem de estar disponível para se abrir alguma barra ou outra contingência, que de todo, será impossível não dar uma ajudinha.Tentem compreender, não é difícil.
O Macario não sabe o que diz nem diz o que sabe. Então a betumização da Praia de Faro não tem impacto e as casas dos pescadores já têm? Ou o que interessa é realmente criar condições para a expansão turistica? Não será altura de se repensar o turismo e deixar de o considerar o eixo estrategico do desenvolvimento?
As obras de recuperação dunar de pouco servirão senão forem acompanhadas de medidas preventivas da erosão costeira capazes de diminuir o seu impacto. Em tempos fizeram-no para depois de obtidos bons resultados abandonarem devido a alteração de estrategia que visa sobretudo a demolição de certas habitações por meios naturais.
Valentina Calixto para a barra da Fuseta que mandou fechar alegou a segurança dos veraneantes mas para a segurança das pessoas que vivem na Praia de Faro e das suas habitações tem outro criterio. Porque será?
Anónimo 11:35 Sim porque será? pergunta que todos formulamos e só a senhora responsável pelo POLIS poderá dar resposta.É curioso que os outros parceiros do POLIS, aos quesitos, nada de nada. Que razões também para tanto mutismo? Parece-me que...lá que as há,ai ai ai.
Estamos bem entregues não resta duvida.
Ja estao com medo do Apolinário eh,eh.eh.ate a barraca abana
Enviar um comentário