quinta-feira, 24 de maio de 2012

OLHÃO: AS DUVIDOSAS CONTAS DA CM OLHÃO

Às voltas com as contas da Cãmara Municipal de Olhão, nomeadamente em materia de agua e relativas ao ano de 2010, fui deparar com uma enorme trapalhada que os politicos da trampa que ocupam o trono deviam explicar ao Zé Pagode como chegaram a este ponto.
Na pagina 2 do Fluxo de caixa, conforme http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/9F3388FD-E661-46F1-9546-7D67BBDD141B/0/Fluxos_Caixa_2010.pdf pode ver-se que a Câmara Municipal de Olhão recebeu cerca de quatro milhões e cem mil euros, mais tostão menos tostão.
O Relatorio de Gestão conforme http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/D7992466-5964-471E-9533-52DDFD38F536/0/RelatorioGestao_2010.pdf a paginas 9 confirma os cerca de quatro milhões e cem mil euros, que representam só cerca de 25% das receitas proprias correntes da autarquia como se conclui dos numeros apresentados na pagina 8, enquanto do lado da despesa corrente a aquisição de bens e serviços, sem agua, representa 25%. Note-se bem, sem agua mas com combustiveis, energia, trabalhos especializados e eventos desportivos e culturais para dinamização do concelho.
Em Demonstração dos Resultados conforme http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/470B4C11-58A4-476C-B2E5-634E1FFF4AF5/0/Demonstracao_resultados_2010.pdf verificamos que afinal não são os mais de quatro milhões, mas sim cerca de três milhões e cem mil euros  como proveitos. Afinal no que ficamos, a agua gerou ou não proveitos de quatro milhões? Onde pára o cerca de um milhão de diferença?
Em Consolidação das Contas conforme http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/765CCCB8-0D69-4284-8E4A-95847927B435/0/2010_Consolidacao_Contas.pdf a paginas 9 pode verificar-se que a agua apenas "rendeu" os tais três milhões e cem mil euros, com a curiosidade do Revisor Oficial de Contas apontar que em 24 itens não existir informação.
O que está em causa com esta apresentação de contas é que a Câmara Municipal de Olhão, com os trapalhões que lá estãp e perante o clima de impunidade dos titulares de cargos politicos, é o Desvio de Execução Orçamental o que poderia determinar a perda de mandato se a porca da Justiça funcionasse.
Os Orçamentos, e neste quadro não sei para que servem, têm nas diversas ribricas dotações para receitas e despesas e é suposto que nele estivessem previstas as receitas e despesas (pagamentos) da agua, que como já se viu não foi paga embora tenha sido cobrada.
Por outro lado, a subtileza destes autarcas de trampa, em provocar o endividamento da autarquia sem dar cavaco à Assembleia Municipal. Na pratica o que esta cambada fez, foi utilizar um credito de fornecedor que não tinha intenção de pagar mas que lhe permitia financiar-se sem se submeter ao controlo do orgão de fiscalização, aspecto que não pode nem deve ser descurado, visto que na Reforma Administrativa, as Câmara passam a ser monopartidarias e a Assembleia Municipal o seu fiscal, mas que perante habilidades destas nada pode.
A falta de transparencia na gestão da autarquia é mais que muita. ONDE FOI PARA O DINHEIRO DA AGUA PAGA PELOS MUNICIPES'?
Perante um cenario destes a população olhanense deve revoltar-se e correr com esta cambada que nos assaltam todos os dias.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

carlos alberto alves disse...

Amigos, só vos dizer uma coisa, continuai a vossa luta justíssima, denunciai a podridão que grassa na vossa terra, semelhante à que grassa neste país mal frequentado por toda a sorte de malfeitores e bandidos. Viva a vossa luta justa, que a voz nunca vos doa. Viva o povo !!!

Anónimo disse...

Todos os links no post para os documentos foram desactivados.
Estavam alojados no site da CMO:
O que esconde a Câmara?
Falcatrua!