sábado, 24 de fevereiro de 2018

ALGARVE: POLITICOS SEM ÉTICA E SEM VERGONHA!

Depois de anos a formatar a consciência das pessoas no sentido de estas aceitarem com toda a naturalidade as patifarias do Poder político, não espanta que os políticos não tenham o mínimo sentido de ética e de vergonha. 
No caso, temos Luís Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que por ter atingido o limite de mandatos passou o testemunho à sua vice, mas manteve na integra as influências necessárias para continuar a ganhar dinheiro à conta da autarquia. Saiu nos finais de Outubro e eis que em 22-01-2018 já se preparava para sacar onze mil euros, acrescidos de IVA.
Não sabemos se este tipo de contratação não estará ferido de alguma ilegalidade, ainda que seja através de uma agência de artistas, mas no mínimo que se exigia, era de que os políticos após o abandono do exercício dos cargos, respeitassem um período de nojo, não estabelecendo quaisquer tipos de contratos com a entidade até ao momento gerida por eles.
Obviamente que aos politiqueiros da nossa praça, não interessa o período de nojo, porque nojo metem eles e as suas políticas anti-populares.
Poderão alguns dos nossos leitores acharem estranho que nos pronunciemos por uma situação que decorreu em Vila Real de Santo António, mas este cavalheiro tem fortes ligações com a autarquia de Olhão.
Desde logo com a contratação de uma arquitecta que passados poucos meses após ter renovado o contrato, se transferiu de armas e bagagens para o Município de Olhão, mas que antes apreciou cerca de setenta processos de obras enviados pela Câmara de Olhão para a Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real, tendo tempo ainda para se pronunciar sobre o Plano de Pormenor de Olhão Noroeste, sendo que neste caso precisava ter três anos de experiência e não os tinha.
Embora tivesse desaparecido do Portal Base do Governo, este presidente recebeu também cerca de vinte e cinco mil euros, acrescidos de IVA, pela participação no espectaculo das comemorações do Dia de Olhão.
Mais recentemente foi contratado pelo Município de Olhão a titulo de consultadoria!
Parecendo uma questão menor, a verdade é que esta história dos titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos utilizarem os conhecimentos e influências adquiridos no exercício dos cargos após a sua saída lhes permite ganhar mais dinheiro do que o próprio exercício do cargo, ou seja mais vale ser ex do que ser titular, e ainda pior quando não lhes é exigido um período de nojo. Isto não é mais do que uma mera utilização oportunista da nossa classe política que deve ser combatida, pela teia de promiscuidade e compadrios que o Poder político tece.
Isto é a chamada ÉTICA política?

1 comentário:

carlos evaristo disse...

acerca do assunto da remoção dos plásticos pneus persianas dos viveiros. as entidades alegam que o uso de caixas plasticas nao é permitido porque na licença nao permite nada alem de materias da ria (façam os muros com agua a evento) e porque polui o mar. ora tem toda a razao as licenças feitas á mais de 30 anos nao permitiam mas como em todas a leis tem de ser actualizadas pois as necessidades mudam, quanto á poluicao é certo que o desgasto dos plasticos liberta micro partículas mas pergunto nao havera maneiras mais eficazes e eficientes de reduzir a poluicao na ria? por exemplo se forem na baixa mar e ver o esgoto da doca tem milhares de toalhitas e outros dejectos que saem do cano ou no cais do T todos dias é esgoto directo será que isso nao era mais eficaz, pergunto uma caixa plastica em 10 anos quantos gramas de plastico liberta?
agora entram outras questoes é proibido o uso de caixas no viveiros mas entao e os sacos de ostra feitos de plastico reciclado e que sao financiados pela UE ja sao legais?, o que dizer do uso dos pneus no porto de abrigo para encostar as traineiras financiado pelo mar2020? e para nao falar na muralha de pneus usada pelo isn e marinha junto á ponte do lixo no farol.
façam um teste coloquem dois baldes com agua num coloquem algo de plastico noutro coloquem um pedaço de ferro de obra igual ao usado nas mesas das ostras passado uma semana escolham qual o balde querem beber.mas claro as toneladas de oxido de ferro libertadas na ria nao faz mal pois sao financiadas pela UE se nao afundarem a ria daqui a anos temos a ria vermelha , mas pergunto ja foram perguntar ao novo concessionario da marina que material ele usa nos novos flutuadores da marina? me parece plastico mas claro esse é plastico de ricos. agora para concluir digo o que penso. esta historia nao tem nada a ver com puluicao, mas tem simplesmente duas razoes 1º voces tem nocao do dinheiro gasto para remover os residuos das casas das ilhas demolidas, pois a APA lancou este edital para que quando as licencas dos viveiros acabarem em 2021 o custo a ter com a remocao dos residuos seja menor pois o Zé ameaçado com coimas ja removeu maioria. depois com os terrenos limpos e acabarem com os viveiros abaixo de 5mil metros ai lançam os concursos ao franceses para poderem colocar as ostras exóticas em mesas de ferro e sacos de plastico (pois a lei nao permite expecies exoticas nem plasticos mas franceses podem tudo)
2º querem tornar a ria uma zona de passeios turisticos e claro a malta que anda nos barcos de passeio que muitos nem sabem para que lado corre a maré nao gostam das caixas pois estragam as fotografias.
sejam sinceros nao usem a poluicao como desculpa o que querem é promover o turismo e as ostras francesas