quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

OLHÃO: O DESPERTAR DA RIA FORMOSA

A Ria Formosa nos últimos tempos tem sido objecto de muitas intervenções politicas e publicas, pelas piores razões, algumas assumindo foros de hilariantes.
A associação ambientalista Quercus também veio a terreiro como se pode ver em http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=142972, esquecendo-se que durante anos andou a proteger o aparelho de estado, atribuindo bandeiras azuis para praias banhadas pelas águas que agora vem dizer estarem contaminadas.
Depois dos remorsos, qual defensora dos produtores de bivalves, diz que estes têm direito a serem indemnizados pelos crimes a que deram cobertura durante muitos anos. E mais, como grandes guardiões da Ria Formosa, apelam à construção urgente da nova ETAR, como se o problema se resolvesse apenas pela sua construção sem ter em conta a localização e o destino final das águas residuais. Para uma associação ambiental, fundamentalista, é no mínimo estranho que a mesma não se preocupe com a reutilização das águas para a rega, até pela defesa do principio do ciclo da agua. São assim estes ambientalistas.
Por outro lado, Olhão vai receber a visita de um euro-deputado eleito pela CDU, como se pode ver em http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=142935#.UuAREwLcOGo.gmail. Ainda que possamos estar satisfeitos por mais uma iniciativa em defesa da Ria Formosa, não podemos deixar de registar a atitude sectária de quem promove a iniciativa, uma vez que apesar de estarmos abertos à discussão de fundo dos problemas da Ria, de ao longo dos anos termos promovido petições dirigidas aos Parlamento Europeu e Nacional, de termos apresentados queixas nas diversas instâncias nacionais e comunitárias, não somos convidados para dizer das nossas razões.
Já o afirmámos por varias vezes que venham as iniciativas de onde vierem desde que apontem para a defesa dos valores presentes na Ria Formosa, estaremos sempre disponíveis e sem qualquer constrangimento. As lutas desta natureza só poderão ter sucesso se houver a maior unidade possível em torno de uma causa, que nos é comum. Pelos vistos, há quem não pense assim.
Lembramos que já colaborámos, nesta matéria, em acções com o PS local, com o PSD, com o BE, faltando apenas a CDU, que parece não querer discutir o assunto connosco, e depois não nos venham acusar de sectarismo, como o têm feito de forma despropositada.
De qualquer das formas, a Ria Formosa no seu conjunto começa a despertar para uma nova realidade que é preciso não deixar adormecer, porque o caminho apontado parece estar deveras armadilhado.

1 comentário:

Anónimo disse...

o Deputado da CDU só vem agora a terreiro pois em breve vai haver eleições para o parlamento europeu.