sábado, 18 de janeiro de 2014

OLHÃO: EMPRESA MUNICIPAL SEM CONTAS?

As empresas municipais estão obrigadas, por força da Lei, a ter um site próprio, onde devem ser publicados todos os documentos de interesse publico, nomeadamente o plano de actividades, os orçamentos e a prestação de contas.
A Câmara Municipal de Olhão presidida por um aprendiz desde há muito que se mostra avessa à transparencia nos seus actos e muito particularmente no que respeita à prestação de contas, contagiando as empresas que estão sob seu controlo.
E nem o facto de a oposição estar em maioria nos principais órgãos da autarquia, demove quem detém a presidência, situação para a qual a própria maioria oposicionista tem culpas, ao deixar nas mãos do aprendiz a nomeação dos conselhos de administração das empresas municipais.
A Mercados de Olhão, presidida pelo ex-vereador agora chefe de gabinete, um tacho à medida da comida, consegue fazer pior que a casa mãe, que esta embora apresente contas marteladas as apresenta, mas a empresa municipal apesar de já estarmos em 2014 ainda não apresentou as contas relativas ao ano de 2012, ano em que a Câmara lhe atribui um subsidio de 200.000 euros, conforme se pode ler na acta datada de 29/02/2012.
Como somos bastante curiosos, procurámos encontrar o site da empresa e nada e por isso socorremos-nos do site da autarquia, onde de facto estão publicadas as contas da Mercados de Olhão, mas de 2011.
O aprendiz de presidente, António Pina, apesar de toda a sua experiência ou talvez mesmo por isso, copia as pisadas do antecessor, um ditadorzeco com telhados de vidro, fugindo à prestação de contas de tudo quanto o rodeia.
E como a falta de transparencia é mais que muita, a maldita curiosidade conduziu-nos ao site da Ambiolhão, esta presidida pelo aprendiz de presidente, e verificamos que não está publicado o Orçamento para 2014, também ele importante para se perceber onde, quando e como foi o aprendiz arranjar os 500.000 euros para acabar com alguns dos esgotos directos.
Mau aprendiz, embora tenha um canudo de titulação, o presidente devia saber ou no mínimo consultar os serviços jurídicos da autarquia no sentido de saber se sim ou não está obrigado à publicação deste tipo de documentos.
Certo é que não temos as contas da Mercados e também não sabemos do paradeiro dos 200.000 euros e queremos à viva força o que fizeram ao dinheiro que nos foi roubado com o IMI e as taxas de Agua e Resíduos.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

So num pais terceiro-mundista um municipio ,ou coisa que o Valha, tem como chefe de gabinete um incompetente como o Mario Gonçalves. Nao sei contudo se sera corrupto. Isso deixo ao Eduardo Cruz e seus acolitos para por a descoberto. Mas a julgar pelo que ja ouvi e li.....

Anónimo disse...

Os Srs deputados da oposição deveriam informar-se sobre quais os concursos de admissão que levaram alguns técnicos superiores a entrar na dita empresa municipal.
É que entraram TODOS sem concurso. A cunha foi suficiente!
Já para não falar em alguns funcionários da dita empresa que exercem funções na sede da câmara.
Será por falta de espaço na Ambiolhao?