quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OLHÃO: CONTAS DUVIDOSAS NO CCD da CMO

A Câmara Municipal de Olhão celebrou com o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da CMO, contratos,por ajuste directo, no valor de 65.934,12 euros e outro no valor de 74.500,00 em 16/07/2010 e 02/02/2012 respectivamente, sendo que no primeiro caso o final do contrato e o valor foram reduzidos a um terço.
Mas. porque a Câmara Municipal de Olhão sempre se mostrou avessa à transparencia nas suas contas, resolveu celebrar o segundo contrato, pensando iludir a vigilância que vinha sendo feita nas contratações.
O Código dos Contratos Públicos não permite mais que um total de 75 mil euros para aquisição de bens e serviços com a mesma entidade adjudicante num período de três anos, pelo que o segundo contrato viola os limiares fixados, sendo a situação susceptível de configurar um crime.
Que a direcção do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da CMO receba o dinheiro ainda vá que não vá, mas que se torne cúmplice dos gestores autárquicos, já é outra coisa, tanto mais que nem todos gozam dos benefícios concedidos.
O segundo contrato mantém-se em vigor, só termina a 02/02/2015, não tendo sofrido qualquer alteração, pelo menos até à presenta data.
Consultadas as contas do Centro de Cultura e Desporto, verificamos que no ano de 2012, ano da celebração do contrato, teve de receitas de exploração do bar e restaurante 54 mil euros, valor bastante inferior ao do contrato. E sendo certo que a fracção do contrato, com a duração de três anos, era de mais de 24 mil euros, então podemos dizer que o contrato suporta 45% das receitas do bar e refeitório.
Mas o Centro de Cultura e Desporto tem também a exploração dos bares do Auditório e da Biblioteca e por muito pequenas que sejam as respectivas receitas, parecem pouco claras as contas apresentadas.
Se atendermos a que quem está na direcção do Centro de Cultura e Desporto, são as mesmas pessoas que andavam de mãos dadas com o ex-presidente e disso tiraram grandes benefícios, começamos a pensar que algo não vai bem naquele antro. Se uma foi secretaria do presidente, outra gozava da fama de ser a dona da Câmara, numa teia de cumplicidades que ajudam a perceber o esquema.
É que para alem deste contrato, naquele ano, o Centro de Cultura e Desporto recebeu da Câmara, só mais 120 mil euros de subsídios, muita fruta para quem está falido. No total de receitas do Centro de Cultura e Desporto apura-se mais ou menos o mesmo que a soma dos subsídios com o contrato.
Já vai sendo tempo de a Câmara Municipal de Olhão reflectir na aplicação dos dinheiros públicos, roubados ao Povo das mais diversas maneiras.
O Centro de Cultura e Desporto não tem de dar lucro, sendo o seu objecto a promoção social e desportiva dos trabalhadores, mas aquilo a que assistimos, e de acordo com as contas apresentadas, no capitulo desportivo tem apenas duas vertentes: pesca e natação, esta nas piscinas do município, muito pouco para quem recebe tanto.
Os trabalhadores da Câmara Municipal,  sócios do Centro de Cultura e Desporto devem revoltar-se contra a direcção e tomar em mãos o Centro de Cultura e Desporto e colocá-lo ao serviço de todos os trabalhadores, sem discriminações.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse centro de cultura é o centro da mamamgem do cla pulga.
pagam quase nada e só umas poucas é que mamam à grande e à francesa até e garrafossas don wisk caro essa cambada comprava pros pés descalços é bacalhau azeite refinado para elas é só comidinha groumet.
ás vezes até se enganava o camião e ia parar ao bar da mamalhuda em Pechão e quem pagava era esse centro,.ou seja pagavamos todos.