sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
OLHÃO: O ESGOTO AUTARQUICO
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
OLHÃO: VARIANTE NORTE BERROU
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
OLHÃO: CÂMARA SEM RUMO
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
OLHÃO: PRESIDENTE DITADOR
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
OLHÃO: MAIS UMA CHATICE PARA A CÂMARA MUNICIPAL
sábado, 25 de janeiro de 2014
OLHÃO: PRESIDENTE DA CÂMARA CHATEIA
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
O ALGARVE É PROVINCIA MARROQUINA!
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Poluição na Ria Formosa: A Quercus esteve hibernada, sofreu de cegueira ou sofreu de amnésia???
Poluição na Ria Formosa: coliformes fecais e bivalves não são a combinação perfeita!
Na sequência dos sucessivos alertas da população local, movimentos cívicos, mariscadores e viveiristas, e com a recorrente interdição de apanha de bivalves em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a Quercus vem demonstrar a sua indignação face a uma situação que afeta o ecossistema lagunar, as atividades económicas da região e as populações, e exigir urgência na tomada de medidas.Cientes de que esta interdição é provocada pela poluição oriunda das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Faro-Nascente e Olhão-Poente, que não cumprem pontualmente os parâmetros legais, nomeadamente quanto à quantidade de coliformes fecais presentes na água deste ecossistema, ultrapassando em mais do dobro os parâmetros considerados aceitáveis, de acordo com as análises realizadas pela empresa Águas do Algarve. Mais, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou, em Novembro de 2013, as zonas de interdição de captura de bivalves, tendo por base a realização de análises, as quais detetaram presença de números elevados da bactéria Escherichia coli, situação que, compreensivelmente, veio a gerar uma enorme revolta por parte dos mariscadores e viveiristas que dependem da boa qualidade da água da Ria Formosa para exercerem a sua atividade.
A Quercus sabe que está previsto que a nova ETAR Intermunicipal Faro-Olhão, que agregará diversas redes e substituirá as ETAR's Poente de Olhão e Nascente de Faro, entre em funcionamento em 2016. Esta obra, cujo processo de Avaliação de Impacte Ambiental estará já em andamento junto da Agência Portuguesa do Ambiente, tem um investimento estimado de 14 milhões de Euros, a suportar integramente pela empresa Águas do Algarve, devendo o concurso público internacional ser lançado até ao final deste ano.
Perante estes factos, a Quercus vem exigir que seja atribuído carácter de urgência à execução dos investimentos previstos para que a ETAR entre em funcionamento o mais rápido possível, pois é inadmissível que, volvidos três quadros comunitários de apoio a Portugal e à região do Algarve, ainda subsistam redes de esgotos degradadas e estações de tratamento obsoletas. A Quercus considera também inaceitável que se possa vir a exigir um eventual esforço adicional de custos à população servida pela empresa Águas do Algarve quando se sabe que os Municípios da região continuam sem regularizar as suas dívidas à referida empresa.
Por último, é de referir que, sendo este problema de poluição da Ria Formosa causado por incumprimentos legais por parte dos Municípios de Faro e o Olhão, devem ser estes a indemnizar os mariscadores e viveiristas pelos danos sofridos, em geral cidadãos de fracos recursos económicos, dado que estes estão impedidos de exercer a sua atividade económica, aplicando-se assim o princípio do poluidor-pagador e as regras mais elementares de responsabilidade social e ambiental.
Faro, 22 de Janeiro de 2014
A Direção Nacional e a Direção do Núcleo Regional do Algarve da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Noticia integral retirado do site da Quercus
Nota do Olhão Livre:
Porque razão só agora a Quercus vem tomar posição sobre a Poluição na Ria Formosa?
Será que a Quercus esteve hibernmada?
Será que os seus dirigentes enquanto andavam a dar Bandeiras Douradas a praias, na Ria Formosa não sabiam da má qualidade das aguas, provocadas pelos esgotos Tóxicos, emitidos directos para as Aguas de Produção de Bivalves e para as Aguas Balneares ?
Como podem ver nestas fotos de esgotos e saidas de ETARS das Aguas de Producção de Bivalves que servem também para uso balnear das prais de Bandeira Dourada que a Quercus atribui na Ria Formosa.
Começamos por este colector de esgotos implantado no leito da Ria Formosa a menos de de 100 metros de viveirosde bivalves e a 200mt da Praia da Fuzeta Ria,a que foi retirada a Bandeira Azul por contaminação microbiológica.
Para ver o video do colector de esgotos a envenar as Aguas da Ria Formosa na Fuzeta, carregue aqui:
A quercus atribui há vários anos a Bandeira Douro à Ilha da Armona Ria,esquecendo-se que a Ilha da Armona tem 900 casas com de fossas velhas e obsoltas que contaminam as aguas da Ria Formosa, pois a CMO não fez o saneamneto da Ilha da Armona,como era sua obrigação:Numca a Quercus disse uma só palavra sobre a contaminação das 900 fossas exiostentes na Ilha da Armona como nada disse sobre uma estrumeira clandestina que a CMO teve na Ilha da Armona e que só acabou devido às denuncias populares,como se pode ver neste post e video por nós denuciado: carregue aqui para ver.
Será que a Quercus não sabia da existência desse esgoto Tóxico que descarrega diariamente no T local de embarque para as ILhas da Armona Culatra e Farol?
No dia mundial das Zonas Humidas em 2011, fizemos este post a denuciar, como a CMOlhão tratou e trata, as zonas Humidas do Concelho, será que a Quercus desconhecia esses crimes todos? Carregue aqui para ver.
A C.M.Olhão mantêm um esgoto Tóxico a descarregar na Docapesca em Olhão,o esgoto corre através de uma linha de agua que é descarregada nas agias da Doca,agua essa que vai dar à Ria Formosa e é usada na lavagem das embarcações e nos apetrechos de pesca. do porto de Olhão.
Já em 2006 o movimento de Cidadania Avisar Toda a Gente denuciava essa situação,passados 8 anos a unica coisa que mudou na foto foi o barco pois o veneno continua a sair dessa linha fluvial que continuamente envenena as aguas da Docapesca,e posteriormente as Aguas da Ria Formosa.Carregue aqui para ver.
A C.MFaro por sua vez, também não está isenta de culpas ,pois também tem esgotos Tóxicos directos para a Ria Formosa:
Este esgoto fica situado Moinho de maré em ruinas, na Horta da Areia, é bem o exemplo de como as autarquias ao longo dos anos tem poluido as Aguas de Producção de Bivalves que é a Ria Formosa,foi por nós denunciado aqui, e só a moto lá não está,pois a poluição essa continua, pode ler aqui a nossa denuncia
O actual presidente da C.MFaro Rogério Bacalhau diz em conversas no face book, que essas aguas são aguas Saponárias,basta ver a cor da agua e as lamas negras envolventes para saber que o que sai desse cano de esgoto ,através de uma linha de agua, é esgoto mais que tóxico,só não vê e só não admite que há esgotos Tóxicos directos em Faro é quem não quer resolver o problema.
Outra entidade envolvida na Poluição das Aguas de Producção de Bivalves e na Poluição das Aguas Balneares são as Aguas do Algarve.pois como podem ver nas fotos da ETAR Poente de OLhão,e na ETAR Nascente de Faro.
por nós denuciadas nest post.Carregue para ver.
Bom depois dessa exaustão de fotos para perguntar à Quercus onde tem andado esses anos todos que só agora acordou para esses crimes cometidos dos quais o Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão"
Fez queixa à união Europeia,em 2009 e até hoje continuou tudo na mesma.
Para a Quercus saber aqui fica a recpção da União Europeia à queixa do Somos Olhão em 2009.Carregue aqui para ver
Será que a Quercus sente remorsos, e um certo peso na consiência de nada ter feito para defender o ambiente, da qual são subsidiodepentes?
Será que vem aí subsidios para esta questão, e que a Quercus já se começa a fazer a eles?
Só agora é que vem exigir a questão do poluidor pagador,quando as pessoas,e os movimentos de cidadania andaram a apresentar queixas ao PNRF à Capitania do Porto de OLhão(alguns cidadãos chegaram a pagar à Capitnia de OLhão para apresentar queixa do cano de esgot da Doca) à brigada do ambinete da GNR.
Será a Quercus, uma associação de defesa do ambiente ou de defesa dos subsidios?
Não é tempo de acabar de vez, com as mentiras e com a poluição da Ria Formosa seja ela proveniente dos esgots Tóxicos directos de Olhão e de Faro seja pelas descargas poluentes das ETARs obsoletas?
O ambiente e o frágil ecosistema da Ria Formosa está cada vez mais em perigo, e as pessoas que dependem de uma Ria Limpa, para exercerem a sua actividade profissional também!
OLHÃO: O DESPERTAR DA RIA FORMOSA
A associação ambientalista Quercus também veio a terreiro como se pode ver em http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=142972, esquecendo-se que durante anos andou a proteger o aparelho de estado, atribuindo bandeiras azuis para praias banhadas pelas águas que agora vem dizer estarem contaminadas.
Depois dos remorsos, qual defensora dos produtores de bivalves, diz que estes têm direito a serem indemnizados pelos crimes a que deram cobertura durante muitos anos. E mais, como grandes guardiões da Ria Formosa, apelam à construção urgente da nova ETAR, como se o problema se resolvesse apenas pela sua construção sem ter em conta a localização e o destino final das águas residuais. Para uma associação ambiental, fundamentalista, é no mínimo estranho que a mesma não se preocupe com a reutilização das águas para a rega, até pela defesa do principio do ciclo da agua. São assim estes ambientalistas.
Por outro lado, Olhão vai receber a visita de um euro-deputado eleito pela CDU, como se pode ver em http://www.regiao-sul.pt/
Já o afirmámos por varias vezes que venham as iniciativas de onde vierem desde que apontem para a defesa dos valores presentes na Ria Formosa, estaremos sempre disponíveis e sem qualquer constrangimento. As lutas desta natureza só poderão ter sucesso se houver a maior unidade possível em torno de uma causa, que nos é comum. Pelos vistos, há quem não pense assim.
Lembramos que já colaborámos, nesta matéria, em acções com o PS local, com o PSD, com o BE, faltando apenas a CDU, que parece não querer discutir o assunto connosco, e depois não nos venham acusar de sectarismo, como o têm feito de forma despropositada.
De qualquer das formas, a Ria Formosa no seu conjunto começa a despertar para uma nova realidade que é preciso não deixar adormecer, porque o caminho apontado parece estar deveras armadilhado.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
ALGARVE: SAUDE E MORTE DE MÃOS DADAS
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
As vacinas da Gripe não são falsas; São é de contrabando, tudo isso só acontece, por o governo ter esgotado a quota das vacinas!
Nota
do OLhão Livre: já tinhamos a quota para o peixe, a quota para o leite a
quota para os productos,e um sem Nº de quotas, agora ficamos saber que até para as vacinas Portugal tem quotas.Triste país, que tem ministros e governantes que mentem e nos roubam nos ordenados e nas reformas e até nos tiram a saude.
Quando se fizer as estatisticas das pessoas que vão morrer com gripe,não vai ser por falta de vacinas, e essa questão da quota vai ficar esquecida, e só o Nº dos mortos vai aparecer.
OLHÃO: O ARTISTA PINA
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
OLHÃO: FUTURO SOMBRIO PARA A RIA FORMOSA
domingo, 19 de janeiro de 2014
OLHÃO: ANALISES DO IPMA. O QUE NOS RESERVAM?
sábado, 18 de janeiro de 2014
OLHÃO: EMPRESA MUNICIPAL SEM CONTAS?
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
RIA FORMOSA: A LUTA NÃO ACABA AQUI
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Poluição na Ria Formosa,depois de colocado em causa a saude publica, por causa dos coliformes fecais nos bivalves,as Aguas do Algarve prometem uma nova ETAR!
Uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)
intermunicipal, que sirva Faro e Olhão, construída antes do que estava
previsto e 500 mil euros para atacar o problema das descargas ilegais no
sistema de águas pluviais em Olhão. Estas foram «as duas boas notícias»
que o presidente da Câmara de Olhão levou esta quinta-feira a um
plenário de viveiristas e mariscadores da Ria Formosa, que decorreu em
Olhão.
Segundo António Pina, que é o representante da Comunidade
Intermunicipal do Algarve – AMAL no Conselho de Administração da Águas
do Algarve, na reunião deste órgão da passada terça-feira, foi decidido
«começar o processo de construção de uma nova ETAR», que substitua as
designadas por Olhão Poente e Faro Nascente, muito antiquadas.
À margem do plenário, onde fez este anúncio, o edil olhanense especificou ao Sul Informação
que, para já, foi lançada a Avaliação Impacto Ambiental da localização
da futura ETAR. «O primeiro passo é a aprovação do Estudo de Impacte
Ambiental. O segundo, já depois de aprovada a localização, é a
preparação do caderno de encargos e lançamento do concurso», revelou.
«Se
não houver problemas na fase do impacte ambiental, é a expetativa do
Conselho de Administração da Águas do Algarve, e foi isso que me foi
transmitido, que até ao final de 2014 o concurso esteja adjudicado»,
disse o presidente da Câmara de Olhão.
A Águas do Algarve confirma, através da sua porta-voz Teresa
Fernandes, que já está «em fase de apreciação o Estudo de Impacte
Ambiental de uma futura ETAR Multimunicipal de Faro Nascente, que irá
receber e tratar parte dos esgotos de Olhão, parte dos de Faro e os de
São Brás de Alportel» e adianta que este esteve hoje «a ser apresentado
na Agência Portuguesa de Ambiente APA, em Lisboa».
Já quanto a uma calendarização, não se compromete com um prazo para o
lançamento do concurso e eventual adjudicação da obra. Esta «fase de
análise do EIA é um primeiro passo para uma eventual decisão futura»,
disse.
A construção desta nova ETAR vem sendo falada há muito, já que a
falta de capacidade das duas ETAR a ser substituídas, principalmente a
situada em Faro, para tratar convenientemente as águas residuais para lá
encaminhadas é há muito assumida. A sua construção estaria
originalmente apontada para 2015 ou 2016.
Mas, segundo apurou o Sul Informação, esta não é a
única solução em cima da mesa. Uma possibilidade que ainda não estará
colocada de parte é desviar os esgotos que agora vão para a ETAR
Nascente de Faro para a sua congénere situada junto ao Aeroporto de
Faro, bem mais moderna e também para Olhão.
Esta seria uma solução para melhorar a situação no curto prazo, além
de potencialmente mais barata, já que uma nova ETAR obrigaria a um
investimento na ordem dos 6 milhões de euros.
Noticia retirada do Sul informação on line
Nota do Olhão Livre: Depois de anos e anos a andarmos a denuciar esses crimes ambientais, depois de queixa à união Europeia porparte do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão",só quando é colocada, a saude publica em causa por excesso de coliformes fecais na carne dos bivalves; Coliformes fecais esses que provem das escorrências assasinas das ETARs Poente de Olhão e de Faro Nascente, é que as Aguas do Algarve vem anunciar uma nova ETAR, para breve quando há mais de 4 anos,que andam a enganar as pessoas,e a União Europeia, com promessas falsas de estudos de impacte ambiental e de nova ETAR.
Agora que sentem o cu a arder vem todos admitir os crimes, que durante anos andaram a cometer, e a esconder, e assim destruiram o frágil ecosistema da Ria Formosa,do qual a mais notória é o fim de mais de 80% da maior colónia de cavalos marinhos da Europa situada na Ria Formosa, ao mesmo tempo quearruinaram centenas de mariscadores e viveiristas, ao contaminarem as terras,da principal Zona de Producção de Bivalves em Portugal pois a Ria Formosa,pois essa era responsavél pela producção de mais de 80% da producção de bivalves e hoje, a apanha de bivalves foi reduzida. mais de 60%.
Será que ninguém vai responder por esses crimes cometidos?
Será que essas afirmações, não são mais que promessas para acalmarem a revolta, que grassa em Olhão e na Ilha da Culatra, motivada pela nova classificação dos viveiros de Bivalves?
Nós no Olhão Livre, fartosde promessas vãs, e de ser apelidados de terroristas pelo poder local por denunciarmos esses crimes, vamos estar atentos se as promessashoje divulgadas, vão ser cumpridas, mas vamos também exigir, que os culpados sejam responsabilizados por esses crimes cometidos e sempre ocultados, pois os crimes são de tal ordem tanto ambientalmente como económicamente, que a culpa não pode morrer solteira!
Atingidas as 600 000 visitas,obrigado a todos os que nos visitam!
Registamos hoje a bonita soma das 600 000 visitas
|
A todos os que nos seguem o nosso obrigado.
Em baixo podem ver a evolução do gráfico das visitas,desde 5/07 de 2007 até ao dia de hoje.
OLHÃO: CONTAS DUVIDOSAS NO CCD da CMO
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
OLHÃO: CÂMARA INCUMPRIDORA, ALIMENTA CLIENTELISMO
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
OLHÃO: ASSALTO A ALGUNS MUNICÍPES
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
OLHÃO: SECRETARIO DE ESTADO ALDRABÃO
No link a seguir http://media.parlamento.pt/vid
domingo, 12 de janeiro de 2014
RIA FORMOSA: AUDIÇÃO INTEGRAL DO PRESIDENTE DO IPMA
OLHÃO: SESSÃO PUBLICA DESMONTA FARSA DO IPMA
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Poluição na Ria Formosa em debate amanhã às 17 h ,Auditório do IPMA em OLhão.
Cristóvão Norte,diz o seguinte, sobre a
poluição na Ria Formosa, que nós no Olhão Livre há anos que andamos a
denunciar e alertar,,e que todas as entidades oficiais sempre quiseram
esconder:
“ não se
pode empurrar a questão da poluição para debaixo do tapete e qualquer
solução meritória jamais poderá ignorar a perda de eficiência das ETARS e
menos ainda as descargas ilegais a que muitos fazem vista grossa”,
reconhecendo que “ a saúde pública é um valor essencial em que não se
pode transigir e que o mesmo é vital para que a reputação de elevada
qualidade dos produtos da Ria Formosa não seja ferida, mas que importa
agir para minimizar os danos que resultam para comunidades que estão
muito dependentes da Ria para a sua sobrevivência ”.
Por esse motivo o criminoso ex presidente da
CMO Francisco Leal, apelidadava alguns membros do Olhão Livre, de
terroristas, como se o criminoso e o terroristas não fosse, ele Xico
Leal e todos os vereadores que se calaram oa longo desses anos todos,
incluindo o aprendiz de presidente da CMOlhão, Antonio Miguel Pina e o
vereador Carlos Martins, pois durante anos a CMOlhão, andou a poluir
as Aguas de Produção de Bivalves,com esgotos Tóxicos, conforme se pode
ver aqui nestas fotos por nós publicadas:
Colector de esgoto implantado no leito da Ria na Fuzeta.
Ou nesta foto que carregando aqui pode ver o nosso artigo do esgoto Tóxico que desagua no Porto de Recreio que a CMOlhão ponposamente chama Marina.
Este é o
esgoto Tóxico do T, cais de embarque para as ilhas da Armona Culatra e
Farol, a menos de 50 metros da sede do IPMA em OLhão,local onde se vai
realizar o debate com Cristóvão Norte que foi denunciado por nós neste artigo
Podem ver aqui neste video do Biosfera
a denuncia que há anos é feita em Olhão por populares e movimentos de
cidadania,da poluição existente nas aguas de produção de bivalves nas
aguas da Ria Formosa.
A C.MFaro por sua vez, também não está isenta de culpas ,pois também tem esgotos Tóxicos directos para a Ria Formosa:
Este esgoto
fica situado Moinho de maré em ruinas, na Horta da Areia, é bem o
exemplo de como as autraquias ao longo dos anos tem poluido as Aguas de
Producção de Bivalves que é a Ria Formosa,foi por nós denunciado aqui, e
só a moto lá não está,pois a poluição essa continua, pode ler aqui a nossa denuncia
Por sua vez a empressa Publica Aguas do Algarve também tem muitas responsabilidades nos crimes cometidos,pois as escorrência que lança em Agua de Producção de Bivalves não cumprem os normativos de descarga no que diz respeito aos coliformes fecais que deu origem à nova classificação dos viveiros,como se pode ver por esta imagem a qualidade das escorrências da ETAR de Poente de Olhão é bem explicativa,conforme se pode ver neste artigo