quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Poluição na Ria Formosa: A Quercus esteve hibernada, sofreu de cegueira ou sofreu de amnésia???

Poluição na Ria Formosa: coliformes fecais e bivalves não são a combinação perfeita!

ria formosaNa sequência dos sucessivos alertas da população local, movimentos cívicos, mariscadores e viveiristas, e com a recorrente interdição de apanha de bivalves em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a Quercus vem demonstrar a sua indignação face a uma situação que afeta o ecossistema lagunar, as atividades económicas da região e as populações, e exigir urgência na tomada de medidas.

Cientes de que esta interdição é provocada pela poluição oriunda das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Faro-Nascente e Olhão-Poente, que não cumprem pontualmente os parâmetros legais, nomeadamente quanto à quantidade de coliformes fecais presentes na água deste ecossistema, ultrapassando em mais do dobro os parâmetros considerados aceitáveis, de acordo com as análises realizadas pela empresa Águas do Algarve. Mais, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou, em Novembro de 2013, as zonas de interdição de captura de bivalves, tendo por base a realização de análises, as quais detetaram presença de números elevados da bactéria Escherichia coli, situação que, compreensivelmente, veio a gerar uma enorme revolta por parte dos mariscadores e viveiristas que dependem da boa qualidade da água da Ria Formosa para exercerem a sua atividade.

A Quercus sabe que está previsto que a nova ETAR Intermunicipal Faro-Olhão, que agregará diversas redes e substituirá as ETAR's Poente de Olhão e Nascente de Faro, entre em funcionamento em 2016. Esta obra, cujo processo de Avaliação de Impacte Ambiental estará já em andamento junto da Agência Portuguesa do Ambiente, tem um investimento estimado de 14 milhões de Euros, a suportar integramente pela empresa Águas do Algarve, devendo o concurso público internacional ser lançado até ao final deste ano.

Perante estes factos, a Quercus vem exigir que seja atribuído carácter de urgência à execução dos investimentos previstos para que a ETAR entre em funcionamento o mais rápido possível, pois é inadmissível que, volvidos três quadros comunitários de apoio a Portugal e à região do Algarve, ainda subsistam redes de esgotos degradadas e estações de tratamento obsoletas. A Quercus considera também inaceitável que se possa vir a exigir um eventual esforço adicional de custos à população servida pela empresa Águas do Algarve quando se sabe que os Municípios da região continuam sem regularizar as suas dívidas à referida empresa.

Por último, é de referir que, sendo este problema de poluição da Ria Formosa causado por incumprimentos legais por parte dos Municípios de Faro e o Olhão, devem ser estes a indemnizar os mariscadores e viveiristas pelos danos sofridos, em geral cidadãos de fracos recursos económicos, dado que estes estão impedidos de exercer a sua atividade económica, aplicando-se assim o princípio do poluidor-pagador e as regras mais elementares de responsabilidade social e ambiental.

Faro, 22 de Janeiro de 2014

A Direção Nacional e a Direção do Núcleo Regional do Algarve da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Noticia integral retirado do site da Quercus 


 Nota do Olhão Livre:
Porque razão só agora a Quercus vem tomar posição sobre a Poluição na Ria Formosa?
Será que a Quercus esteve hibernmada?
Será que os seus dirigentes enquanto andavam a dar Bandeiras Douradas a praias, na Ria Formosa não sabiam da má qualidade das aguas, provocadas pelos esgotos Tóxicos,  emitidos directos para  as Aguas de Produção de Bivalves  e para as Aguas Balneares ?
Como podem ver nestas fotos de esgotos e saidas de ETARS das Aguas de Producção de Bivalves que servem também para uso balnear das prais de Bandeira Dourada que a Quercus atribui na Ria Formosa.
Começamos por este colector de esgotos implantado no leito da Ria Formosa a menos de de 100 metros de viveirosde bivalves e a 200mt da Praia da Fuzeta Ria,a que foi retirada a Bandeira Azul por contaminação microbiológica.
Para ver o video do colector de esgotos a envenar as Aguas da Ria Formosa na Fuzeta, carregue aqui:
A quercus atribui há vários anos a Bandeira Douro à Ilha da Armona Ria,esquecendo-se que a Ilha da Armona tem 900 casas com  de fossas  velhas e obsoltas que contaminam as aguas da Ria Formosa, pois a CMO não fez o saneamneto da Ilha da Armona,como era sua obrigação:Numca a Quercus disse uma só palavra sobre a contaminação das 900 fossas exiostentes na Ilha da Armona como nada disse sobre uma estrumeira clandestina que a CMO teve na Ilha da Armona e que só acabou devido às denuncias populares,como se pode ver neste  post e video por nós denuciado: carregue aqui para ver.
Será que a Quercus não sabia da existência desse esgoto Tóxico que descarrega diariamente no T local de embarque para as ILhas da Armona Culatra e Farol?
No dia mundial das Zonas Humidas em 2011,  fizemos este post a denuciar, como a CMOlhão tratou e trata,  as zonas Humidas do Concelho, será que a Quercus desconhecia esses crimes todos? Carregue aqui para ver.
A C.M.Olhão mantêm um esgoto Tóxico a descarregar na Docapesca em Olhão,o esgoto corre através de uma linha de agua que é descarregada nas agias da Doca,agua essa que vai dar à Ria Formosa e é usada na lavagem das embarcações e nos apetrechos de pesca. do porto de Olhão.
Já em 2006 o movimento de Cidadania Avisar Toda a Gente denuciava essa situação,passados 8 anos a unica coisa que mudou  na foto foi o barco pois o veneno continua a sair dessa linha fluvial que continuamente envenena as aguas da Docapesca,e posteriormente as Aguas da Ria Formosa.Carregue aqui para ver.

 A C.MFaro por sua vez, também não está isenta de culpas ,pois também tem esgotos Tóxicos directos para a Ria Formosa: 
Este esgoto fica situado  Moinho de maré em ruinas, na Horta da Areia, é bem o exemplo de como as autarquias ao longo dos anos tem poluido as Aguas de Producção de Bivalves que é a Ria Formosa,foi por nós  denunciado aqui, e só a moto lá não está,pois a poluição essa continua, pode ler aqui a nossa denuncia
 
 O actual presidente da C.MFaro Rogério Bacalhau diz em conversas no face book, que essas aguas são aguas Saponárias,basta ver a cor da agua e as lamas negras envolventes para saber que o que sai desse cano de esgoto ,através de uma linha de agua, é esgoto mais que tóxico,só não vê e só não admite que há esgotos Tóxicos directos em Faro é quem não quer resolver o problema.


Outra entidade envolvida na Poluição das Aguas de Producção de Bivalves e na Poluição das Aguas Balneares são as Aguas do Algarve.pois como podem ver nas fotos da ETAR Poente de OLhão,e na ETAR Nascente de Faro.
por nós denuciadas nest post.Carregue para ver.

Bom depois dessa exaustão de fotos para perguntar à Quercus onde tem andado esses anos todos que só agora acordou para esses crimes cometidos dos quais  o Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão"
Fez queixa à união Europeia,em 2009 e até hoje continuou tudo na mesma.
Para a Quercus saber aqui fica a recpção da União Europeia à queixa do Somos Olhão em 2009.Carregue aqui para ver
Será que a Quercus sente remorsos, e um certo peso na consiência de nada ter feito para defender o ambiente, da qual são subsidiodepentes?
Será que vem aí subsidios para esta questão, e que a Quercus já se começa a fazer a eles?
Só agora é que vem exigir a questão do poluidor pagador,quando as pessoas,e os movimentos de cidadania andaram a apresentar queixas ao PNRF à Capitania do Porto de OLhão(alguns cidadãos chegaram a pagar  à Capitnia de OLhão para apresentar queixa do cano de esgot da Doca) à brigada do ambinete da GNR.
Será  a Quercus, uma associação de defesa do ambiente ou de defesa dos subsidios?
Não é tempo de acabar de vez, com as mentiras e com a poluição da Ria Formosa seja ela proveniente dos esgots Tóxicos directos de Olhão e de Faro seja pelas descargas poluentes das ETARs obsoletas?
O  ambiente e o frágil ecosistema da Ria Formosa está cada vez mais em perigo, e as pessoas que dependem de uma Ria Limpa, para exercerem a sua actividade profissional  também!


Sem comentários: