terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

OLHÃO: VÃO ROUBAR PARA A ESTRADA!


O Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Publico já tem tempo mais que suficiente para ter sido aplicado. Aliás no ultimo verão, apoiantes do Pina, e agora na administração da Mercados de Olhão, clamavam bem alto pela aplicação daquele regulamento na Avenida 5 de Outubro onde o desprezo pelos peões era mais do que evidente. Nada aconteceu!
Mas isso foi antes das eleições. e o Pina agora precisa de fazer dinheiro a todo o custo, nem que para isso tenha de ir às algibeiras mais pobres. Pode é encontrar algum bolso roto e descobrir algo mais que uns trocados.
E tanto assim e que já estão na rua os serviços de fiscalização a perseguir os mais desgraçados, a tentar uma cobrança difícil, porque não há dinheiro para tanto roubo.
As imagens de cima reportam dois estabelecimentos muito próximos, ligados á restauração, na Rua Almirante Reis, e nelas são visíveis os pequenos painéis onde afixam as ementas, de baixo custo diga-se.
Pois bem, a fiscalização não esteve de modas e no cumprimento das ordens superiores, argumentando com o tal regulamento, exige o pagamento de uma licença para manter os pequenos painéis, a troco de quarenta euros mensais. Com isto não estamos a dizer que são os fiscais quem fica com o dinheiro mas tão só que as pessoas terão de ir à Câmara requerer a licença para os utilizar.
Para alem do exagero que é pagar quarenta euros por um painel de setenta centímetros de altura e meio metro de largura, gostávamos de saber porque perseguem aqueles que menos posses têm e não perseguem os que mais podem.
A 5 de Outubro, no dizer do Pina e de toda a cambada que o apoia, é uma zona de excelência para o turismo onde as oportunidades de negocio campeiam e como tal, tendo em conta a possibilidade de crescimento, seria ali que as tarifas deviam ser mais elevadas, embora todas elas estejam exageradas.
Quando um estabelecimento de 5 de Outubro não faz dinheiro para pagar as tarifas, como poderão os outros espalhados por essa cidade fora e com mingua de clientes, pagar aquilo que a principal zona de negócios não pode, não consegue ou não quer pagar?
Porque andam os fiscais nestas zonas e não atacam onde há mais poder de compra?
A aplicação deste tarifário é só mais um dos muitos roubos praticados por políticos sedentos do sangue dos mais desfavorecidos.
Haja vergonha. Vão roubar para a estrada! 

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho bem que paguem.Ou entram na linha ou acaba-se com a publicidade das ementas que só atrapalha quem passa

Anónimo disse...

Grandes gatinhos.!!!!!!leia-se gatunos.!!!!!

Anónimo disse...

Poucos fazem a mínima ideia do que é fazer dinheiro pra pagar as contas a tempo e horas. Infelizmente não sou um desses.. não porque não faço o suficiente pra pagar as contas, mas porque não o realizo em qtt suficiente pra que possa proceder a pagamentos a horas. Triste por saber que a cidade que escolhi pra investir as minhas poupanças, e com isso tentar criar oportunidades (pra mim, e pra quem emprego), não tem demonstrado o mínimo de respeito para com os empresários, de todos os quadrantes. Tenho sentido na pele essa perseguição.. pouca flexibilidade na altura de entender o que nunca entenderão.. mais não digo!

a.terra disse...

Ao comentador das 17:06
A ocupação do espaço publico dever ser paga, sem duvida! O que não pode ou não deve acontecer é alguns a pagar e outros com mais potencial de negocio não paguem. De qualquer das formas, o pagamento de uma qualquer taxa não permite a ocupação do espaço de forma a prejudicar os peões. Defender o pagamento e deixar de exigir a libertação do espaço, não é solução. Mas que sejam todos a cumprir com um tarifário mais consentâneo com a realidade dos negócios.
E não se pense que se restringe apenas a este tipo de ocupação, porque o que se vai seguir é a cobrança de toldos e outros, como se a maioria dos cafés estivessem a nadar em dinheiro.

Anónimo disse...

Os passeios e as ruas são de todos - não das cadeiras, cartazes e toldos. Acho muito bem que paguem, estes e todos, a justiça é cega e a lei deve ser igual para todos. Custa-me acreditar que acabei de ler um texto em que se apela à ilegalidade com a aplicação de 2 pesos e 2 medidas...conta isso sim revolto-me, porra! -Mariana

Anónimo disse...

A câmara tem muito dinheiro deu cheque para eventos na música nova com ela fechada há dois anos, onde já se viu