sexta-feira, 11 de setembro de 2015

OLHÃO: ATAQUE À ZONA HISTÓRICA!


Depois de muita controversia a propósito da Zona Histórica de Olhão e da sua descaracterização, o que determinou alterações ao projecto que não chegou a ser divulgado, temos agora a nova versão.
É evidente que um plano destes, precisa de uma leitura mais atenta e detalhada, mas dá, desde já para perceber que algumas das propostas anteriores se mantêm, nomeadamente a Torre Mirante, agora deslocalizada, e a substituição do empedramento da calçada por pedra de escarapão, embora existam algumas diferenças quanto ao seu modelo.
E como dizemos que precisamos de uma leitura mais detalhada, pouco avançamos, não deixando, porem, de levantar questões colaterais e que se prendem com o bem (mal) estar da população olhanense.
É que as obras previstas, mesmo que comparticipadas, custam uma pipa de massa a uma autarquia que está falida e que só engenharia financeira lhe dá sobrevivencia. Se estivesse mos perante uma Câmara preocupada com o seu Povo, certamente não optaríamos por um endividamento excessivo, cuja amortização e serviço da divida, tem reflexo na cobrança de taxas e impostos municipais, detiorando as condições de vida das pessoas.
Bem sabemos que a maioria dos eleitos locais vive de e para a imagem, que querem deixar uma marca para a posteridade, mas fazê-lo à custa do empobrecimento da população, é criminoso. Ainda que o cidadão comum não tenha bem noção do que falamos, recordamos que para alem do tarifário da agua, saneamento e resíduos, que são taxas, a utilização de todo o espaço publico está sujeito a taxas bem como o IMI. há taxas pagas directamente e outras que o são indirectamente, mas todas elas sacadas ao bolso dos munícipes, para estes estafermos andarem a esbanjar a eito.
A calçada da Zona Histórica, apresenta-se em bom estado de conservação, não tem muitos anos e a sua substituição tem custos demasiado elevados. Diga-se que até mesmo nas zonas onde for permitida a circulação automóvel, a respectiva via vai ser empedrada com o mesmo tipo de material.
Aos poucos iremos dando conta dos diversos documentos que compõem o novo projecto de Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão, para que os olhanenses se dêem conta daquilo que o bando do Pina pretendem para a cidade.

3 comentários:

Mister Pombo. disse...

Deputado Municipal Hélder Nuno Carmo, eleito pelo PS e com assento na Assembleia Municipal de Olhão, diz aos administradores da página do f.b do OLhão Livre o seguinte
" E já agora meta a torre da barreta bem no meio do seu cu....
Gosto · Responder · 46 min"

pica-pau colombino disse...

O sr. Deputado Hélder Nuno do Carmo não conseguirá é explicar como é que o seu filho menor é sócio de um tal Luciano Jesus, Presidente da Junta de Freguesia de Olhão numa sociedade sediada em Bias promotora de eventos columbófilos e chupa-chupa de apoios e patrocínios da junta de Freguesia quando ainda era só Fuseta e estava nas mãozinhas da
escumalha dita socialista

Anónimo disse...

Amigo pica-pau colombino,os senhores em questão podem ter essa empresa porque são de um família de políticos. Um é filho de um ex-vereador, e agora seguiu os conselhos de papá, é político. O outro é filho de deputado municipal,apesar de menor também já tem olho para o negócio. Antigamente o filho do médico era médico, o filho do pescador era pescador, o filho do pedreiro ear pedreiro e agora nos tempos mais modernos o filho do político sai político igual ao pai. Mas a culpa continua a ser do povo, continua a votar na mesma seita. Um abraço columbófico.