domingo, 6 de maio de 2012

CMO - COMO É?

A câmara de Olhão nunca foi exemplo de coisas claras, de transparência. Este presidente e os vereadores que o tem acompanhado ao longo dos anos sempre se comportaram como caciques, gozando de impunidade que a "jsutiça" lhes vai conferindo. Por outro lado, a oposição pouco ou nada faz para alterar a situação. Para o próximo ano estão previstas eleições e é tempo dos partidos darem uma resposta às populações.
A câmara de Olhão, em 31 de Dezembro de 2011, tinha como dívida de curto prazo a módica quantia de 14.146.727 euros. Dividas de médio/longo prazo "só" 20.228.400 euros. Entre as duas perfaz um total de 34.375.127 euros. Como um mal nunca vem só, a empresa municipal AmbiOlhão tem, também, só 8.905.355 euros de dívida às Águas do Algarve e 1.670.496 euros à Algar, ou seja a AmbiOlhão devia qualquer coisa como 10.575.851 euros.
A esperteza saloia do presidente em exercício mais a cambada de seguidores utilizaram o estratagema da criação da AmbiOlhão para diminuir a real dívida da câmra que deveria ser de 44.950.978 euros.
Como é que a câmara chegou a este estado? Para onde foi o "pilim"? Dos vereadores que andavam com "carros de mula" e passarm a passear-se em carros da gama média/alta, às comezainas à conta dos otários, festas e festarolas, "fardamentos" e outas coisas mais que nós não sabemos levaram a câmra à situação de falência técnica.
Com as receitas a cairem mas não abdicando das suas mordomias, os vereadores e seus acessores mais os gestores municipais fizeram aprovar o aumento da água e preparam-se para novos aumentos.
Mas, que dizem os partidos da oposição?
No quadro abaixo pode ver-se que a situação das câmaras algarvias não é nada saudável. As câmaras de Alcoutim, S. Brás de Alportel, Aljezur, Castro Marim e Monchique são as que menos devem. Aquelas que devem mais que a câmara de Olhão são câmaras que tem fontes de receita bem maiores que Olhão. Daquelas que devem menos, algumas tem mais fontes de receita que a câmara de Olhão.
É curioso notar que a AmbiOlhão é detentora de mais de um terço dos monstantes de dívida às Águas do Algarve e à Algar ultrapassa os 50% de dívida de todos os municípios.
Como é que este Paìs pode caminhar? Como é que nós nos podemos ver livre da troika? Assim, nunca mais! Note-se que as câmaras do Algarve são PSD e P"S", como tem sido também essa a alternância no Poder central. São, principalmente, estes dois partidos os principais responsáveis pela degradação a que o País chegou. Uns encobrem-se aos outros. Nenhum exige auditorias independentes, nenhum exige a responsabilidade criminal. Todos exigem apenas a responsabilização política. A câmara de Olhão e o País estão podres!
Chega de retórica política! Basta! Não nos aldrabem mais!
Saíamos à rua e coloquemos "ordem" na casa!

4 comentários:

Anónimo disse...

"O mundo é um lugar perigoso de viver,menos por causa daqueles que fazem o mal, mas mais,muito mais por causa daqueles que observam e deixam que o mal aconteça"
Talvez Albert Einstein concordasse!!!

Anónimo disse...

Por isso, os autarcas socialistas entendem que na actual fase da sociedade portuguesa é fundamental alargar e aprofundar a participação pública e cidadã nos processos de planeamento e gestão territoriais e urbanísticos, processos que permanecem burocratizados, opacos, pouco acessíveis, apesar das disposições legais - nacionais e comunitárias - no sentido da sua abertura e participação. E neste sentido sugerimos e apresenta-mos como exemplo de boas praticas, algumas medidas concretas:
• PRESIDÊNCIAS ABERTAS, saindo para a rua, para conhecer de perto as realidades da população;
MANHÃS DO MUNÍCIPE: manhãs de quinta e sexta-feira totalmente dedicadas ao atendimento ao munícipe;
• GABINETE DO MUNÍCIPE, que é mais do que um gabinete de apoio ao munícipe, mas pretende ser um verdadeiro gabinete do munícipe na Câmara Municipal! E durante todo o ano, disponibilizamos neste gabinete uma FICHA DE SUGESTÕES onde os munícipes podem apresentar as suas propostas;
• O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO;
• O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO para crianças e Jovens
Falamos de Qualidade de Vida e de Vida com Qualidade. Falamos de Felicidade! É para isso que queremos continuar a Trabalhar


SEM COMENTàTIO!

Anónimo disse...

Quem é este autarca socialista e onde tem vivido? Em Olhão não é concerteza!

Anónimo disse...

O texto "socialista" acima transcrito é parte do "compromisso" do Ps algarve para as proximas eleiçoes autarquicas