quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ALGARVE: SAUDE E MORTE DE MÃOS DADAS

A imagem acima mostra-nos uma nota de debito emitida pelo Centro Hospitalar do Algarve e relativa a uma taxa moderadora de uma transfusão de sangue, que ao que nos asseguram não foi efectuada, mal se percebendo como se cobram serviços que não são fornecidos, mas que deste centro hospitalar já se espera tudo.
Um familiar de outro utente queixava-se de que lhe teriam sido pedidas almofadas e gel de banho entre outras coisas, para dar assistencia ao doente internado a contas com escaras de decubito. Com o tempo ainda vão pedir para levar os medicamentos, os medicos e enfermeiros e tudo mais que for necessario para o hospital funcionar.
E como se isso não bastasse assistimos ao episodio dos medicos e enfermeiros reclamar, e bem,  da falta de condições para execerem um serviço com o minimo de qualidade, atitude que o presidente do conselho de administração deplorou.
O mesmo presidente de um conselho de administração de um serviço publico que não se coibe de exercer a sua profissão numa clinica privada como se pode ver em http://noticiasalbufeira.com/images/stories/jornal_pdf_2011/Noticias_de_Albufeira_284.pdf. A 2 de Abril de 2011 era apresentado como o novo colaborador da Albuclinica e sabendo nós quais os resultados da promiscuidade das ligações tenebrosas entre o sector publico e privado, É claro que não podemos dizer que o dito senhor esteja metido nalgum esquema, nem teriamos como prová-lo, mas que é esquisito, é. Se houvesse uma verdadeira justiça neste País, se estes casos fossem devidamente investigados para se apurar se alguns doentes do serviço publico foram ou não encaminhados para aquela clinica. Tambem já se percebeu, que daquela promiscuidade, normalmente resulta o aumento da lista de espera, com a necessidade de recurso aos serviços privados.
Em http://www.noticiasaominuto.com/pais/161762/autarcas-do-algarve-pedem-reuniao-ao-ministro-da-saude#.Ut-2Q9Kp0y4 podemos ver, segundo os autarcas da região, as graves limitações com que o Serviço Nacional de Saude se depara, que afinal não se limita à falta de medicamentos mas tambem à falta de meios humanos, nomeadamente de medicos e enfermeiros.
Os nossos autarcas omitem, e tal não acontece por acaso. o papel do presidente do conselho de administração, na presente crise. É que as autarquias estão, e sempre estiveram, representadas naquele orgão, e tambem sempre pactuaram com os cortes que já de há muito vêm fazendo naquela instituição. No fundo, autarcas social democratas e socialistas, os mesmos que se alternam no Poder, e que têm como objectivo comum, empobrecer o Povo, sugar-lhe o sangue e suor até à morte, seja pela fome ou por falta de assitencia.
REVOLTEM-SE, PORRA!



1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente não é "algum dia ainda pedem para levarmos os medicamentos"...já pedem,pelo menos os que os doentes já tomam.Em relação aos materiais de higiene,pelo que soube,tb os doentes têm que levar.
Soube por médicos que não ha papel para as marquesas,nomeadamente na pediatria,onde de criança para criança os médicos limpam a maca com um pano ou toalha.Disse o mesmo que não ha desinfectante para as mãos e que espátulas para ver a garganta e luvas ha mas já vão sendo escassas.Em relação aos doentes internados soube por médicos também que mascaras para entrar nos quartos dos doentes ha mas só para utilização dos médicos ou enfermeiros,porque para as visitas não ha,e que mesmo as dos médicos têm que ser utilizadas varias vezes porque a quantidade é reduzida ao máximo.Não ha toners e nas urgências é uma complicação para conseguirem passar receitas,pois as impressoras funcionam em muito pouco número.
E isto foi dito por um ou 2 funcionários..se falarem com médicos ou enfermeiros ou auxiliares....nem imagino as tristezas que irão ouvir.
Aquele hospital está uma desgraça....e está acabando com a qualidade que lhe era característica e o semblante de todos é macambúzio e todos se sentem atados de pés e mãos para conseguirem solucionar as situações.
Ha muitos doentes a faltar às consultas de AVC porque não têm dinheiro para pagar a taxa moderadora ou eventuais exames.....
A Saúde no Algarve está Doente...se não a salvarem...acabará por padecer e com ela todos os que infelizmente não têm possibilidades de ter um BOM seguro se saúde.
É UM CASO URGENTE E VAI ACABAR POR SER UM CASO DE SAÚDE PÚBLICA.